Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
  • Posts Por Dia

    0.01
  • Posts

    26
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    81 [ Doar ]

Sobre bola

  • Data de Nascimento 21/12/1967

Informação Pessoal

  • Sexo
    Male
  • Localidade
    Parana

Últimos Visitantes

O bloco dos últimos visitantes está desativado e não está sendo visualizado por outros usuários.

Conquistas de bola

Novato

Novato (1/14)

1

Joinhas

  1. A informação postada pelo colega Evandro é a mais coerente para a atual situação da educação técnica no Brasil.. e mesmo assim terá que existir uma grande parte de esforço e dedicação pessoal.. lamentavelmente (salvo raras exceções) estamos muito mal neste quesito! Existe ainda um projeto específico para um curso superior (tecnólogo) de uma universidade Brasileira que poderia incluir conteúdo mais voltado a microeletrônica, mas especificamente em nossa área, mas é ainda um projeto e por tal não convém ampliar muito neste caso.. Lembrem que cursos superiores de tecnólogo foram criados como uma resposta mais real às necessidades do mercado de trabalho, é uma formação mais acelerada que digamos.. "aceita um atalho", com um foco mais prático e bem mais "light" se comparado com a engenharia em função justamente de possuir algumas disciplinas práticas mas sem desmerecer as teóricas, claro.. Claro que esta informação anterior deve interessar não apenas a quem deseja permanecer em bancada e apenas para reparo.. com certeza um enorme leque de possibilidades se abre para quem chegar neste nível de conhecimento (sempre e quando tenha em conta o mencionado no primeiro paragrafo) Para quem possui já algum conhecimento, e (como dize o colega tcinfor) faz já manutenção, mas não consegue os resultados almejados na reparação de notebooks" há outras opções menos demoradas e muito serias com certeza que lhe darão maior conhecimento.. Eu diria.. muito mais conhecimento..!! talvez não ao nível dos grandes institutos da Asia ou da Europa do leste, mas com certeza não terá a necessidade de se mudar pra lá.. rsrs Normalmente o problema esta no técnico, que na maioria dos casos tem problemas em definir o seu próprio objetivo e pensa que será melhor se atingir uma porcentagem de sucesso maior em suas placas, e dai começa a tratar tudo em "porcentagem de conserto" ao ponto de procurar um curso superior com este intuito.. O que o técnico deve procurar é ""Entendimento"" da tecnologia com a que esta mexendo, e o sucesso em porcentagem de acerto será consequência natural deste conhecimento!!
  2. Em eletrônica, ou qualquer área da técnica, só se deve comprar um instrumento quando o técnico sente extrema necessidade!! Veja que devemos entender por necessidade, a aquilo que é indispensável, que é útil, e que não se pode deixar de ter!! Em nossa área, no momento em que tudo isto passa a ser compreendido e assumido (e não apenas reflexo da opinião dos outros..) o técnico passa a se sentir um "indigente eletrônico" ele sabe que não mais poderá viver sem esse instrumento!! Agora sim o "apetrecho"deve ser adquirido!! e não antes.. porem só se atinge este grau de loucura com estudo, por isso, este vem sempre primeiro!!
  3. ) ) Não tinha visto este ainda... o melhor tópico do fórum!!!! PS (off): lembrando que os capacitores eletroliticos explodem o tempo inteiro... e a explosão normalmente leva junto outros componentes da placa e de outras placas que estiverem armazenadas junto a esta.. é rombo e eletro-liquido para tudo lado!!! cuidado!! ) ) ) )
  4. Até agora.. do lado da versus, só tenho visto propaganda.. Não quero gerar polemica aqui, mas sinceramente... quem entende um pouco, (só um pouco hein!..) resolve uma falha destas do vídeo com um multímetro analógico de R$50!! Se de algo vale minha opinião.. quero dizer aos colegas que estão iniciando nesta área, que nada substitui a experiência que nos deixa o trabalho com instrumentos de medição convencionais... e que nada substitui o estudo!! Ultimamente os novatos querem tudo fácil, tudo mastigado, se possível digerido!! rsrsrs e isto não funciona.. quem quer permanecer nesta área tem que saber que só ha um caminho e se chama: estudo, pesquisa, trabalho, e mais estudo.. Devemos deixar de lado uma vez por todas esta inercia da facilidade e substitui-la pela inercia do conhecimento!!
  5. Para este caso não há necessidade da fonte.. muito menos de fumegar nada!! rsrsrs Utilize o multímetro analógico a procura do curto-circuito.. isole etapas para facilitar a analise..
  6. Sem pensar nos Top de linha... eu fico com Weller ou Hakko http://www.weller-toolsus.com/ Toyo e Goot também são boas.. mas agora fabricadas na China e isso preocupa um pouco! rsrsrs
  7. KKKKKKKKKKKKKK ) ) Só não pensem que todos os professores são "cirurgiões doom", há gente seria no ramo... (mas, com certeza, não serão encontrados no youtube!!)
  8. Ressoldar porque? a placa caiu e pode ter dessoldado? Trocar porque? (não se sabe se PU4 esta com defeito) não seria melhor usar um multímetro e medir, antes de partir pra o calor?
  9. SMD (surface-mount device) dispositivo de montagem superficial.. Qual a bobina do tipo convencional no notebook moderno? para min, todas são soldadas superficialmente? e por isso.. SMD Há modelos mais antigos com bobinas convencionais.. mas para o assunto do tópico o tipo de componente não faz a menor diferença.. Quanto a questão criticas ou não.. se sua inductância não fosse importante, para que há valores diferentes? o projetista colocaria qualquer uma, verdade? Concordo com você.. quem trabalha com manutenção, tem que ter muita sucata.. justamente para poder nela procurar os valores de indutores que correspondam com o original antes de substituir por qualquer coisa (isto vale tanto para indutores quanto para capacitores, transistores, diodos, e qualquer componente..)
  10. Amigo Vap, me desculpe, mas você esta errado! Todas as bobinas do notebook, são do tipo SMD, e para qualquer caso, principalmente para as que formam parte de uma fonte chaveada, seu valor é critico sim!! Este valor esta calculado para cada caso, e se observar os datasheets de alguns steep-dawn poderá ver como e porque se chaga a um determinado valor para cada indutor!! Com certeza absoluta não pode ser colocada qualquer uma, e a interpretação do circuito nada tem haver com isto, o que vale neste caso é conhecer os parametros de tensão, corrente, riplle, etc para os quais a fonte foi projetada!! (fonte da qual esta bobina faz parte)
  11. Acabei de chegar.. passei mais de mês e meio no outro "suposto" "grande pais da America do sul" e vi lá exatamente as mesmas merd.. que acontecem aqui!!! Inclusive aos médios de comunicação do oficialismo fazendo campanha lá, para reeleição de nossa presidente aqui.. rsrsrsrs America do sul toda é uma grande piada.. o voto não existe!! não há futuro!!
  12. bola

    automóveis clássicos

    Lindo Porsche! imagino seja de 1960 ou 1961.. A julgar pelo motor.. igual de fusca do mesmo ano podemos falar do Porsche como um fusca melhorado!! Não entendo muito de antigos Europeus, e com certeza prefiro os Americanos! rsrs, mas sem dúvida este é um belo exemplar!
  13. simples... se o material tem um autor e ele reclamou, deve ser retirado! é direito do autor do material decidir se ele deve ou não estar publicado!
  14. é isso ai!! para que o multímetro?? vai de fumegation que resolve!!! KKKKKKKKKKKKK ) )
  15. Esta Base de dados é bem mais fácil de usar! Só será necessário colocar o tipo de transistor, ou suas caraterísticas, e logo o programa mostra aos possíveis equivalentes!! seja para Bipolares IGBT ou Mosfets!!! Para Bipolares: http://alltransistors.com/ Para Mosfets: http://alltransistors.com/mosfet/ Para IGBT: http://alltransistors.com/igbt/ Também tem uma área de pesquisa pelo código do SMD!! http://alltransistors.com/smd-search.php Fica a dica, aproveitem!!

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...