Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como utilizar a cuba de ultrassom? Diferenças das soluções químicas.

Avalie este tópico:


Posts em destaque

A cuba ultrassônica ou cuba de ultrassom, como também é conhecida, trata-se de um moderno e eficiente produto utilizado para limpeza e desoxidação de componentes / objetos, mostrando-se ideal para limpeza de placas de circuito impresso, bicos injetores e demais matérias metálicos, incluindo anéis, pulseiras, etc.

 

cuba-de-ultrassom-1-blog.jpg

 

 

O procedimento de limpeza da Cuba de Ultrassom dá-se por meio de processo de cavitação, o que na prática significa que, por meio de vibrações ultrassônicas a cuba gera bilhões de micro-bolhas de ar que se chocam e rompem com muita força, removendo a sujeira e a oxidação da peça ou componente de maneira rápida e prática.

Atualmente no mercado existem muitos modelos diferentes de Cubas Ultrassônicas, em geral, o que muda é a capacidade de solução que cada uma pode armazenar, sendo que o tamanho do componente que o profissional deseja limpar é quem vai definir o modelo ideal. Entre elas é possível destacar:

 

cuba-ultrassonica-blog.jpg

 

Conheça toda nossa linha de Cubas Ultrassônicas

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Em geral, todos os modelos contam com display onde é possível verificar o tempo de funcionamento, bem como observar a potência selecionada por meio dos botões presentes nos painéis de controle.

Diferentemente de outros modelos, existe uma Cuba ultrassônica com capacidade de 2 Litros (JP-010S) que possui função aquecimento, onde por meio de um seletor é possível definir a temperatura do líquido interno que estiver na cuba.

A função aquecimento é incomum nas cubas de ultrassom, mas facilita o trabalho de remoção de oxidações de placas e demais objetos. A Cuba Ultrassônia Digital JP-010S consegue alcançar a incrível marca de até 80ºC, sendo temperatura mais que suficiente para a remoção de oxidação de diferentes materias, claro que a remoção dá-se em razão do aquecimento da Solução Química e das micro-vibrações geradas pela cuba.

 

cuba-ultrassonica-com-funcao-aquecimento.jpg

 

 

Soluções químicas para utilizar na Cuba de Ultrassom

 

Para a utilização da Cuba ultrassônica é necessário a aplicação de algum tipo de solução líquida para a remoção das impurezas que estão nos componentes e objetos, muitos dizem que apenas a água pura é suficiente, mas normalmente não é eficaz.

 

A solução química de limpeza trata-se de um conjunto de ingredientes projetados para tornar a limpeza ultrassônica muito mais eficaz. Por exemplo, a redução da tensão superficial aumenta os níveis de cavitação, de modo que a solução contém um bom agente tensoativo.

 

A Usinainfo disponibiliza aos seus clientes dois tipos de soluções químicas para as cubas de ultrassom: o Max Cleaner e o M-Cleaner.

 

O Max Cleaner é uma solução química aplicada na limpeza de peças que vão passar ou já passaram por processos químicos, em geral, é utilizado para remoção de pastas de polimento abrasiva de peças, tais como: brincos, braceletes, colares, anéis, pulseiras, entre outros. Mostrando-se principalmente aplicado para o uso em cubas de ultrassom, com o propósito de limpar e remover toda a sujeira ou oxidação de placas de circuito impresso (PCI), chip’s (BGA, SMD), entre outros, sem causar riscos ou manchas sobre a superfície destes.

 

max-cleaner-solucao-quimica-para-cuba-de-ultrassom.jpg

 

Max Cleaner / Solução Química para Cuba de Ultrassom - 1 Litro

 

Max Cleaner é uma composição química, não-inflamável, que já vem pronta para o uso, sem ser necessário diluir. Basta colocá-la dentro da cuba de ultrassom até cobrir totalmente a peça que se está limpando.

 

O M-CLeaner, por sua vez, trata-se de solução química concentrada para uso em Cubas de Ultrassom. É uma substância concentrada em 100ml, de uso profissional, que deve ser diluída em água para utilização junto à cuba ultrassônica, rendendo 1 litro de solução.

 

m-cleaner-solucao-para-cuba-de-ultrassom1.jpg

 

A diferença do M-Cleaner para o Max Cleaner é que é uma solução concentrada que precisa ser diluída, apresentando embalagem de tamanho muito reduzido, contendo 100ml de solução, entretanto quando diluído em água rende 1 litro de solução química para a cuba de ultrassom.

Ambas as soluções apresentam os mesmos resultados finais, com destaque para o M-Cleaner que possui menor custo para o cliente, apresentando valor de frete reduzido, já que apresenta-se em embalagem pequena e leve.

 

Preparar o M-Cleaner é simples, basta adicionar 900ml de água na cuba de ultrassom ou em outro recipiente se ela não possuir 1 litro e, fazer a mistura dos 100ml da solução química concentrada (M-Clenear). Se o profissional não for utilizar toda a solução de uma única vez pode optar por preparar apenas parte da solução, mantendo a proporção.

 

cuba-ultrassonica-blog1.jpg

M-Cleaner / Solução Química Concentrada para Cuba de Ultrassom - Rende 1L

 

É muito importante observar que a Cuba de Ultrassom não deve ser preenchida com solução química até as bordas já que a agitação da solução por meio das bolhas pode causar o transbordamento da cuba, deve-se observar a capacidade volumétrica da cuba ou mesmo a indicação interna gravada pelo fabricante em forma de sinal.

 

Fonte: USINAINFO

 

 

Segue um cupom de desconto exclusivo: ELETRONICABRESPECIAL    Aproveite! e ganhe mais 5% de desconto no boleto!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...