Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido 3 placas E35M1-M, 2 desligam sozinhas e outra não da vídeo

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Tenho 3 placas ASUS E35M1-M com defeito, um 2 delas ligam e se desligam logo em seguida, uma até de vez em quando fica ligada, depois de muita insistência, a outro agora nem liga mais depois de tanto insistir, a terceira simplesmente não da vídeo, fica ligada mas sem vídeo.

Já limpei todas, testei em diversas fontes e memorias, alguém pode me dizer por onde começar uma manutenção? o que medir primeiro, não tenho muita ideia de que tensão deve ter onde!

Obrigado galera

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A que não liga, faça uma ressolda ou troque o cristal de 32khz. se tiver uma debug card já te dá uma luz de onde analisar, as que ligam e não dão vídeo, verifique se há algum componente aquecendo em demasia a ponto de não manter o dedo,verifique oxidação na placa, sujeira, veja se o processador aquece, efetue uma limpeza removendo a poeira com pincel antiestático e lave com álcool isopropílico, se possível faça uma estufa, limpe bem os contatos de memória e passe uma lixa fina nos slots, limpe com limpa contato. Aconselho mudar o título do tópico - Placa Asus E35M-M - Liga sem vídeo. Você tem a faca o queijo e o rato aí. Dessas 3 ao menos uma tem que consertar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou fazer esses procedimentos no final de semana!

 

Sobre a limpeza, já fiz em todas, foram secas na estufa e tudo mais.

 

Essa que não da vídeo, vou focar nela, pois as outras, elas ligam e se desligam em seguida, percebi que o chip gerador de clock esquenta bastante, mas nas placas iguais que estão funcionando, ele também aquece, vou fazer a troca do cristal para testa, posto aqui o andamento!

 

Desde já, obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje troquei todos os cristais da placa que não da vídeo, e nada, sem vídeo, nem um bip, nada.

 

N sei onde medir, mas o bios pelo menos recebe os 3.3V, todos os mosfets tem tensão, n encontrei nenhum em curto!

 

Um detalhe, o pino A15 PCI não tem tensão, medi em uma outra placa igual que funciona, com ela ligada era para ter 3,3V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As que ligam e desligam pode ser os capacitores, já peguei varias placas onde os capacitores fazem isso. Acontece que se o ESR do capacitor estiver alto, ele altera o vcore e a leitura do pwm fazendo com que o processador leve picos de tensão. Se não tiver um teste ESR ou osciloscópio, use um multímetro e meça a voltagem nos capacitores de vcore que você deve encontrar tensão acima do que o processador pede, mas você vai ver isso muito rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o amigo

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, mas acontecem coisas escabrosas em reparos de placas desktops, Atente para o gerador de clock, hoje efetuando reparos em minha assistência, peguei uma asus p5gc-mx com esse sintoma, como tenho equipamentos de teste dos slots de memória e processador ficou fácil a detecção sinal de clock ausente, e cristal sem oscilação. Ressoldei o gerador e troquei o cristal e pronto. invista em ferramentas eficazes e eficientes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

É que n quero me especializar em concerto de placas, quero só arrumar as minhas, desculpe a demora em responder, estou num semestre complicado da faculdade agora, vou tenar trocar os capacitores de uma delas e posto os resultados assim que der!

Obrigado pela ajuda mesmo pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troquei todos os capacitores de uma das placas hoje, o comportamento mudou levemente, ela ainda liga e de desliga 2 segundos depois, porem agora ela não liga novamente sem que a fonte seja desliga e religada, antes ela ligava e desligava todas as vezes que eu mandava.

A fonte porem não chaveia, permanece normal, se acionar o sinal do fio verde ela liga, mas a placa não.

 

Outro detalhe, sem os capacitores, todos os de 1000uf ela fica ligada, não se desliga sozinha! mas da mesma forma, sem video.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Hoje peguei uma das placas E35m1-m, após ficar bastante tempo parada ela ligou, funcionou por 5 horas e voltou o problema

agora só liga e desliga.

Fui trocando os capacitores um a um e testando, troquei todos os capacitores eletrolíticos e o problema permanece, liga e se desliga em seguida.

Alguém tem mais alguma dica para me dar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Caro boa noite. Faça em ME no PCH e veja se a placa gera video. Se funcionar, faça o reballing no chip BGA ok Post resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Esse fórum e para ajudar a ser ajudado, não existe muita logica querer reparar somente para uso pessoal, estou me baseando em sua própria fala " É que n quero me especializar em concerto de placas, quero só arrumar as minhas" visto que para reparo de placa é necessário além de conhecimento técnico uso de material que ao meu ver não compensa a aquisição para uso pessoal, então, se não ter sucesso nos reparos mais "simples" limpeza e troca, leva sua placa a algum técnico sério em sua região por se tratar de uma placa mãe de preço considerável e de certa forma até complicado reparo se tratando de sua arquitetura, repare que não tenho interesse em ofender, mas as vezes pequenos vacilos condenam o que talvez tenha reparo, espero que entenda e se for continuar te desejo sucesso em seu reparo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Digamos assim, eu não trabalho com manutenção de placas, e na minha região não tem ninguém que faça isso, então quero usar estas minhas placas como laboratório, se caso eu conseguir arrumá-las, ou aprender alguma coisa útil, talvez eu comece a realizar reparos nesta área, visto que ninguém faz isto em minha região!

 

N tenho equipamento para fazer reballing, tenho uma estação de ar Ya Xun 850 somente, posso tentar fazer um reflow, vou tentar e aviso os resultados

 

E Muito obrigado pessoal, estou aprendendo bastante, mesmo que não tenha surtido efeito nestas placas, conhecimento nunca é demais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  Voçe falou que não tem 3.3v na PCI?? isso quer dizer que não tem reset, ou seja o chip controlador I/O reseta a ponte sul que por sua vez deveria resetar a bga Norte. Tente ver se o chip controlador está aquecendo ou ai pode ser a ponte sul a precisar de reflow ou reballing, já tentou tambem reiniciar presionando forte na bga sul? e fazer o mesmo na bga norte?  Sobre a bios ter 3.3v tambem a minha placa tinha e o chip da bios tava com defeito troquei e funcionou, o circuito PLL gerador de clock tambem se tiver sem gerar clock ou em curto voçê não terá reset ou 3.3v na PCi e a CPU vai permanecer fria assim como a BGA norte. Vai parecer que ta tudo morto pois o chipset memoria e cpu não terão clock para trabalhar.

 

Se voçe quer bons videos de reparação de placas checa estes tem dezenas nesse canal...eu entendo voçê não é a nossa profissão mas sim um Hoby que tomamos por conta e risco tá claro.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Por ausência de feedback por parte do autor e por padrão da moderação,

este tópico será considerado como

 

Caso não resolvido - devolvido

 

Por favor, evite responder este tópico.

Para receber ajuda mais rápida e eficiente, abra um novo.

Caso seja necessário, informe o link deste tópico.

 

eletronicabr.png


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...