Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

blue_moon

Membros
  • Posts Por Dia

    0
  • Posts

    11
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    1 [ Doar ]

Informação Pessoal

  • Sexo
    Undisclosed

Conquistas de blue_moon

Novato

Novato (1/14)

0

Joinhas

  1. Simplesmente é preciso usar a cabeça . Pensa que a potencia é igual a tensão multiplicada pela corrente. Por isso, 1A com uma tensão de 5V não é a mesma coisa com 1A com uma tensão de 1.5V. Como quando um componente está em curto quase toda a potencia transforma-se em calor, têm que fazer as contas e não abusar. Também depende do tamanho do componente queimado e da capacidade dele de dissipar o calor. Um pequeno condensador ou transistor não precisa de mais que 1-2W para esquentar bem, enquanto um chipset pode precisar de 4-5W até se sentir o calor bem. Eu começo sempre com 200mA e vou fazendo contas e aumentando. Por exemplo, as vezes coloco a fonte em 5V e 0.2A, mas como a fonte não se aguenta por causa do curto e baixa a tensão para 1V, então aumento a corrente para 2A para chegar aos 2W de calor dissipado pelo componente queimado. É preciso ter cuidado porque muitas vezes ao aumentar a corrente o componente aquece e a resistencia aumenta, por isso a tensão também aumenta. Por isso dou a corrente que for preciso para chegar a 2W, vou testando a placa para achar o componente queimado e se depois de alguns minutos não conseguir encontrar um pequeno componente em curto, aumento para 4-5W pensando que deve ser a ponte norte ou sul ou a grafica. Esperoi ter ajudado com esta explicação.
  2. Dell Latitude E6430u - Compal LA-8831P, parece que a mesma placa está a ser usada no Acer V3 551G. Atenção, este é o Ultrabook, não é o E6430 "normal" Obrigado!
  3. Se o LCD_BK estiver HIGH, ou seja +3.3V, então o BLON_CON liga a massa, logo o backlight desliga. Isto acontece mesmo se o LVDS_BLON estiver HIGH também. Por isso, para o backlight ligar, o LVDS_BLON tem que ter +3.3V e o LCD_BK tem que ser 0V. o LVDS_BLON vem do chip grafico, quer da Intel, quer da nVidia. Você fez reball ou reflow a grafica? O problema pode vir dai. O mais fácil para verificar pode ser ligando o LVDS_BLON a +3.3V (+3VPCU) e depois vê-se se o backlight liga.
  4. Pode tentar ver então na tela onde é que os pinos 1 e 2 do conector da board ligam? Se calhar o pinout/datasheet do LCD é fácil de encontrar e assim fazemos uma ideea se este transistor queimado estava na alimentação VCC +3V da tela ou comutava o backlight, etc.
  5. Não necesseriamente, poderão sero o PQ2 ou PQ3 avariados ou o sinal ACOFF a cortar a alimentação. Estive agora a rever o esquema, o problema pode estar algures com o PQ11 e PQ12 tambem, verifique quais as tensões antes e depois de cada um e também as tensões nas gates destes 2 MOSFETs.
  6. Olá, Tens o esquema da board? É fácil encontrar no Google ... Tens +19V antes e depois do PQ1?Caso afirmativo, tens +5VALWP e +3VALWP?
  7. Parece ser um bipolar tipo DTC144 ou um MOSFET tipo 2N7002. Há uma data destes em cadeia na parte que faz ligar e desligar o backlight do LCD. Vê o esquema de um portátil parecido e vê os outros transistores ligados a esse queimado, assim poderas eventualmente adivinhar qual era. Podes postar uma foto da area a volta do transistor queimado para vermos os outros transistores?
  8. Algures na board deve haver um MOSFET com 6 ou 8 pinos que comuta a alimentação do +5V para +5VSB para a gente conseguir fazer Wake on Keyboard ou Wake on USB. Tive uma board onde este estava quiemado, tirei-o e como não tinha outro igual para o trocar simplesmente liguei + 5V directemente. Claro que o Wak on USB já não funcionava mas também não era preciso. Verifica aí no camiho de alimentação e vê se não ha um tal MOSFET onde o +5V para.
  9. Boas, Eu tenho um Fluke 87 III, paguei €160 cá em Portugal e não o trocaria por nada, a não ser por outro Fluke 87 da serie V. É True RMS, adoro o facto de ter autorange, não tenho de me preocupar em mexer em escalas, tem o min/max que dá para apanhar ripples em certos casos e é bastante rápido. Tenho um amigo que tem um dado pela empresa há 10 anos, tem que ir para calibragem todos os anos e em todas as vezes não foi preciso mexer nele. Já sofreu alguns abusos, tipo tentar medir coisas na sitio errado (220V na escala de resistencia etc) e não tem problema nenhum. Veio com umas pontas muito fixe e com uns cabos em silicone tb fixe. O mais importante é que tenho confiança que mede as coisas bem, os mutlimetros chineses baratos as vezes mostram coisas que não têm nada a ver. Para quem
  10. Olá, Sou Sebastião, de Portugal, administrador de sistemas. Faço reparações de tudo que tem electronica lá dentro, ultimamente mais portáteis e monitores LCD. Espero conseguir ajudar, ser ajudado e fazer cá muitos amigos. Abraço, Sebastião

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...