Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Brasil é o maior produtor de lixo eletrônico na América Latina

Avalie este tópico:


curtolo

Posts em destaque

  • Moderador Global

Segundo relatório da GSMA, País produziu 1,4 mil quilotoneladas de lixo eletrônico em 2014, seguido do México com 1 mil kt.

 

ewaste_625.jpg

 

A medida que cresce o consumo e a demanda por dispositivos eletrônicos, o descarte de lixo eletrônico também aumenta em uma proporção que preocupa autoridades.

 

Segundo pesquisa da GSMA feita em parceria com o Instituto para Estudos Avançados de Sustentabilidade da Universidade das Nações Unidas, o volume de lixo eletrônico produzido no mundo todo atingiu os 40 mil kt (1 quilo tonelada = 1 mil toneladas) em 2014, desses 9% foram produzidos na América Latina.

 

No que diz respeito a celulares, cerca de 189 kt foram descartados em nível global, dos quais cerca de 17 kt eram da América Latina. O estudo aponta que, ao longo dos próximos quatro anos, o lixo eletrônico gerado pela população da região deve crescer entre 5 e 7% ao ano, com quase 4,8 mil kt previstos até 2018.

 

Nesse sentido, uma legislação específica para o descarte correto de lixo eletrônico se faz necessária. No entanto, apenas um pequeno número de países da América Latina conta com leis específicas sobre o assunto.

 

Devido a sua densidade populacional, significativamente superior em relação a países vizinhos, o Brasil é apontado como aquele que mais produz lixo eletrônico na região. O País produziu em 2014 cerca de 1,4 mil kt, seguido do México (1 mil kt), Argentina (292 kt), Colômbia (252 kt) e Venezuela (233 kt).

 

O relatório foi encomendado para identificar os principais desafios relacionados à gestão do lixo eletrônico na América Latina, com especial atenção para as oportunidades associadas à coleta e reciclagem de celulares.

 

Partes interessadas de toda a cadeia de reciclagem, envolvendo fabricantes, importadores, distribuidores e coleta de lixo eletrônico e empresas de reciclagem, assim como consumidores e sociedade civil, precisam reunir esforços para reciclagem do material, alerta o estudo.

 

Fonte: IDGNOW - 01/12/2015

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...