Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de vídeo com 2 GB ou 4 GB? Saiba qual vale a pena para você

Avalie este tópico:


MVM MOURA

Posts em destaque

Uma das dúvidas na hora de escolher uma placa de vídeo nova para o computador é qual quantidade de VRAM escolher. Geralmente, as fabricantes disponibilizam placas de vídeo com 2 GB ou 4 GB e, em alguns casos, com 3 GB ou 6 GB.

 

Mas será que o dobro de memória vai aumentar substancialmente o desempenho do PC em jogos? Ou será que vale mais a pena economizar e adquirir uma placa de vídeo com apenas 2 GB de VRAM? Confira os principais detalhes das peças e veja qual é melhor para você.

 

notebook.jpg

 

Menos é mais

 

Ao contrário do que muitos podem pensar, na maioria dos casos uma placa de vídeo com 2 GB de VRAM é suficiente. Isso porque o que vai determinar o desempenho e a quantidade de FPS (quadros por segundo) é o processador utilizado na placa e não a quantidade de memória.

 

A memória de uma placa de vídeo serve para alocar mais texturas e para lidar com telas de resoluções maiores, por exemplo. Assim, se o seu monitor não é Full HD ou se você usa apenas um monitor, não há a mínima necessidade de adquirir uma placa de vídeo com 4 GB.

 

pny-960gtx.jpg

 

Além disso, o fator preço joga contra as placas de vídeo com 4 GB de VRAM. Diferente do mercado norte-americano, onde a diferença de preço é de apenas algumas dezenas de dólares, no Brasil a diferença pode ultrapassar facilmente os R$ 200.

 

Desta maneira, vale muito mais a pena investir em uma placa mais potente, ou em mais memória RAM do que em uma placa de vídeo com 4 GB. O ganho em desempenho é praticamente nulo.

 

Para quem serve uma placa de vídeo com 4 GB de VRAM?

 

Se o seu monitor possui uma resolução Full HD (1920 x 1080 pixels) ou superior, uma placa de vídeo com mais memória é recomendado. O mesmo acontece se você usa dois ou mais monitores.

 

Gamers profissionais, por exemplo, gostam de jogar com dois monitores, onde um é o principal e o outro exibe apenas informações complementares. Neste caso, é indicado o uso de uma placa de vídeo com 4 GB de VRAM.

 

titanz.png

 

Outro cenário é se você trabalha com softwares de modelagem 3D, que lidam com um grande número de informações e uma quantidade alta de texturas. Neste caso, quanto mais memória para alocar as informações, melhor para o usuário.

 

Mas, se você é apenas um gamer comum, a dica é economizar algumas centenas de reais e investir em uma boa placa de vídeo com 2 GB de RAM.

 

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/07/placa-de-video-com-2-gb-ou-4-gb-saiba-qual-vale-pena-para-voce.html

 

Agradeça a postagem com um j+ não custa nada.  :-*

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...