Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook MSI modelo CR420 Esquentando muito !!! Placa MS 14531 VER 1

Avalie este tópico:


Noteboot

Posts em destaque

Amigos estou com um notebook da MSI modelo CR420 que esta trabalhando com uma temperatura muito alta chegando à 90 graus e o problema que fica variando caindo para 69ºem segundos, que seria a temperatura ideal.  Com isso o cooler fica ligado direto, mais o que mais intriga é essa variação de temperatura. Pode ser o sensor térmico e como  já peguei máquina no qual  o processador fazia esse defeito, pode ser ele também . O Problema é que eu não tenho outro para testar que é um i5, alguem já´passou por esse problena nessa máquina? Obrigado

 

Ou será que é normal para esse Notebook? Datalhe: A máquina não desliga !!!!! Só funciona em temperatura alta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já desmontou o aparelho? se sim, informe  a identificação da placa.

 

Na parte de hard o ideal seria ter outro proc para testar. E ter certeza que o sistema de refrigeração está funcionando corretamente.

 

na de soft, já verificou presença de vírus e ou processos consumindo muitos recursos da máquina? testou com um livecd?

Poderia também  pra efeito de teste via gerenciador avançado de energia do win baixar o desempenho máximo do proc pra uns 85% pra ver se continua aquecendo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela atenção. Acredito eu também ,que possa ser processador, só que não tenho outro para testar, por isso perguntei se alguem já tinha passado por uma situação semelhante com essa máquina. Fiz uma limpeza geral na máquina com troca de pasta térmica e o cooler fica ligado direto em virtude dessa variação de temperatura. Antes da preventiva de acordo com o cliente ela desligava, agora não.

A dúvida é que seria normal nessa máquina esse procedimento. Abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo troquei o ci da Bios e o arquivo, coloquei outro processador um P6100 que serve para o mesmo soquete e a temperatura continua alta, chegando no processador a 100º. Estou tentando arrumar o esquema para achar o sensor térmico. Se alguem puder me ajudar, pois não consegui visualizalo Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o Token é  esse :http://pdf.datasheetarchive.com/indexerfiles/Datasheets-SW7/DSASW00136629.pdf

 

Pelo que entendi ele é de 2v por 1000uf . Pode ser substituido por 4 de 330uf encontrados em sucatas, agora  e a voltagem é igual?

 

Agora será que ele pode esta fazendo o defeito em relação de informar uma temperatura errada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Noteboot

tenta colocar um processador igual ao original para efeito de testes.

O esquema não se encontra para esse modelo, a alternativa é checar os modelos próximos e tentar comparar para ver se acha o circuito que monitora a temperatura. Se o controle é feito direto no processador, e ele envia informações para o PCH, somente trocando o processador.

 

Quanto ao capacitor NEC/Tokin, se for substituir por capacitores, recomendo pelo menos 1500uF. E os capacitores devem ser os mesmos utilizados no Vcore, baixissímo ESR.

Se a tensão que alimenta o processador está com muito ruído (filtragem) trocando o NEC pode resolver.

O que você pode fazer é adicionar capacitores (2x 330uF) em paralelo ao NEC e ver se altera a temperatura indicada.

Com o osciloscópio daria para ver a forma de onda no Vcore, aí seria mais fácil identificar se há uma filtragem deficiente ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

      Boa tarde, eu não tenho muito conhecimento técnico mas pra ajudar o amigo vale a tentativa. Então me corrijam se eu estiver errado por favor. Eu já consegui resolver vários problemas de super aquecimento trocando o dissipador. Pra mim não fazia sentido mas pesquisando, descobri que dentro do dissipador existe um gás que transfere o calor da base dos contatos de dissipação para a ponta do dissipador onde o cooler resfria. Um bom teste é ligar a máquina com o dissipador e ver se a ponta do dissipador esquenta bem. Nesse caso do dissipador, não adianta colocar o cooler direto pois o calor não está sendo transferido pra ponta do dissipador ocasionando um super aquecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos pela ajuda.

Bom retirei o token e coloquei 2 capacitores de 330uf e 2 de 220 uf. O defeito continua!!!! A máquina liga já com temperatura alta vindo a desligar. Relativo ao dissipador, ele tem uma temperatura uniforme desde em cima do processador até a ponta com isso eu acredito que não seja ele .Agora depois de tudo que já fiz.estou mais desconfiado do processador mesmo, porque no contato ao dissipador não da uma sensação de calor tão elevado. Tenho que arrumar um para colocar. abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Netboot tive um i5 aqui na bancada semana passada fritando. Troquei por 4 processadores similares, todos agravaram o problema da temperatura. Fiz toda manutenção na refrigeração e nada. Daí consegui um processador igual com um parceiro e o note voltou a trabalhar com temperatura normal. A conclusão é que tem que ser um processador igual caso contrário o teste não é válido. O problema é que estes processadores estão muito caros para ter meia dúzia deles para atender a maioria dos casos. Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Amigos, coloquei outro processador igual e a aquecimento continua. Como ainda não achei o esquema, fiz uma pesquisa no assunto e fui informado que poderia ser defeito do I/O. Não achei o datasheet para verificar se tem alguma coisa relacionado ao sensor de temperatura. O que vocês acham ?

Placa Mãe MS 14531 Ver:1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...