Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tecgess

  • Publicações
    34
  • Comentários
    37
  • Visualizações
    25.501

5 Comentários


Comentários em destaque

@tecgess Meu caro, o @curtolo foi quem me ensinou essa técnica de soldagem das dobradiças que usas, e que tenho usado aqui também mais recentemente, mas não entendi o motivo de não usares a parte mais quente da chama e o porque de tanto tempo esquentando depois da adição da solda. Te importarias de me explicar?
 

No mais, trabalho de excelência indubitável. Meus parabéns. ;D

 

Sobre esse formato de vídeo fica legal acompanhar as várias câmeras, mas senti falta de zoom pra reparar nos detalhes, talvez fosse interessante utilizar uma ideia antiga do @Bruno Faria de adaptar um conjunto de lentes de câmera fotográfica antiga no sensor de uma das câmeras, ou achar alguma outra solução.

Abraço.  

  • Joinha 4
Link para o comentário
tecgess
Amigo EletrônicaBR

Postado (editado)

 Olá @Jack O'Neo meu amigo tudo bem ...

  Vou ser bem sincero  não vou saber te explicar, foram poucas vezes que eu fiz esse tipo de solda  estava usando  esse material .

barras fluxo.png

Creio que seria a falta de pratica com esse tipo de solda  a demora do processo  teria que treinar mais  não sobe ajustar  vasão do gás para ter um chama  correta ou a vareta de solda está com  % muito alta de prata.

Mas graça a Deus no final deu tudo certo ficou bem soldado.

Sim teria que filmar mais próximo  mas estou providenciado uma outra logitech e um microscópio trinocular  para detalhar melhor o serviço.   

 Mas ficarei grato em você passar alguns pontos errado do processo para que eu possa melhorar nesse tipo de soldagem. 

Editado: por tecgess
  • Joinha 2
Link para o comentário
  • Moderador Global

@Jack O'Neo @tecgess , o segredo da coisa é o fluxo e o maçarico.    Na época q comecei a fazer essas soldas testei vários mini maçaricos e só me dei bem com aqueles tipo caneta, foi o único a atingir a temperatura correta e rápido.    Comprei 2 a pouco tempo no aliexpress, paguei R$ 15,00 cada + R$ 30,00 de frete.

 

maça.jpg

 

Qto ao fluxo, ainda uso um bem baratinho, preciso comprar um outro indicado pelo Neo que deve facilitar ainda mais.    Qto às varetas, sempre utilizei as de 40% prata, nunca tive problemas.

 

Mas como exemplificado no vídeo pelo Gerson, o serviço fica excelente, é outro nível.    

  • Joinha 4
Link para o comentário

@tecgess Meu caro, perdão se me coloquei mal, existem mil maneiras diferentes de fazer as coisas e o que importa é o resultado, eu estava realmente tentando entender e aprender alguma coisa. ;D

Não sei se a maneira como faço é a mais acertada, por isso te questionei.

 

Eu aqui estou usando o fluxo e a solda em fio da morelli.

 

fluxo.thumb.png.f033f1549caae1b4adc7fb248251bc89.png

 

solda.jpg.fbe330febdf52e9cc86cf4ccf91f6e06.jpg

 

Se não me engano tem 56% de prata no fio de solda que é bem fino 0.5mm, e é livre de cádmio (cádmio faz mal pra saúde, como tantas outras coisas, mas preferi evitar).
Testei outras varetas de solda, uns 3 tipos até agora, e os resultados melhores que obtive foram com estes produtos aí, das experiências que fiz concluí que varetas com alto teor de cobre deixam a solda mais propensa a quebrar de novo ou trincar.

 

Sobre a temperatura da chama pode até ser que eu esteja incorreto, mas imagino que a parte mais quente da chama do maçarico seja na ponta daquela chama interna azul brilhante e bem concentrada mais perto da saída de gás do maçarico do que do final da chama total, eu comecei com um destes pequenos que o @curtolo postou em uma imagem acima, e acabei migrando pra um igual a este seu aí.

 

Aqui o que tenho feito seguindo orientações encontradas na internet para os produtos que estou utilizando é:

passar fluxo nas partes a serem unidas e também na ponta do fio de solda,

aqueço o fio com o maçarico e ele rapidamente derrete formando uma bolinha na ponta do fio,

bolinha feita no fio eu passo a esquentar as partes a serem unidas com a parte mais quente da chama até que fiquem incandescentes,

e aí aproximo a bolinha na ponta do fio até a junção das peças sem tirar o fogo totalmente da região,

quando a bolinha entra em contato com o metal quente e com o fluxo ela derrete e se espalha na região da junção aquecida onde haja fluxo,

isso tendo acontecido eu cesso o fogo e espero esfriar.


Umas peças demoram mais que outras pra esquentar, principalmente quando a haste quebra bem próximo da dobradiça, então nestes casos eu procuro aquecer mais inicialmente esta parte do que a haste, pra garantir mesma temperatura nas partes a serem unidas.

 

Não sei se a minha metodologia é a correta, eu acabei assistindo muitos vídeos de joalheiros e dentistas no youtube e em função de tudo que aprendi com os caras cheguei a estas conclusões aí.

 

Sobre esta solda com alto teor de prata 56% ela não é tão dura quanto a de 40% com outros aditivos, notei que ela é mais maleável e aceita melhor uma dobra posterior a solda do que as varetas com 35% e 40% que testei, estas por serem mais duras, ao exercer pressão sobre a solda acabavam soltando no local da solda enquanto esta de 56% dobrava mas não quebrava mesmo numa solda feita na região de um daqueles furos que fixa a haste na tela em modelos mais antigos, que ficou com 1mm de solda de cada lado do furo após refazer o furo na região já soldada e com acabamento.

 

Teve até uma situação constrangedora onde mostrando pra um parceiro a qualidade do serviço (com vareta de 15% acho eu) onde fiz uma força que jamais aconteceria naturalmente num notebook, diretamente sobre o ponto de solda de uma dobradiça velha que quebrei de propósito para ter o que soldar(praticando), coloquei os dois dedões sob o ponto de solda e fiz muita mas muita força mesmo enquanto dizia para o parceiro: "-Cara, isso não quebra de jeito nenhum, é melhor que o original." Não consegui terminar a frase, ouvi um créck, um pedaço da haste em cada mão, o cara perdeu a fé no serviço e eu fiquei vermelho e com cara de taxo, já tinha feito aquilo várias e várias vezes para demonstrar aos outros parceiros, eu realmente acreditava que jamais aquilo viria a quebrar novamente, todos os outros parceiros já trouxeram dobradiças pra fazer, este não trouxe nenhuma uheauheauheuhae ;D por que será né?
E só de lembrar, fiquei com vergonha de novo.  

 

Alias sobre o acabamento, no início eu fazia um enorme esforço para manter a haste e a dobradiça o mais parecida possível com o original, mas notei que um pequeno excesso de solda na parte da haste que não toca a tela é até benéfica.

 

Como disse acima não tenho ideia de ser ou não a melhor maneira de fazer as coisas, por isso é que questionei, se houver algo que queiras acrescentar sobre o assunto sou todo ouvidos. ;D


Ahhhhhh já ia esquecendo, não adianta querer comprar estes materiais direto da morelli, acredito que pra tentar evitar o surgimento de falsos dentistas que eram muito comuns alguns anos atrás eles são proibidos de vender pra quem não tem CRO, então o jeito é comprar pagando um pouco mais no ML ou de algum distribuidor autorizado... Eu cheguei a efetuar a compra com eles diretamente e depois me ligaram dizendo que ou eu passava meu CRO (que evidentemente não existe) ou seria cancelada. uhuhaeuhaeuhaeuhaeuhAE

 

Grande abraço meu caro. ;D 

  • Joinha 2
Link para o comentário
tecgess
Amigo EletrônicaBR

Postado (editado)

Olá meu amigo@Jack O'Neo  imagina jamais ficarei chateado ou constrangido pelo fato do questionamento construtivo.

 

Estamos sempre evoluindo pelo questionamento construtivo  que as pessoa fazem na nossa área sempre melhorando os nosso conhecimentos e processos.

 

Esse material que comprei  foi um amigo que me indicou  para eu poder fazer o trabalho,mas ele também me questionou , como ele disse  toda material a ser soldado existe uma diferença não é só ferro  existe uma mistura de elemento químico que o soldador tem saber para utilizar o material correto para uma boa soldagem .

 

Que no meu caso não tenho  equipamento e conhecimento específicos para fazer essa separação do elementos da pecas  a ser soldado .

 

 Como ele disse " esse material vai ser bom para essa peça a ser soldada mais para outra talvez não sirva" creio que cai no caso que você mencionou na peca que foi soldada e quebrou .

 

Um grande abraço meu amigo.

 

Ps: temos que voltar a ter aquele bate papo que tínhamos antigamente era muito bom aquela troca de conhecimentos como está sendo agora nesse post.     

Editado: por tecgess
  • Joinha 2
Link para o comentário
Visitante
Adicionar um comentário

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...