Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Foxconn 45CMX - Liga e não da Vídeo

Avalie este tópico:


Torian

Posts em destaque

Olá amigos, estou com essa placa mãe que estava funcionando normalmente mas parou de funcionar do nada como ela ligava mas não apitava nem nada tirei a memoria e a placa de video para ver se apitava não apitou, retirei a placa mãe do gabinete coloquei na bancada somente com o processador e sem memoria liguei na fonte ela liga normal mas não apita nem da video.

comecei os procedimentos resetei a bios nada. ai medi as tensões  os transistors de entrada do processador  tem exatamente 12,33 os de sai os de saida tem 0,00  medi tb os transistors da memoria e alguns tem 5.3 e outros tem 0.64 desculpem mas n sei indentificar ainda quais sao de entrada e quais são de saida na memoria. medi tb no slot o primeiro pino da parte maior da memoria contando do meio para o final tem 0,64.

 

abaixo a foto que peguei da net  de uma placa mãe do mesmo modelo da minha com detalhes

foxconn_br.jpg.7beaa3b41344f98ca05d5401004c189c.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 109
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Principais posts deste tópico

Imagens Postadas

pensei q poderia ser o processador , vou trocar aqui ele pra ver se vai funcionar pq essa maquina eu montei ela a poucos dias e estava funcionando normal aqui na loja ,no dia q montei ela tentei colocar um dual core  3.2 ghz e ela n aceitou ai peguei outra maquina aqui da loja e  substitui o dual core 3.2 por um 2.4ghz e ela n aceitou tirei o processador 2.4  e vi q tinha uma pequena digital minha limpei e coloquei novamente e funcionou até ontem né.

 

esqueci de dizer q sou iniciante na eletronica , o q eu sei são apenas algumas coisas q aprendi vendo e baixando cursos da net e tb vendo posts aqui no forum de alguns casos q estão resolvidos mas q ainda n foram para a area dos casos resolvidos nos quals ainda tenho o prazer de ver pois nos casos resolvidos ainda não tenho permissão de ver. pois bem vc disse para medir a tensão nos gates dos mosfets do circuito pwm, onde tem q ter uma onda quadrada, me desculpe minha ignorância como posso medir essa onda quadrada? e terei q medir todos os mosfets dessa area no caso os grandes e tb os smd?  como sou iniciante as ferramentas q possuo é somente um multimetro digital , ferro de solda estação de ar quente e por ai vai ainda n possuo ociloscopio se for o caso de precisar. agradeço sua resposta vou testar com outros processadores e ver se funciona e aguardarei o retorno da sua resposta para saber como proceder nos mosfets do circuito pwm.  obrigado pela ajuda. :-*

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos às suas respostas:

1- Para saber quais os processadores que sua placa aceita, é só ir no site do fabricante e ver as especificações dela.

 

2- Também não sou expert na área e o pouco que sei também aprendi tanto aqui no fórum como em outros cursos online, estudando os esquemas e praticando muito.

 

3- A onda quadrada que citei, se verifica com o osciloscópio. Como não possui, recomendo que veja algumas dicas nesta apostila

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
.

Também existem outras apostilas/tópicos aqui no fórum que você poderá aprender muito com elas.

 

4- A medição dos Mosfets do Vcore (os "maiores") são feitas no Dreno, onde você deveria ter 12v em alguns, e nos outros, uma tensão de cerca de 1.2v (dependendo do processador).

 

5- Na apostila que indiquei, explico como usar um multímetro analógico para verificar o circuito PWM.

Claro que não será uma medida precisa, mas dá para saber se funciona ou não.

 

Espero ter ajudado. Boa Sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meça no slot b16 se há tensão nesse ponto. No A15 tem que ter 3,3V também, senão há algo errado. No A15 é um sinal de reset que é importante para se saber se há comunicação entre processador e bgas. No B16 é um sinal de clock proveniente do gerador de clock, também importante para a placa funcionar. Se tiver gravador de bios também aconselho a regravar o bios. A onda quadrada teria que ser com osciloscópio, conforme vídeo que postei.

 

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

B16.JPG.fc7e89c4d7b9c7ea642b85a4da8ba31d.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola amigo, nossa fiquei mais motivado em sua resposta , me dizendo que o que vc aprendeu foi em cursos online e estudando esquemas , isso me motivou muito sabendo que vc passou pelos mesmos caminhos no qual passo agora pois vejo muita coisa aqui no forum e vejo vc ajudando um aqui e outro lá , espero q eu possa futuramente fazer o msm aqui no forum. 

 

multimetro que possuo é somente o digital, mas engraçado q baixei o curso de SMD do burgos ante ontem e estava estudando ele agorinha e percebi vendo nesse curso e em outros a nececidade de ter um multimetro analogico , vou comprar um tb para ajudar aqui , vi tb aqui no forum o projeto da fonte de bancada ja tratei logo de ver umas aulas de como fazer a placa de circuito para futuramente quando estiver mais entendido ter ideia do q vou precisar e montar, ja até baixei os esquemas . tenho até o mesmo estabilizador (queimado) no qual ele tirou a caixa para montar a fonte de bancada :) mas por agora  não me atrevo a tentar monta-la, deixo para um futuro proximo.

 

pois bem , os mosfets de entrada tem os 12v mas os de saida não tem nada , faço o teste e da o valor 0 , vou baixar agora no link q vc me passou e estudar essa apostila.

 

uma duvida q tenho , pois se tem tensão de 12 v nos de entrada e não tem tensão nenhuma nos de saida do vcore e nos mosfets do circuito da memoria uns possui os 5v e os outros possui 0,64 mas deveria ter tensão de 1.8 para alimentar as memorias não é?  se falta tensão nos de saida do processador e tem essa tensão baixa no circuito da memoria  seria correto afirmar q o chip gerador de clock está com defeito nele ou em algum componente q o circula?  como nosso amigo acima Ru5h relata q essas placas dão muito defeito no  gerador de clock

.

isso é minha humilde observação do que poderia ser pois como disse sou novatissimo em eletronica , montar pc achar defeito tipo placa de video estragada e memoria por meio de substituição de peça isso é muito facil e eu faço isso tem mais de ano já.

 

essa observação procede ? pois se o CI gerador de clock manda tensão para as memorias  e para o processador e para as BGA .

e se for esse gerador de clock o q me diz de resoldar ele antes de  fazer a substituição do msm, pq nesse curso de SMD do burgos ele afirma que antes de fazer a troca de um CI faça a resoldagem do componente pois as vezes acontece de dar certo , e hj mesmo aqui no forum vi um topico q o rapaz fez essa resoldagem justamente no CI gerador de clock e teve sucesso.

 

agradeço imensamente a sua ajuda , peço q por favor fale o q vc acha da minha observação pois respeito muito o seu trabalho e de todos aqui do forum. e desculpe a extensão do meu texto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Gilson Macedo por entrar nessa tb.

 

vlw por postar essa foto indicando o lugar das medições , uma duvida somente, vc diz para medir o pino B16  e o A15 , pela logica seria esse "B" a filera de baixo dessa entrada pci e esse 'A' a fileira de cima da msm entrada pci? e o "16" e '15' seria contando os pinos da esquerda para direita até chegar no 16 e o 15?  se falei besteira me desculpe mas foi isso q presumi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o gerador de clock não funciona, a placa não funciona. Ele é quem mantém a frequência de funcionamento dos diferentes componentes da placa. Resoldar ele antes de fazer a troca é válido sim.

Mas siga a dica que o amigo Gilson passou.

 

Multímetro digital é mais preciso e o analógico tem a leitura mais rápida (verificar pulsos e etc). Vale a pena ter um.

 

Alterações ou inexistência nas tensões do Vcore e na alimentação da memória é responsabilidade do circuito PWM, que também pode depender de outros sinais para funcionar.

É bom sempre ter o esquema da placa e ir acompanhando como o circuito funciona, mas nem sempre são fáceis de conseguir.

 

Grato por suas palavras, mas estamos aqui sempre a aprender uns com os outros. Este é o diferencial deste fórum com os demais...

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo estou lendo sua apostilha e estou gostando muito , pois vc deixou em uma linguagem muito clara, vc estava certo dizendo q existem bons tutoriais aqui no forum eu baixei um que chama ' Quase toda a verdade do circuito pwm" muito boa tb mas essa eu so vi de relance.

 

hoje de manhã comprei um multimetro analogico, juntando o q vc disse na sua apostilha e com um video q eu vi de um professor dando aula sobre continuidade e outras coisas eu testei os capacitores smd em volta do pwm e achei um no qual a agulha não deflexiona nem testando de um lado nem de outro no qual esse professor disse q se n deflexionar nem de um lado nem de outro ele ta aberto segue abaixo a foto do dito cujo...

 

 

 

 

será q pode ser esse o defeito?

pwm.jpg.8ffc155ffd137a74f13d060a56033106.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A imagem que postou está muito desfocada. O ideal seria postar o código do CI PWM e baixar o datasheet para conferir as tensões e saber como o circuito funciona.

 

Com as medidas no slot PCI que informou, creio que não há sinal de clock e reset.

Refaça estas medidas usando o analógico (veja detalhes na apostila) e nos poste o resultado.

 

Caso não encontre o sinal de clock, baixe o datasheet do gerador de clock e veja quais sinais são necessários para seu funcionamento. As vezes, o PWM é quem gera um sinal para funcionar o gerador de clock.

O cristal de 14.318 com defeito também impede seu funcionamento.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

veja a tensão desse mosfet que está circulado em vermelho bem perto bga. Nele terá que ter uma tensão entre 1,15 e 1,25 chamada de tensão VTT. Não meça nos drenos, meça no source, no gate. A dica do hds-tec é muito importante. Verifica se tem de fato a tensão que alimenta o clock, bem como a tensão que alimenta o pwm do vcore, baixe e o datsheet, e se tiver alguma dúvida e caso eu saiba tentarei ajudar.

foxconn_br.jpg.de5d2839a0b203ed49f04b82e62c9d39.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A imagem que postou está muito desfocada. O ideal seria postar o código do CI PWM e baixar o datasheet para conferir as tensões e saber como o circuito funciona.

 

Com as medidas no slot PCI que informou, creio que não há sinal de clock e reset.

Refaça estas medidas usando o analógico (veja detalhes na apostila) e nos poste o resultado.

 

Caso não encontre o sinal de clock, baixe o datasheet do gerador de clock e veja quais sinais são necessários para seu funcionamento. As vezes, o PWM é quem gera um sinal para funcionar o gerador de clock.

O cristal de 14.318 com defeito também impede seu funcionamento.

obrigado amigo , vou pesquisar na apostila e farei as medições logo postarei o resultado. grato
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gilson Macedo,  como o teste q vc pediu era mais rapido do q os outros já vou adiantando o seu enquanto faço os outros testes nesse mosfet circulado q vc pediu para q eu o medisse deu o seguinte resultado :

 

DRENO: 1,68

GATE: 1,30

SOURCE: 0,01

 

vc pediu as medições do gate e source , mas coloquei tb o do dreno só para garantir. vou la fazer os outros testes. vlw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo fiz alguns testes  lendo sua apostila, fiz o teste no cristal usando o output na escala de 50vac, no multimetro analogico como dito na apostila não encontrei tensão alguma em nenhum pino do cristal de 14k.

 

o outro teste do reset , lendo a apostila vi q tinha o feito errado pois la diz para colocar a ponta vermelha no conector de 5v da fonte e a preta no pino A15 do slot pci , e o teste q fiz antes eu coloquei o a ponta preta no terra da placa mãe e a vermelha no pino, então tinha feito errado não é?

 

fazendo como sua apostila dizia coloquei na escala de 10dcv, coloquei a ponta vermelha no conector de 5v da fonte (fio vermelho) e coloquei a preta no pino A15 do slot PCI e ficou com 5v continuo , na apostila dizia q era para dar um pulso de 5v e depois voltava para o 0 , isso não aconteceu simplesmente ficou com 5v continuo. aguardo mais instruções para continuar os testes. 

 

esta sendo muito instrutivo , estou gostando muito , muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

código do CI PWM é: 

 

ISL6312

CRZ

F0744BL tp

 

 

fiz a troca do cristal 14k não obtive sucesso, e mesmo com a troca do cristal com o mesmo teste da apostila não teve tensão.

 

baixei o datasheet do PWM :

 

e agora ? primeira vez q baixo um datasheet.  onde mostra quais pinos devo medir? desculpem mas ainda não sei . :'(

pwm.JPG.8dbec1fafac1006363c82b528b8b8ff2.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gilson Macedo,  como o teste q vc pediu era mais rapido do q os outros já vou adiantando o seu enquanto faço os outros testes nesse mosfet circulado q vc pediu para q eu o medisse deu o seguinte resultado :

 

DRENO: 1,68

GATE: 1,30

SOURCE: 0,01

 

vc pediu as medições do gate e source , mas coloquei tb o do dreno só para garantir. vou la fazer os outros testes. vlw

 

 

Nesta resposta você colocou a tensão de um dos mosfets, mas eu circulei três. Tem um que está perto do bga e que deve ter a tensão chamada VTT. Nele terá que encontrar entre 1,15 e 2,25V. veja isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O teste no cristal indica que o gerador de clock (aparentemente) não está funcionando.

O teste do reset indica que não há este sinal - como a ponta vermelha está em 5v, a referência negativa (ponta preta) deveria oscilar em 5v e voltar a zero, indicando o pulso de reset.

 

Sobre o PWM, veja as tensões nos pinos 10 e 37.

Nos datasheets, geralmente são mostrados uma aplicação do componente, na seção Typical Application (além de outras informações). Nela é mostrado um exemplo de como o circuito funciona.

Veja que o pino 10 é o VCC (5v) e o pino 37 é o PGOOD (Power Good). Somente haverá esta tensão (pino 37) se o CI  estiver funcionando corretamente. Como disse, às vezes, este sinal pode sinalizar para o gerador de clock (ou outro) começar a funcionar.

 

Uma tensão que também deve ser medida, é a que o amigo Gilson indicou nos mosfets (se postar com foto é melhor...).

Pesquisei o esquema desta sua placa e não achei. Poste também o código do gerador de clock.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...