Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Novo USB pode deixar os dispositivos mais finos e velozes

Avalie este tópico:


FLAVIOTECH

Posts em destaque

 

Lançado oficialmente em 1995 (20 anos atrás), a conexão USB entrou para o dia a dia de todo mundo. Afinal, foi ela que levou o uso dos pendrives e de vários outros periféricos para outro nível de eficiência.

 

No início da tecnologia, a versão 1.0 oferecia velocidade de transmissão de apenas 12 megabits por segundo. No ano 2000, o padrão 2.0 elevou essa velocidade para 480 megabits por segundo. Em 2009, o novo USB 3.0 atingiu velocidade máxima de 5 gigabits por segundo – dez vezes mais rápido que seu antecessor. Hoje, este é o padrão presente na maioria dos novos computadores portáteis e inclusive desktops – Macs e PCs.

 

Mais do que velocidade (que já é bastante importante), no ano passado surgiu o USB 3.1 – uma versão superveloz que mantém a compatibilidade com as versões anteriores 3.0 e 2.0. A velocidade máxima de transferência chega aos 10 gigabits por segundo (o dobro do USB 3.0). Com essa velocidade, é possível, por exemplo, transferir um filme completo em Full HD em menos de um segundo! Além disso, a versão 3.1 é mais potente; ou melhor, utiliza a energia de forma mais eficiente.

 

No USB 2.0, os 480 megabits por segundo já eram suficientes para suportar HDs externos e até a sincronização completa de uma biblioteca de música com um smartphone, por exemplo. Já com o novo padrão 3.1, é possível executar com eficiência vídeos em 4K e até usar múltiplos monitores para isso.

 

Outra novidade no mundo do USB é o conector Tipo-C! Quantas vezes você já não tentou encaixar seu cabo USB do lado errado? Confesse; muitas! Todo mundo passou por isso, afinal a chance é de 50%. O USB 3.1 traz um novo conector projetado para substituir o tamanho padrão do USB e também as conexões micro-USB. E, melhor, o conector é reversível – isso mesmo, funciona dos dois lados. Com ele, pode ter certeza, você sempre vai acertar de primeira.

 

Outra vantagem que o UBS 3.1 Tipo-C vai trazer é a possibilidade de dispositivos ainda mais finos e menores. Em relação à transferência de energia, o novo padrão suporta até 100 watts em qualquer direção – isso significa que muitos dispositivos podem definitivamente aposentar a conexão AC para carregar o equipamento. E, melhor, em dispositivos móveis, pode significar uma carga ainda mais rápida do que estamos acostumados. O USB 3.1 Tipo-C tem a grande pretensão de se tornar um padrão único de conexão nas máquinas. Para as outras saídas como HDMI, DVI, Ethernet e outros, a ideia em algumas máquinas será usar adaptadores. Aliás, para usar os antigos conectores USB nos computadores com o USB 3.1 Tipo-C você também vai precisar de um adaptador.

 

O USB 3.1 Tipo-C ainda é novidade. A Apple já incluiu a nova porta no seu último modelo de MacBook. Aliás, no modelo de 12 polegadas, além da entrada para fone de ouvido, ela é a única conexão. O Google também lançou recentemente um Chromebook Pixel que traz exclusivamente o USB Tipo-C. Agora é questão de tempo para que toda a indústria se adapte.

 

Ah, se você se interessa por história, e pela história da tecnologia, aproveite para conferir uma entrevista exclusiva que fizemos com o indiano que inventou o USB. O link está logo abaixo do vídeo desta matéria. Confira!

 

Fonte:http://olhardigital.uol.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...