Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MÓDULO DE RECONHECIMENTO DE VOZ PARA ARDUINO

Avalie este tópico:


Diego Tadeu

Posts em destaque

MÓDULO DE RECONHECIMENTO DE VOZ PARA ARDUINO

 

modulo-de-reconhecimento-de-voz-para-arduino-fz0475.jpg

 

 

Aplicação e Funcionamento:

 

Desenvolvido com alta tecnologia e com intuito de ser um produto inovador no mercado de projetos eletrônicos, o Módulo de Reconhecimento de Voz é capaz de receber e comandar a execução de diferentes tarefas por meio de comandos de voz do usuário junto ao Arduino.

 

O funcionamento do Módulo de Reconhecimento de Voz dá-se por meio de comandos de voz de aproximadamente 1500ms, uma ou duas palavras em média, com capacidade de armazenamento de até 80 comandos, porém somente 7 comandos podem ser utilizados por vez.

 

Em um exemplo ilustrativo o Fabricante cita que: “O Módulo de Reconhecimento de Voz funciona como um Time de futebol. O time possui 80 jogadores em sua equipe, mas você não pode jogar com todos ao mesmo tempo em campo, a regra permite que apenas sete jogadores possam atuar em campo”.

 

Importante destacar que junto ao Módulo Reconhecimento de Voz acompanha um Microfone, responsável pelo recebimento de comando de voz e consequentemente utilizado o mesmo para realizar o controle de carrinhos robóticos, iluminações residenciais, equipamentos eletrônicos e entre outros.

 

Com vasta usabilidade o Módulo de Reconhecimento de Voz é um equipamento extremamente útil para você que deseja comandar seu projeto de um modo único e diferenciado. No caso de projetos de automação residencial o Módulo pode ser utilizado para comandar centrais de iluminação, nas quais comandos de voz são capazes de ligar luzes da sala, do quarto, da cozinha e etc. Para esse projeto pode ser necessário mais acessórios e depende de programação.

 

Vale lembrar que o Módulo de Reconhecimento de Voz para Arduino é dependente do locutor, isto é, não reconhecerá a voz de uma pessoa diferente, já que alterações significantes no tom e modo de falar sofrerão variações significativas.

 

Produtos utilizados no teste:

 

Módulo de Reconhecimento de Voz V3:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Jumper Premium Macho/Fêmea:

 

 

Arduino UNO:

 

 

Módulo Relé 4 Canais 5V:

 

 

Montagem Física (Hardware):

 

De fácil conexão e montagem, o Módulo de Reconhecimento de Voz pode ser facilmente utilizado, observe os esquemas de ligação abaixo.

 

Esquema de ligação para gravação dos áudios:

 

modulo-reconhecimento-de-voz8Chcy.jpg

 

Módulo        ---->            Arduino

GNG            ---->            GND

VCC            ---->            5V

RXD            ---->            3

TXD            ---->            2

 

Esquema de ligação para execução do projeto:

 

modulo-reconhecimento-de-voz-com-releMXGDv.jpg

 

Após realizar a montagem do circuito citado acima, faça o download da Bibioteca Reconhecimento de Voz disponível no seguinte link:

 

 

 

Após realizar o download da biblioteca, extraia os arquivos para a pasta de exemplos disponível na pasta Arduino de seu Disco Local. Feito isto, seu programa Arduino já estará pronto para executar de forma rápida e fácil as bibliotecas do módulo em questão.

Abra a IDE do Arduino e em seguida navegue até “Arquivo->Exemplos->Módulo de Reconhecimento de Voz->vr_sample_train”. Depois de carregada a Biblioteca, no canto inferior direito do Monitor Serial defina Nova-linha e 115200 velocidade, assim como na imagem abaixo:

 

menu-modulo-reconhecimento-de-vozBP9Ff.png

 

Após feto isto, observe a lista de comandos que irá ser apresentada em seu monitor, cada comando possui uma função específica e de suma importância no desenvolvimento de seu projeto.

 

Comando “train (r0) (r1) ...” – Grava interruptamente a sequencia estipulada de áudios.

Comando “load (r0) (r1) ...” – Carrega e anexa os áudios em sua biblioteca (7 de cada vez).

Comando “clear” – Remove todos os áudios arquivados.

Comando “record” – Verifica o estado treinado/não treinado.

Comando “vr” – Verifica sequencia de áudios.

Comando “getsing” –Obtém a assinatura de registro.

Comando “sigtrain” – Realiza a gravação de um registro específico junto de sua assinatura.

Comando “settings” – Verifica a configuração do módulo.

Comando “help” – Imprime a tabela de comandos novamente.

 

Depois de compreendermos cada comando, vamos começar treinando alguns comandos de voz através do comando “sigtrain r acender”, onde “r” é o número do registro utilizado, sigtrain o comando para gravar o áudio e acender é a assinatura do seu áudio.

 

Sempre que aceito seu comando de gravação, comandos irão aparecer em seu Monitor Serial, comandos como Speak now no qual você deverá falar a palavra que quer que seja gravada e Speak again no qual deve repetir a palavra dita anteiormente. Repita este processo até obter sucesso através da mensagem Sucess que irá aparecer na sua tela.

 

gravacao-modulo-reconhecimento-de-vozkOUcK.jpg

 

Repita o mesmo processo com os registros 0, 1, 2, 3, 4 e 5, onde 0, 2, 4 são comandos para liberar e 1, 3, 5 são comandos para interromper o envio de sinal.

 

Depois de todos os arquivos de áudios já gravados, digite “load 0 1 2 3 4 5” e carregue os novos comandos de voz para seu projeto.

 

carregar-imagem-modulo-reconhecimento-de-vozuzkd.jpg

 

Agora que temos todos os comandos já gravados, abra uma nova IDE do Arduino e em seguida navegue até “Arquivo->Exemplos->Módulo de Reconhecimento de Voz->vr_sample_control_rele”. Depois de carregada a Biblioteca, no canto inferior direito do Monitor Serial defina Nova-linha e 115200 velocidade, assim como no exemplo anterior e na imagem abaixo:

 

detecta-audios-carregados-do-modluo-de-reconhecimentoAmr5S.jpg

 

O exemplo “vr_sample_control_rele” será responsável pelo reconhecimento dos comandos de voz treinados anteriormente e assim, realizar o controle dos relés que estarão instalados juntos as portas 11, 12 e 13. Então agora mandamos os comandos de voz para o Arduino onde cada comando será recebido e apresentado em seu Monitor Serial assim como abaixo:

 

menu-modulo-reconhecimento-de-vozBP9Ff.png

 

Conclusão:

 

Depois de feito isto e seguido todos os passos apresentados anteriormente, teremos desenvolvido um projeto de qualidade e eficiência, com simples conexão e fácil instalação. O Módulo de Reconhecimento de Voz pode ser utilizado para uma gama extremamente grande de aplicações, porém um fator que iremos descobrir no decorrer deste projeto é a alta sensibilidade que o produto apresenta, aceitando o camando de voz de um só indivíduo, no caso a pessoa que gravou.

 

 

Autor: Matheus Gebert Straub

Fontre:

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 4 meses depois...
  • 3 semanas depois...
  • 7 meses depois...

Venho procurando a meses sobre esse modulo, estou desenvolvendo como hobby a armadura do homem de ferro e quem ja fez não compartilha nenhuma informação, agradeço muito pelo post e a medida em que eu for desenvolvendo o projeto postarei as experiencias para compartilhar com todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...