Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Xerox PARC e DARPA criam chip de vidro que Ethan Hunt Aprovaria

Avalie este tópico:


djsync

Posts em destaque

Segurança de dados é crucial hoje em dia. Com tanta informação circulando por aí é importante desenvolver métodos e contramedidas para proteger o acesso a informações sensíveis. Não estou falando de dados cadastrais de gente tapada, mas de coisa séria para aplicações industriais e militares, setores onde a segurança da informação é coisa séria.

20150914xerox-darpa-self-destruct-glass-chip.jpg

 

A DARPA, a agência do governo norte-americano possui o projeto Vanishing Programmable Resources, que estuda novas tecnologias de armazenamento de dados em componentes que possam ser facilmente inutilizados. Dentro deles, engenheiros do Xerox PARC desenvolveram um chip especial que explode um milhões de pedacinhos caso caia em mãos erradas.

 

 

Imagine a situação: o sistema de uma companhia de grande porte armazena a chave criptográfica de seus dados mais sensíveis em um chip dedicado, protegido atrás de diversas camadas de segurança. Ainda assim um invasor consegue furar o bloqueio e acessar o componente. O que fazer? A ideia do Xerox PARC foi criar um chip de vidro baseado no Gorilla Glass da Corning, mas com um processo de têmpera especial baseado em troca iônica o material teve sua resistência aumentada, permanecendo sob forte tensão de forma permanente.

 

Assim, basta uma pequena excitação no material para disparar uma reação em cadeia que o destrói completamente. No teste os engenheiros acionaram o sensor utilizando um laser, e o resultado foi deveras explosivo:

 

fonte: http://meiobit.com/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...