Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

1Sheeld chega ao Brasil prometendo revolucionar o mercado de shields p/ Arduino

Avalie este tópico:


Diego Tadeu

Posts em destaque

A Usinainfo

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
sempre pioneira e pronta a atender as necessidades dos seus clientes traz ao Brasil uma super novidade no mundo dos shields para plataformas microcontroladoras: o 1SHEELD. Recentemente Amr Saleh e Islã Mostafa, os co-fundadores e CEO + CTO, respectivamente, da Integreight, fizeram o lançamento oficial. Abaixo vamos conferir o vídeo instituicional em inglês, mas como é auto-ilustrado fica de fácil entendimento:

 

O 1Sheeld trata-se de um shield compatível com Arduino, é uma plataforma com hardware fácil que torna infinitamente mais simples a programação através de uma interface virtual em Android, que permite que um desenvolvedor utilize do 1Sheeld para simular um número muito grandes de diferentes shields com diferentes finalidades. Em certo sentido, o 1Sheeld permite que amadores de hardware tenham uma excelente experiência com idéias e variações, o que aumenta a velocidade de iteração e reduz os custos, além de ajudar a aumentar o potencial de inovação do Arduino.

 

 

Um smartphone é dotado de uma grande diversidade de sensores, muitos deles são dos mesmos tipos dos sensores utilizados para prototipar com o Arduino. Tem Bluetooth, Wi-Fi, giroscópio, acelerômetro, uma tela sensível ao toque, e todas essas funções podem ser reutilizadas. Por que não transferir as capacidades do smartphone para o Arduino? Essa é a idéia por trás do 1Sheeld.

 

 

multifuncoes-do-smartphone.jpg

Link do 1Sheeld:

 

Basicamente o 1Sheeld é dividido em duas partes: a primeira é um shield que será conectado ao microcontrolador Arduino e atuará como uma ponte sem fio para troca de dados entre o Arduino e um smartphone com sistema operacional Android; a segunda parte é uma placa com software e um aplicativo para Android, responsável pelo gerenciamento e comunicação entre o shield e o smartphone.

 

Ao conectar é possível usar o 1Sheeld como entrada ou saída do Arduino e realizar o uso de todos os periféricos e sensores já disponíveis em seu smartphone, ao invés de comprar vários sensores e shields diferentes. O usuário pode utilizá-lo para controlar um carro rádio-controlado com o giroscópio do telefone ou ainda twittar quando alguém entrar em determinado cômodo da casa, entre outros.

 

O objetivo do produto é oferecer maneiras mais rápidas e mais baratas de prototipagem dos projetos Arduino. Com o desenvolvimento do 1Sheeld introduziu-se uma nova dimensão ao Arduino, usando o poder de smartphones para simplificar o processo de prototipagem eletrônica, fornece a melhor e a solução mais conveniente para amadores que precisam de prototipagem acessível, com os menores custos.

 

o-1sheeld-torna-desnecessaria-a-compra-de-diversos-shields.jpg

Link do 1Sheeld:

 

Assim, comparando o preço do 1Sheeld com os de outros shields, por exemplo, shield GPS, shield Wi-Fi, GSM shield, você vai descobrir que esses placas vão resultar no pagamento de mais de US $ 200 (dólares) no mercado internacional, no Brasil passam facilmente dos R$ 800,00 (reais)! Com 1Sheeld o usuário terá uma plataforma expansível com todos os módulos que deseja por menos de R$ 400,00 (reais), economia de até 50% no valor final do projeto!

 

 

Mas, como funciona o 1Sheeld? Primeiramente é necessário escrever um esboço na própria biblioteca e enviá-lo para Arduino. Fisicamente basta conectar o 1Sheeld no Arduino e emparelhá-lo com o seu smartphone Android via bluetooth. Abra o aplicativo que está disponível para download na Google Play e selecione os recursos que você deseja usar do seu dispositivo Android.

 

O 1Sheeld é um novo e compacto shield facilmente configurado para o Arduino. Ele é pareado a um aplicativo móvel que permite o uso de todas as capacidades dos smartphones com Android, como, por exemplo: tela LCD, switches, giroscópio, LEDs, magnetômetro, acelerômetro, Wi-Fi, GSM, GPS, entre outros, e tudo isso com seu Arduino.

 

Em síntese o 1Sheeld é capaz de oferecer ao Arduino uma diversidade finita de sensores para os mais diversos fins, com o diferencial que o usuário não precisa adquirir nenhum, apenas o 1Sheeld que trará todas as funcionalidades dos sensores presentes no smartphone Android pra os seus projetos.

 

O que pode-se fazer com 1Sheeld? O céu é o limite! O usuário tem um poderoso smartphone Android que pode ser usado para controlar um carro radio-controlado, enviar tweets diante de determinados acontecimentos, enfim funções não faltam.

 

1Sheeld Arduino.jpg

Link do 1Sheeld:

 

 

Já foi desenvolvido uma diversidade de módulos para 1Sheeld como, por exemplo, LED, Buzzer, botão alternar, teclado, Music Player, LCD 7 segmentos, Game Pad, Notificações, Facebook, Twitter, Giroscópio, lanterna, SMS, etc. A seguir vamos conhecer um pouco mais sobre algumas dessas funções:

 

Módulo Buzzer - Utilize o alto-falante do smartphone para reprodução de sons, no entanto sem necessidade de adquirir um alto-falante e ligá-lo ao Arduino. Essa função geralmente é acionada pelo Arduino quando acontece determinada ação.

 

Módulo Keypad – Utilize a tela touch do smartphone como um teclado. Quer abrir a porta do quarto com um código? Com apenas algumas linhas de código de programação você tem a vantagem de usar um teclado 4x4, assim você pode digitar uma senha para que o Arduino possa abrir ou destrancar uma porta, por meio de um motor ou uma fechadura elétrica, respectivamente.

 

Módulo Twitter - Trazendo o Twitter em seu código de esboço Arduino, o módulo permite enviar tweets com apenas uma linha de código, de modo a avisar o usuário de determinados acontecimentos.

 

Módulo LED - Use a tela do smartphone como um LED simples para testar seus pinos de saída.

 

Módulos 1Sheeld.jpg

Link do 1Sheeld:

 

 

Módulo 7 Segmentos - Use a tela do smartphone como um display de sete segmentos, eles são ótimos para exibir números.

 

Módulo Email - Enviar e-mails quando qualquer evento de hardware acontece.

 

Módulo Botão Alternar - Use a tela do smartphone como um botão de toque ligar ou desligar. Apenas duas palavras simples no código para que você possa controlar os dispositivos, verificando o estado do botão de alternância em seu smartphone.

 

Módulo Facebook - Ajuda o usuário atualizar o status no Facebook, sob certas condições declaradas no esboço do código, tudo de maneira rápida e simples.

Módulos 1Sheeld 1.jpg

Link do 1Sheeld:

 

 

Módulo Skype - Skype está agora em seu esboço, não hesite em fazer chamadas ou vídeo-chamadas quando determinada condição é satisfeita.

 

Módulo Botão - Use a tela do smartphone como um botão virtual para torná-lo mais fácil de testar suas idéias que utilizam um botão de impulso.

 

Módulo Slider - Use a sua tela sensível ao toque do smartphone como um controle deslizante. É ótimo para controlar os dispositivos usando um controle deslizante como, por exemplo, para controlar a intensidade da luz ou motores.

 

Módulo Câmera - Permite tirar fotografias quando um determinado evento acontecer, use a placa Arduino para acionar a câmera em seu smartphone, com ou sem a luz do flash.

Módulos 1Sheeld 2.jpg

Link do 1Sheeld:

 

Módulo SMS - Permite enviar um SMS para um número de telefone quando determinado gatilho é ativado.

- Use o nível de som para desencadear uma ação de hardware, detectar o nível de ruído para disparar um alarme. Que tal abrir a porta com uma batida secreta?

 

Módulo Acelerômetro - Obter a aceleração de um objeto em movimento é mais fácil agora, escrevendo uma linha simples em seu esboço, você recebe os dados de X, Y e Z do sensor acelerômetro do seu smartphone.

 

Módulo Giroscópio - Com o sensor de giroscópio do smartphone é possível ligar alguns LEDs enquanto movimenta o celular, obtendo os valores em 3 eixos (X, Y e Z), poderá também ser usado para dirigir um carro Arduino controlado.

 

Módulos 1Sheeld 3.jpg

Link do 1Sheeld:

 

Posso adicionar meus próprios módulos? O Fabricante tem a intenção de tornar a plataforma o mais aberta possível, é por isso que vai liberar as especificações de desenvolvimento e APIs para facilitar que os desenvolvedores que trabalham com Android possam fazer seus próprios módulos com base no 1Sheeld. Os desenvolvedores podem fazer o upload desses módulos na loja do Google. Assim, é possível ter apenas um shield físico Arduino e um número ilimitado de módulos com as mais variadas funções!

 

 

Como usar o aplicativo? É um simples aplicativo de duas telas, a primeira mostra uma lista de todos os módulos disponíveis, você pode selecionar os módulos que quer e clique em “Avançar” para ir para a segunda tela. Nesta tela você vai ter todos os seus módulos selecionados à direita e pode alternar entre elas. Os módulos usando nossa biblioteca não vão precisar de mais configurações, mas os outros módulos que contam com os pinos do Arduino terá de ser configurado usando o botão de conexão na tela.

 

A biblioteca tentou-se reduzir ao máximo complexidade de escrever esboços de código Arduino, muitas das interfaces com bibliotecas são as mesmas que as interfaces originais do Arduino, por isso a maioria dos seus antigos esboços será executado utilizando o 1Sheeld com modificações mínimas.

 

A seguir vamos acompanhar 3 momentos destaques da entrevista com Amr Saleh e Islã Mostafa, os criadores do 1SHEELD:

 

1Sheeld Entrevista.jpg

Link do 1Sheeld:

 

Entrevistador: Como a equipe se reúniu para construir o 1SHEELD?

Amr Saleh: Começamos a trabalhar há mais de 2 anos no nosso projeto de uma placa inteligente. Ganhamos vários concursos nacionais e internacionais com ele e pensamos em comercializar a ideia, por isso temos financiamento privados [...].

 

Entrevistador: Quais foram as experiências e percepções que levaram à criação da visão do produto?

Islam Mostafa: Se você é um obcecado como eu, então você gosta de experimentar muito e mexer e forçar a eletrônica para que faça coisas que não estava destinada a fazer. Eu costumava fazer muitos projetos em casa usando Arduino e eu gostei do fato de que tem vários acessórios que aumentam a sua funcionalidade. Se o seu desejo é se conectar com Bluetooth, é fácil comprar o shield Bluetooth. Se precisa conectar o seu projeto à Internet, não há problema é só comprar o shield WiFi, e a lista só aumenta.

Então eu percebi que a maioria dessas funcionalidades e periféricos já existe no meu smartphone, mesmo se eu precisar de alguns botões, o meu telefone pode exibi-los em sua tela de toque. Foi quando saiu a ideia 1Sheeld, se temos um shield que atua como um gateway entre o Arduino e o smartphone, que traria ao meu Arduino todas as capacidades de telefone e vice-versa, e seria o mesmo que introduzir shields e acessórios. E Tudo isso pode ser feito sem comprar os shields reais, apenas o 1Sheeld e nosso aplicativo Android.

 

 

Entrevistador: Como foi sua experiência em prototipagem e experimentação que conduziu ao produto?

Amr Saleh: Nós tivemos uma grande experiência em protótipos 1Sheeld, é incrível construir uma forma de produto do zero, vendo a passagem de ciclo completo por seus olhos de um diagrama de blocos, a esquemática, a codificação, para o PCB e montagem, em seguida, a depuração e ensaio.

 

É ótimo ter uma equipe talentosa trabalhando formação de um projeto, do começo até o fim. Esperamos que você esteja tão animado sobre 1Sheeld como nós, não podemos esperar para colocá-lo em suas mãos! [...]”.

 

 

Fonte:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...