Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
  • Publicações
    7
  • Comentários
    107
  • Visualizações
    25.142

Como fazer download de arquivos de atualizações de BIOS do site da Samsung sem que o notebook esteja funcionando?


Jack O'Neo

3.556 visualizações

Ainda estes dias eu me incomodei um bocado com um notebook Samsung, NP530U3C-AD2BR, que estava reiniciando no logo da BIOS em loop.
Consegui resolver pois foi possível entrar no sistema operacional, e desta forma foi possível utilizar o utilitário de atualização da Samsung, mesmo aqui no EletrônicaBR BIOS para o modelo AD2BR não está disponível.

Os arquivos disponíveis atualmente no fórum são para as versões: P12ABH e P05AAJ, o maldito AD2BR utiliza versão P13ABL que vou upar a seguir neste link.

 

Fiquei Inconformado com a impossibilidade de efetuar o download do arquivo de atualização da BIOS sem a utilização do aplicativo diretamente no notebook, pois muitas vezes quando se precisa de um arquivo de BIOS é porque o notebook não está mais gerando vídeo.


Comecei a fazer uma análise para saber como o aplicativo de download oficial da Samsung funciona, mas tendo encontrado alguns obstáculos resolvi pesquisar pelo assunto, e alguém da comunidade LINUX já tinha feito o que eu queria fazer.
A postagem original do usuário Penalvch pode ser vista aqui, e permite a alguém que esteja utilizando LINUX fazer o download da BIOS, visto que a Samsung somente da suporte para o download através de seu programa oficial no windows.

Extrapolando o conceito por ele apresentado ficou claro, que tudo que precisamos ter para efetuar o download de um arquivo de atualização de BIOS sem ter o notebook funcionando é a versão da BIOS instalada no notebook, algo que quando for possível extrair o backup do arquivo original diretamente do chip é fácil.

 

Para BIOS da Samsung com chipset Intel:


Basta que se busque no backup.bin o termo "SEC" ou "53 45 43" dependendo da forma como for pesquisar e do seu editor hexadecimal favorito, "SEC" vai ter um complemento que pode variar, SEC'WUP' ou SEC'FID' foram os que encontrei analisando uns poucos arquivos, ao término dessa tag veremos ..2. e logo depois a versão completa da BIOS, parece que "RSDS" também é constante e pode ser que valha apena usar esta outra tag para localizar a versão em algum caso onde SEC não retorne resultados satisfatórios, abaixo exemplos de como podem aparecer.


SECFID..2.13XK.M046.0000.00.00.HKK.530U4B....199....RSDS


SECWUP..2.P12ABH.035.0000.00.00.hk.530U4C....ABH....RSDS
 

Para BIOS Samsung com chipset AMD:

 

Basta buscar no arquivo backup.bin o termo "SamSung@Auto" e rolar um pouco até encontrar algo como isto t.."03QNM002 ........q outro termo que quando buscado retornará a versão da BIOS em outro ponto do arquivo é "$FID" neste caso encontrarás a versão com um formato diferenciado mas ainda apontando para as letras que precisamos para o download.

 

O que precisamos para efetuar o download é a sequência final de letras da versão da BIOS XK no primeiro exemplo e ABH no segundo.

Tendo identificado a versão adequada para o modelo desejado basta digitar no navegador da sua preferencia:

 

http://sbuservice.samsungmobile.com/BUWebServiceProc.asmx/GetContents?platformID=XK&PartNumber=AAAA

ou

http://sbuservice.samsungmobile.com/BUWebServiceProc.asmx/GetContents?platformID=ABH&PartNumber=AAAA

ou

http://sbuservice.samsungmobile.com/BUWebServiceProc.asmx/GetContents?platformID=QN&PartNumber=AAAA

E se tudo correr bem vais ver algo como isto na tela...

 

<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<Content xmlns:xsd="http://www.w3.org/2001/XMLSchema" xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance" xmlns="http://sbuservice.samsungmobile.com/">
  <ID>1079</ID>
  <Version>13XK</Version>
  <Importance>0</Importance>
  <MsgType>0</MsgType>
  <AutoInstall>0</AutoInstall>
  <ExclusiveInstall>0</ExclusiveInstall>
  <FilePathName>ITEM_20130405_1079_WIN_13XK.exe</FilePathName>
  <FileSize>3424280</FileSize>
  <Downloaded>0</Downloaded>
</Content>

 

E nesta lista XML acima o item <FilePathName>ITEM_20130405_1079_WIN_13XK.exe</FilePathName> é o que nos interessa.

 

Tendo encontrado o nome do arquivo basta colar no navegador o endereço:

 

http://sbuservice.samsungmobile.com/upload/BIOSUpdateItem/ITEM_20130405_1079_WIN_13XK.exe

 

Feito isso, é só aguardar o download ser concluído, descompactar com 7ZIP ou WINRAR e fazer a edição da BIOS conforme necessário, os arquivos mais antigos da AMD já vem prontos para gravação.


O Conteúdo destes arquivos varia de um arquivo para outro, encontrei alguns que continham além da BIOS uma cópia não muito bem delimitada da EC BIOS que não fui capaz de adequar sem ter o arquivo antigo em mãos, já as MAIN BIOS vem sem ME, sendo necessário montar um arquivo novo utilizando o de backup como referencia e doador, e ao final do processo é possível utilizar o "ME analizer.exe" para determinar se a edição foi bem sucedida, e na dúvida sobre a funcionalidade do ME este pode ser substituído por um RGN limpo com "FITC.exe" adequado para a versão, tema que já foi abordado amplamente e com muita qualidade pelo @FDONATO neste tópico.

 

Acho que o procedimento é deveras simples, mas estou a disposição para esclarecer quaisquer dúvidas, boa sorte.
Abraços. j+

Editado: por Jack O'Neo

  • Joinha 8
  • Legal 3

14 Comentários


Comentários em destaque

FDONATO
Amigo EletrônicaBR

Postado

@Jack O'NeoExcelente! obrigado por compartilhar, eu não conhecia esse método! Quem nunca passou perrengue para encontrar bios correta para samsung?  Samsung é campeã de incompatibilidade entre a main e a ec, essa forma vai ajudar muito, já salvei aqui nos favoritos!

  • Joinha 3
  • Legal 1
Link para o comentário

Obrigado por compartilhar.

Consegui baixar o que eu precisava. (NP270E5J -KD2BR firmware P07RCK)

Ha muito tempo procurava como baixar essa BIOS do site Samsung.

Valeu.

  • Joinha 3
  • Legal 1
Link para o comentário

Encontrei hoje em outra BIOS samsung uma identificação diferente para BIOS INTEL mais antiga basta buscar por: OEM_ID_STRING caso as alternativas anteriores não funcionem.

Link para o comentário

@Jack O'Neo

Essa semana usei esse procedimento para um np300e5, consegui baixar o arquivo certinho, porém não consegui extrair de modo algum, se souber de alguma maneira para fazer essa extração me avise... Confesso que para esses arquivos mais novos, não conheço nenhum soft que faça essa extração.

Link para o comentário
13 minutos atrás, Jack O&#x27;Neo disse:

queres o arquivo?

quero sim, o máximo que consegui foi isso, 

image.png

 

não tenho certeza, se esse arquivo é apenas um update de uma parte apenas da região de bios... o que eu preciso é da região de bios inteira, que tem cerca de 10.240 kb para reconstruir um arquivo corrompido no FIT.

 

image.png

  • Joinha 1
Link para o comentário

Conseguiste exato o mesmo que eu, é um arquivo .cap capsule, que tem contido em si alguns arquivos compactados em formato GZIP (*.gz) mas infelizmente não consegui ainda identificar o padrão desses arquivos GZ para extração.
Assim que der eu dou uma olhada nisso de novo, e te falo. Tá meio corrido por aqui.

Link para o comentário
On 1/27/2023 at 8:56 PM, FDONATO said:

@Jack O'Neo tranquilo, sem problemas, acho que tendo um notebook samsung consegue extrair, no próximo que aparecer aqui eu testo!

@FDONATO, você conseguiu? Eu também estou aqui com um arquivo .cap, mas não tenho idéia de como poderia flashear. Algum software permite fazer isso?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Visitante
Adicionar um comentário

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...