Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

G31M3 v2 processador não liga e nem o cooler

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Bom dia, estou com uma grande dúvida, após um raio o computador passou a não ligar(nem sinal), a fonte queimou troquei ela... beleza... pelo menos dessa vez acendeu a luz da placa de rede e ao pressionar o botão ligou o cooler da fonte, mas o cooler do processador não ligou e o processador não esquenta... e sendo assim nem sinal de video, nem de beep, nem os leds de power, hd.... acesos.

 

Testei a voltagem nos transistores mofest e está praticamente zeradas.

Cheguei a testar elas na escala de diodo e entre o dreno e o source estava em curto, três transistores assim e retirei para restar fora da placa... mas ao testar novamente vi que estão normais, ai testei na placa com o multímetro a via do dreno ao source e estava em curto.

 

O que deixaria a via desses mosfet de saída em curto?

 

Se puderem me dar uma luz eu agradeço, obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como sei que o driver está ruim?

E outra eu testei os mosfet de entrada, do terra (-) ao dreno (+) gerava 12v, ai testei do terra (-) ao source (+) dava 0.30v

e na saída testei do do terra (-) ao dreno (+) gerava 0.30v, ai testei do terra (-) ao source (+) dava 0.0v

 

to meio perdido...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kisandro, nas placas de desktop você só precisa medir a tensão dos mosfets nos drenos, deixe de lado o source e gate, tanto nos mosfets de entrada quanto nos mosfets de saída de alimentação do processador. No driver acionador, você terá que encontrar a tensão de entrada de 12V e a tensão de saída que irá alimentar o processador, que neste caso será um pouco mais de 1V e não poderá chegar a 2V. Pode variar um pouco, mas não poderá ser superior a essa voltagem. Cuidado para não encostar a ponta do multímetro entre os terminais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifique primeiro se vc tem a tensão standby de 5v no conector da fonte(fio roxo), em seguida teste a tensão de power good de 5v (fio cinza), se tiver essas tensões teste no conector p4 o fio amarelo de 12v.

 

se tiver as tensões acima, verifique com osciloscopio ou frequencimetro se tem pulso no gate dos mosfets, se não tiver indica que o pwm ou driver estão danificados

 

outra coisa quando cai raio uma das primeiras coisas que queimam é o chip de rede, nesse caso a remoção do chip pode resolver

 

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gilsonam, pow eu batendo cabeça aqui, então estava fazendo errado, refiz os testar da forma que você mencionou e deve estar corretos então, na entrada da 12v na saida 0.30v

 

frankfox, eu ia mencionar sobre a placa de rede e oq vc disse vai bater... tipo qnd aciono o power a fonte liga normal como citei no primeiro post soh o cooler do processador não gira e nao da mais sinal de nada... mas o chip da rede esquenta pra carai, até assustei ao por o dedo nele, queimou meu dedo rsrs, achei que estaria frio... então se eu remover ele pode funcionar? o chip é o RTL810E

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vixxi já estou qse desistindo hein, retirei o chip até quebrei o safado, mas retirei e limpei o local, mas a placa continua na mesma situação.

E agora o que posso fazer? Continua 0.30v a saida, to sem osciloscópio, deve ser o driver ou pwm?

Já estou qse mandando minha namo comprar outro lol  ^-^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e o cinza 3.10v e o P4 ta vindo os 12v normal

eu medi ali no cooler, são 4 fios, ta saindo 12v, 10v em outro e 2v no outro, era pra rodar certo?

o fio cinza(power good) tinha que sair em torno de 5V, veja se tem a tensão de 5V no super io, quanto aos pinos do cooler no de 3 pinos sai 0V,5V,12V.

 

Acho que o problema ai esta partindo do super io já que ele é ligado diretamente ao fio cinza(power good 5V) e se ele tiver com defeito vai matar essa tensão, veja se vc tem outro ai para trocar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

frankfox, vc quis dizer trocar a fonte? vi aqui que o cinza após energizado funciona de 3v a 5v

e pelo que li aqui acho que o cooler estah queimado tb, pq preto e amarelo alimenta ele com 12v e os outros dois fios um é sensor e o outro é controle de velocidade

ta complicado manoo

capacitor pode gerar esses transtornos todo? pelo menos os transitores de saida do processador eu retirei e testei fora, tão perfeitos... os de entrada soh testei na placa mesmo..... bem perto onde pluga o P4 tem um transistor ele pode causar isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kisandro, não posso afirmar que os capacitores da sua placa estão bons ou não, mas o que dá para afirmar, é que o estufamento é na verdade o último estágio, é quando o capacitor já não pode mesmo ser usado num circuito. Mas existe algo que não pode ser medido a olho e nem mesmo com um multímetro, que a E.S.R de um capacitor.

 

Leia trecho do texto:

 

E.S.R. ( Equivalent Serie Resistance) que no nosso idioma significa: Resistência Equivalente em Série.

Significa a grosso modo que um capacitor internamente possui um resistência interna que com o passar do tempo vai aumentando chegando ao ponto de ser maior que a reatância capacitiva do mesmo.

Os capicotores do Vcore são aqueles que estão próximos do processador. Pelo que vi na placa tem alguns capacitores menores, e outros bem maiores. Esses bem menores são melhores, portanto troque esses que são maiores.

 

Assim quando o projetista projetou a placa mãe ele contou com uma E.S.R. de milésimos de ohms, (sem contar que a placa mãe utiliza capacitores Low ESR para deixar o circuito o mais leve possível), mas com o passar do tempo a E.S.R. aumenta devido a degradação do dielétrico (eletrólito) deixando a resposta do capacitor cada vez mais mais lento e ocasionando travamentos e lentidões. Como expliquei é uma coisa tão lenta que o usuário não percebe a perca de desempenho.

 

 

Leia mais:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
/2010/10/o-que-e-esr-de-um-capacitor/#ixzz2wblJPW3b'>/2010/10/o-que-e-esr-de-um-capacitor/#ixzz2wblJPW3b

©

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...