Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto promete deixar Wi-Fi mais rápida usando redes elétricas

Avalie este tópico:


FLAVIOTECH

Posts em destaque

Uma empresa norte-americana anunciou uma tecnologia que promete deixar a Wi-Fi muito mais rápida. Batizada de AirGig, o projeto traz como novidade o uso de redes elétricas já existentes para transmissão de dados. Por aproveitar uma infraestrutura pronta, a técnica tem baixo custo e é mais fácil de implementar que a fibra ótima, segundo os desenvolvedores.

 

A companhia já está realizando testes da tecnologia em laboratório e espera iniciar experimentos em campo em 2017. O projeto promete beneficiar principalmente moradores de áreas rurais ou de locais afastados.

 

Wi-Fi pela Rede Etrica 1.jpg

 

O funcionamento do AirGig se baseia na tecnologia de ondas milimétricas, também conhecida como "gigabit Wi-Fi". Esse tipo de onda, com frequência extremamente alta, consegue transportar mais informação que o Wi-Fi comum. A promessa é de velocidades multi-gigabit para qualquer casa ou dispositivo sem fio, seja em áreas urbanas ou rurais.

 

No sistema criado, essas ondas são emitidas por roteadores posicionados no topo de postes de energia. O aparelho pode ser configurado com pequenas células, de forma que não é preciso instalar novos cabos no solo, tampouco levar fibra à casa dos usuários.

 

A companhia agora está experimentando maneiras de enviar sinal de rádio modulado em volta ou próximo aos fios de média tensão, mas já sabe que não é necessário conectar nada diretamente ao cabo de eletricidade. Apesar disso, foram desenvolvidos dispositivos e antenas de plástico de baixo custo, colocadas ao longo dos fios, para regenerar o sinal das ondas milimétricas.

 

Wi-Fi pela Rede Etrica 2.jpg

 

O mecanismo pode ser usado tanto para as redes móveis 4G e 5G quanto para distribuições fixas. Segundo o presidente geral de tecnologia e operações a companhia responsável pela ideia, John Donovan, o AirGig não deve ficar restrito ao território norte-americano.

 

“O Projeto AirGig tem um extraordinário potencial para transformar o acesso à Internet em todo o mundo – muito além da nossa atual banda larga e não apenas nos Estados Unidos. Os resultados que vimos nos nossos testes de laboratório ao ar livre têm sido encorajadores”, afirma.

 

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/09/projeto-promete-deixar-wi-fi-mais-rapida-usando-redes-eletricas.html

 

Agradece com um j+ como incentivo a postagem da Notícia!  8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...