Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Kronnus H61-MX - Pega fogo em capacitor cerâmico quando Liga

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Salve amigos, peguei essa mobo que não ligava nada, não startava, e analisando vi 3 pinos tortos no socket do cpu, que é um 1155. Desentortei os pinos com bastante cuidado, com uma lupa e uma agulha, e quando liguei subiu fogo em um pequeno capacitor ao lado de um dos fets do vcore, torrou ele e um pouco da placa, gostaria de saber se tem jeito ou está perdida, seguem fotos do dito cujo... Abraços!

 

H61.jpg

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo indica que não, para ter certeza tem que tirar o capacitor que você mencionou na foto, limpar bem o local para poder analisar.

Após isso verificar a região do capacitor e os componentes ligado a ele se não estão em curto.

Após ter feito isso e a troca do mesmo, verificar os pinos do processador que você menciona no post.

Fazer a aferição teste de resistência e continuidade  para GND sem ligar a placa com e sem processador no local do curto (capacitor ).

Depois ligar a placa sem processador  e aferir a região (capacitor).

Post resultado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@tecgess, Entendi amigo, na verdade ele já saiu metade, ai só tem um pedaço dele, mas vou remover o resto e limpar com a malha dessoldadora pra ver como ficou. Como faço pra saber outro igual a ele? E essa aferição que você falou dos pinos pode explicar? É que não sei bem como fazer, desculpa, vou limpar ela agora e aguardo sua resposta pra fazer o resto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como faço pra saber outro igual a ele?

Isso não e regra ,costumo retirar o capacitor de uma placa de sucata praticamente na mesma região do capacitor que deu o curto e tamanho igual. (a sua pela foto e a região de Vcore).

 

E essa aferição que você falou dos pinos pode explicar?

Após retirada e limpeza, em escala de diodo ponta preta no GND (terra) da placa e ponta vermelha na região do capacitor nos dois lado verifica se a curto para GND. Esse mesmo processo que eu mencionei em escala de diodo, faz em escala de resistência em 2KΩ... post o valor da aferição.

O mesmo processo que eu mencionei acima você vai fazer no componentes ligado na linha do capacitor que pela foto tudo indica que são 2 mosfet ,verifique Drain Gate e Source se estão em curto para GND.

Post resultado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@tecgess, Ok, com a ponteira preta no terra, os dois lados do capacitor biparam com a ponta vermelha, ou seja, em curto com o terra correto?

 

Meu multimetro n me permite escolher as escalas, mas coloquei na escala de ohms e ele deu a mesma medida nos dois lados com a ponteira vermelha e o preto no terra. 4,8 Ohms, vc me aconselha a ligar de novo? Sempre que eu ligo pega fogo nessa área mesmo já sem o capacitor, ainda não tentei ligar sem o cpu...

 

Foto da medida da resistência :

 

multi.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comece retirando o componente da linha de curto do capacitor, caso permanecer o curto tem seguir linha do conector de 12V até o componente que pertence a ela.

Não e para ligar o equipamento sabendo que tem uma linha em curto.

Você só vai ligar o equipamento quando a linha de 12V sair o curto OK

Post resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@tecgess, ótimo, vou retirá-los agora, eu uso uma estação de ar Atten 8586, geralmente pra remover mosfets eu uso o canhão de ar no nível 4 com a temperatura em 350°. Está bom ou muito alto?

 

Coloquei o multimetro na escala de diodo, e com a ponta preta no terra todos os fets de baixa biparam no source, e os de alta todos biparam no dreno, isso quer dizer que estão ok né ? Ou estou enganado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa região tem baixa resistência, estamos sem esquema foca na linha de 12V essa não pode ter curto.

Sobre a temperatura e vazão de ar depende da sua pratica , ambiente de trabalho  e se o equipamento está calibrado ou não, pode ser que no visor marque 350, mais  sera que e real ?

Fica Difícil eu palpitar, isso varia de pessoa e sua pratica, ambiente e equipamento.

Post resultado,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@tecgess, Geralmente o valor que sai é menor do que o que está no display por causa da dissipação no ar, perguntei por que tenho receio de danificar o transistor com alta temperatua, vou retirá-los agora.

 

Consegui encontrar o esquema dela aqui no fórum, só não consigo interpretar ainda...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@tecgess, Segue link do esquema :

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma dúvida, quando um capacitor está na placa na escala de continuidade se eu encostar as pontas do multímetro nos seus terminais, na parte de baixo da placa, não deve bipar, pois se bipar estará em curto certo?

 

Se for tem uns 3 capacitores em curto na placa, o estranho é que retirei 2 mas fora da placa eles não biparam...

 

Detalhe, quando estavam na placa eu testei várias vezes e é um bip longo e contínuo, não é só como quando ele descarrega, que só bipa e para...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende de como ele está disposto na placa, se bipar só de um lado o outro não, ele não esta em curto...Agora se bipar nos dois lado dele, isso e uma suspeita de curto, porque existe outros componentes no circuito que pode levar ele a GND (terra)(curto).

Você tem uma referencia de curto e o conector de 12V, todo componente que você afere e indica uma suspeita de curto e você retirar ele da placa, vai direto verificar se o curto sumiu no conector de 12V, porque se não sumiu a porcentagem e grande desse componente que você retirou da placa não estar em curto.Essa região ela possui baixa resistência podendo indicar curto falso na placa.

Sobre o esquema ele e compatível com a placa porque muda a serigrafia e a disposição dos componentes na placa,mais da para tirar uma  boa base.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses são capacitores de filtro da entrada, um a menos não vai impedir a placa de funcionar, mas é bom testar esses mosfets e resistores que vem antes e depois dele, pois provavelmente temos um deles com problemas nessa linha, sem esse capacitor de filtro, pode acabar queimando outro componente no caminho. Mas pela base de placas de desk que pego aqui, capacitor torrando, sempre pego um resistor alterado ou aberto no caminho. ;)

 

Boa Sorte no reparo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@tecgess, Atualizando, encontrei 3 capacitores em curto na placa, tirei os 3 mas o curto continuo nos 12v estranho.

Eu coloquei a ponta preta do multi no pino 3 do 12v, mas a partir daí como faço pra identificar o curto? eu sigo e vejo com quem ele bipa certo? Ele bipou dos dois lados de um capacitor pequeno desses perto do pwm.

 

Ah outra coisa, esse capacitor que torrou do lado dele tem mais dois, os dois bipam dos dois lados, e quando eu inverto as pontas do multímetro, isso indica curto?

 

Seguem fotos da placa:

 

back.jpg

 

11304436_388830174642714_868945778_n.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...