collapse

• Ponto Visitantes: 62
  • Ponto Escondidos: 0
  • Ponto Membros: 8
  • Ponto Usuários Online:
KLV Notebooks

* Top Poster do Mês

K0rTy K0rTy
220 Mensagens
tecnotebook tecnotebook
212 Mensagens
Gilson Macedo Gilson Macedo
212 Mensagens
CHACO CHACO
201 Mensagens
Perciva Perciva
174 Mensagens
EdinhoMelo EdinhoMelo
167 Mensagens
CJ CJ
137 Mensagens
Paulo Paulo
112 Mensagens
Fernando Teixeira Fernando Teixeira
103 Mensagens
Ben Ben
98 Mensagens

Autor Tópico: [Dúvida] Remover resina BGA na hora do reball - Qual a melhor forma ?  (Lida 12517 vezes)

Offline JORGE LUIS TELLES Autor do Tópico

[Dúvida] Remover resina BGA na hora do reball - Qual a melhor forma ?
« Online: 11 de Outubro de 2012, 23:23 »
Ola amigos, estou tendo problemas com algumas mobos que vem recheada de resina vermelha em volta da bga, bem eu consigo remover a maior parte dela mas sempre fica um pouco em baixo do chip, principalmente nos cantos.

dai o que acontece é que quando vou remover o chip a maledita fica grudando e o chip não solta, dai tenho que "alavancar o chip" o que as vezes causa danos ao próprio chip empenando e tal, sem contar que o chip pode dar um pulo e levar alguns componentes como capacitores e resistores,  ou então até arrancar algum pad da placa o que se torna muito desagradável.

então qual a melhor forma de remover a maldita e destrutora resina ? (seja vermelha ou preta)

alguém já usou aquele liquido removedor de resina ? funciona?

Titulo editado - Lembrem-se de nunca usar maiúsculas no fórum
« Última modificação: 07 de Outubro de 2013, 11:54 por infosquad »

Offline JORGE LUIS TELLES Autor do Tópico

Re:REMOVER RESINA BGA -QUAL A MELHOR FORMA ?
« Resposta #1 Online: 11 de Outubro de 2012, 23:26 »
ah esqueci de salientar, que também causa queimadura na mão, pois tem que ficar cutucando o chip para soltar estando a 240 graus kkkk é mais ou menos assim "ou solta logo ou morre".
« Última modificação: 11 de Outubro de 2012, 23:29 por JORGE LUIS TELLES »

Offline Marcelo-sc

• Técnico Cooperador
  • Membro Sênior
  • *
  • Localidade Criciuma
  • 94 Créditos
  • Ver Inventário
  • Enviar Créditos
  • Joinhas: +29/-0
  • Se ajudei da um Joinha. Não custa nada Agradecer..
Re:REMOVER RESINA BGA NA HORA DO REBALL -QUAL A MELHOR FORMA ?
« Resposta #2 Online: 11 de Outubro de 2012, 23:49 »
boenas..

Dica eu passo um pouco de fluxo pastoso só da uma lambuzada mesmo e depois com o a retrabalho com bico fino 200 graus e vazão quatro e com um palito de madeira e aquele de dente mesmo você remove fácil detalhe o palito não danifica a placa tem gente que usa aquelas pinças de dentista vai de cada um como gosto de artesanato prefiro madeira rsrss.  fica a dica.

Offline Careca

« Resposta #3 Online: 11 de Outubro de 2012, 23:50 »
Jorge eu utilizo removedor e alcool isopropilico 30% removedor (esses que vende em supermercados) e 70% alcool, me ajuda bastante, mas as resinas vermelhas são as mais fáceis de remover qdo se aplica um ar quente a 270º e para retirar debaixo do chip eu utilizo um palito de unha ele é bem resistente vc consegue em qualquer farmácia afino a ponta e blza só cutucar a resina e remove-lá..lembrando que o palito não danifica a placa nem o chip..

Offline infosquad

• Notebooks
  • Moderador Local
  • Hero Member
  • *

• Localidade Buenos Aires - Argentina
  • 5516 Créditos
  • Ver Inventário
  • Enviar Créditos
  • Joinhas: +842/-2
  • Lembrem-se do joinha pessoal !
« Resposta #4 Online: 11 de Outubro de 2012, 23:58 »
  Muitas pessoas, inclusive eu, fazem uso do famoso explorador dental, alguns tem medo de danificar alguma trilha ou algum pad e por isso trabalham com palito de dente. Mas a base pelo que eu li sempre é a mesma, aplicar flux, ir esquentando e ir raspando com cuidado. Acredito que o ponto principal é atingir uma boa temperatura.  Os produtos quimicos especificos para este trabalho eu ainda nao tive a oportunidade de usar mas estou lendo a respeito.

Offline Marcelo-sc

• Técnico Cooperador
  • Membro Sênior
  • *
  • Localidade Criciuma
  • 94 Créditos
  • Ver Inventário
  • Enviar Créditos
  • Joinhas: +29/-0
  • Se ajudei da um Joinha. Não custa nada Agradecer..
« Resposta #5 Online: 11 de Outubro de 2012, 23:59 »
*** Você não tem permissão para ver links. Registre-se ou Login
Jorge eu utilizo removedor e alcool isopropilico 30% removedor (esses que vende em supermercados) e 70% alcool, me ajuda bastante, mas as resinas vermelhas são as mais fáceis de remover qdo se aplica um ar quente a 270º e para retirar debaixo do chip eu utilizo um palito de unha ele é bem resistente vc consegue em qualquer farmácia afino a ponta e blza só cutucar a resina e remove-lá..lembrando que o palito não danifica a placa nem o chip..

ata só pra registrar  tua dica e igual a minha kkkkkkkkkkkkkkk.. (Alcool iso no supermercado  :o ?

Offline Cassio Almeida

• Ferramentas
  • Colaborador
  • Silver Member
  • *

• Localidade Formiga - MG
  • 445 Créditos
  • Ver Inventário
  • Enviar Créditos
  • Joinhas: +348/-1
  • Aprendendo um pouquinho a cada dia.
« Resposta #6 Online: 12 de Outubro de 2012, 00:42 »
Costumo colocar a placa na estação e deixar a 130 graus por um minuto, depois aplico um pouco de fluxo em cima da resina e deixo mais 1 minuto e removo com explorador dental, dificilmente ela não sai.
Quando o chip chega na temperatura de 225 graus costumo empurrar ele de lado para conferir se está solto mas se passar de 235 graus e tiver certeza que a solda está liquida, então forço um pouquinho porque sei que o que está segurando o chip é somente algum resto de resina, já peguei casos de resina junto com as esferas, mas isso dificilmente acontece
Acontece casos como de um LG A410 que usava uma resina preta muito dura e esse foi dificil para remover.

Offline jimmymala

« Resposta #7 Online: 12 de Outubro de 2012, 00:56 »
Bom amigo eu sempre removi com alcool isopropilico e a estação com um bico fino eu particularmente uso uma pinça fina bem leve somente o ar quente ja remove ja usei removedor deu certo mais nao achei eficaz dessa forma é rapido e eficiente fica a dica ai.

Offline ##PK##

« Resposta #8 Online: 12 de Outubro de 2012, 05:05 »
sempre uso o alcool iso
estação de ar regulada em 100° e vazão de 3
um palito de dente

deixe o ar na resina até ela mudar de cor e depois vá tirando com o palito de dente
se estiver muito dura use um esplorador dentario com cuidado

Offline Eric Marcelo

« Resposta #9 Online: 12 de Outubro de 2012, 09:14 »
Também uso o mesmo processo... ar quente e exploradora... o detalhe e ter muito cuidado, não é necessário forçar, conforme a resina aquece ela já se solta com facilidade, sem necessidade de forçar a exploradora e correr o risco de danificar a placa. Para evitar causar problemas no chip, também dou toquinhos laterais antes de remover, para ter a certeza de que está realmente solto.

Offline salan

« Resposta #10 Online: 12 de Outubro de 2012, 13:06 »
eu uso a pinça mais tem uns que ficao embaixo e acabao nao saindo pego uma agulha e passo com cuidado mais vou ver que com palito tenho melhor resultado nen tinha me passado na cabeça sobre palito

Offline wandersonlucena

• Vídeo Games
  • Colaborador
  • Membro Sênior
  • *

• Localidade Campina grande - PB
  • 361 Créditos
  • Ver Inventário
  • Enviar Créditos
  • Joinhas: +53/-1
  • Notebooks & Games
« Resposta #11 Online: 12 de Outubro de 2012, 16:11 »
Uso a estação com vazão 4,5 ou 5 com 250º e explorador dentario nunca tive problema de arrancar nada e coloco um pouco de alcool isopropilico ! fica ai minha dica !

Offline Tassevem

« Resposta #12 Online: 12 de Outubro de 2012, 21:16 »
Pinça fina e 200º de ar quente. As sobras saem com alcohol isopropilico e uma escova anti estatica :)

Offline zombie6

• Membro Aspirante II
  • **
  • Localidade minas gerais
  • 112 Créditos
  • Ver Inventário
  • Enviar Créditos
  • Joinhas: +11/-0
  • Que o olho grande ache uma agulha para lhe furar k
« Resposta #13 Online: 13 de Outubro de 2012, 08:38 »
Eu uso palito mesmo cara, ja usei explorador e tal mas e meio arriscado, so que o seguinte cara usa aquela fita  kapton ou aluminio isola o chip enquanto vc ta retirando a resina, deixa ela bem colada nele, pq se ele dar um pulo como vc falou nao tem risco de soltar componentes e ao redor do chip tbem ne,deixa bem isolado com a mesma, passa um pouco de fluxo na resina cara aqui sempre saiu file nunca tive problemas nao , deixa a maquina em 130 no pre vai  retirando a resina da certinho,pelo menos comigo funfa file.

Offline viumduende

« Resposta #14 Online: 13 de Outubro de 2012, 09:29 »
Tbm uso alcool e ar quente, só.... 200° sai de boa, sempre fica um pouco em baixo, não tem jeito, nem mesmo com uma agulha vc tira de baixo, é só ir com caltela na hora de remover o chip!

*** Tópicos Similares *** Respostas Última Mensagem:
283 Respostas
31331 Visualizações
Última Mensagem: 25 de Agosto de 2014, 14:26
por ademir_kne
0 Respostas
1149 Visualizações
Última Mensagem: 24 de Outubro de 2012, 10:31
por edsonninja
12 Respostas
1321 Visualizações
Última Mensagem: 19 de Setembro de 2013, 16:45