Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Porque chipset nao é de socket igual processador?

Avalie este tópico:


pvfc15

Posts em destaque

Acredito que tem a ver com arquitetura porque uma placa é compatível com vários modelos de processador e deixa o cliente escolher qual ele prefere em relação a numero de núcleos e frequência de processamento porém uma placa é sempre baseada no mesmo chipset e não pode ser trocado por outro modelo, então se o modelo tem que ser aquele é bastante lógico que ele seja soldado.

Por outro lado com um socket existe uma possibilidade muitíssimo maior de mal contato em relação as soldas, quantos de nós já pegamos computadores ou notebooks onde você remove o processador, joga um pouco de limpa-contatos e recoloca o processador ou simplesmente abre e fecha a trava do processador umas três vezes e o note volta a ligar?

Fora a questão dos custos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opnião é mais por custo do que qualquer outra alternativa..

 

ë caro produzir o Soquete, é caro produzir os contatos metálicos foleados.

 

Hoje em dia, as fabricas querem mesmo é que seus produtos tenham uma vida util curta ( 2 ou 3 anos), pois assim vendem seus modelos mais novos.

 

Todos já devem ter ouvido o termo obsolescência programada, e o note pifar apos alguns poucos anos, na epoco de um "lançamento de nova tecnologia" é sempre uma boa jogada comercial.

 

Outro ponto é que a fabrica também não se preocupa com a facilidade de manutenção da placa. pra eles, pifou, coloca outra.

 

Já viram a versão soldada do processador CoreI3?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 2 anos depois...

só para completar,  agora 90% das placas o processador tbm é soldado,  não existem mais soquete, até melhor para reparar, e acabou com a vida dos logistas trocadores de peças.

 

não parece , mas uma das funções do BGA é dissipar calor pela própria estrutura da placa, coisa que o soquete não deixa fazer de forma eficaz. nas esferas tem muitas ligadas a massa de terra que tem grande área de cobre boa para dissipação.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...