Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
  • Publicações
    4
  • Comentários
    50
  • Visualizações
    16.258

Era mentira..... e custou caro ! Uma odisseia sobre cursos


infosquad

25.775 visualizações

  Quando eu escrevo eu me empolgo entao se nao tiver paciencia para ler.....  continue no whatsapp. ?

Linguagem obsena presente. É um blog e nao um livro !

E no comeco.......

  Eu comecei a me dedicar muito aos notebooks lá no ano de 2007, 2008, aonde teve aquela avalanche de trabalho chamada NVIDIA com os lindos MCPs e toda a familia GF.  Meu Deus ! Aquilo deu de comer para muita gente.  Assim como a maioria eu comecei com algo improvisado já que maquinas de BGA e estacoes de solda eram coisa para grandes empresas dedicadas à eletronica e o meu laboratorio era completamente dedicado à infomatica.

  E desse jeito iamos levando.... reflows,  troca de jack, conserto de dobradicas, flats, fontes e troca de pecas que incluiam no pior dos casos a placa mae e alguns consertos mais basicos na parte eletronica. Até que meu amado governo resolveu fechar a importacao, a partir desse momento ferrou !  Se nao consertar aquela plaquinha nao tem outra e nao tem grana ! Placa de notebook virou joia ! Ninguém tem e se achasse alguém que tivesse uma,  estava zuada ou estava cara.

A era dos fóruns

  Dai comecaram os estudos pra valer ! Horas e horas vendo esquemas, foruns, datasheet e o que mais fosse. Foram inclusive as primeras vezes (de muitas que viriam) aonde a minha mulher comecou a reclamar do meu trabalho. Mas nao tinha opcao, era apostar pesado naquilo ou mudar de profissao !
  O Freebr me conquistou pelo seu sistema de "desafio" , se quiser ver tudo tem que participar !  Muitos reclamavam, mas eu me empolguei e levei como se fosse um jogo e fui abrindo as fases. No fórum recebi ajudas e dicas de grandes técnicos que tem a minha profunda admiracao, mas infelizmente tudo tem um limite e havia coisas que nao tinham resposta nem no FreeBR ( o fórum que virou a minha segunda casa) nem nos foruns de fora.  E meu amigo..... por sorte eu sabia me virar em 3 idiomas, mas nem assim para achar informacao !
 

Os cursos

  Vasculhando a internet em busca de informacao inevitavelmente acabei achando videos referentes a alguns cursos e minha nossaaaa !  Lembro de alguns que eram pequenas palestras gratuitas de cursos em portugues, eram de 1 hora ou menos,  mas só com aquilo a minha mente já abriu imensamente, consegui procurar as coisas de outra maneira e achar outras informacoes. Haviam coisas ali que ninguém falava, alguns por nao saber e outros por nao querer, mas toda aquela informacao inedita estava ali e eu queria mais !
  Naquela epoca já contava com algumas ferramentas, mas devo ser sincero, quando perdi a possibilidade de trocar placas apareceu um belo rombo no meu orcamento, portanto...... dinheiro para comprar um curso ?  ?  .....  SIM CLARO !  Foi boa essa !   Entao continuei estudando por meio do fórum, já tentando aplicar parte do que havia me chamado tanto a atencao.
 Eu estava convencido que aquilo seria bom para mim e comecei a juntar dinheiro. Era trabalho, estudo, trabalho, estudo.... passava horas no fórum até que consegui juntar a grana para o curso. No comeco pretendia fazer "o curso online mais caro do Brasil" , já que havia gostado do conteudo e na epoca eu ainda tinha certa admiracao pelo professor mas felizmente eu acabei fazendo outro curso.  Logico que a minha mente abriu mais ainda depois do curso e eu sai de lá empolgado, pronto para consertar qualquer placa ou quase isso né.
Coitado de mim !

A tristeza de buscar a solucao no lugar errado

 Mesmo satisfeito com o curso que havia realizado, principalmente em questao custo X beneficio, eu comecei a me deparar com uma quantidade imensa de coisas que eu nao havia aprendido.  Seeeempre tinha algum detalhe..... a placa usa outra arquitetura, o componente que tinha que analizar era bem diferente dos que haviamos visto, ou simplesmente algumas coisas que havia aprendido nao se aplicavam, nao faziam sentido !

   OK Cristian ! Nao se desespere !  Se melhorou com um, faca outro ! Por meio de alguns colegas tive acesso a outros cursos (SIM ! Alguns alunos compartilham cursos com seus amigos ! Nao sejamos hipocritas ! ) e mesmo com a clareza de que cada curso adicionava um pouco ao meu conhecimento eu acabava aprendendo mais no dia a dia tentando ajudar os colegas no fórum do que com os cursos que tinha estudado ! 

  Com o tempo o fórum cresceu, havia mais informacao, mais debates e até mesmo mais iniciativas como os historicos bate papos pelo Skype.  Nossa ! Aprendi muito com aquilo tudo !  Ajudar a consertar uma placa que estava a 3 mil kilometros de distancia se transformou na minha rotina diaria e se eu queria realmente ajudar alguém eu devia estudar sobre aquilo e dai vinham.... datasheets, esquemas e pesquisas para finalmente tentar ajudar os colegas e se a placa deles dava video.... Yes ! Aprendi algo novo na prática !
  Posso dizer que naquele momento os cursos serviram para abrir a mente, mas sem o fórum e logicamente sem a minha atitude de entrar e participar nao teria chegado muito longe e acredito que hoje estaria em outro ramo.  Mas depois de muito estudo, finalmente eu conseguia comecar a melhorar minha vida profissional e financeira !

Em busca dos segredos jamais contados 

  Depois de alguns anos comecaram a aparecer cursos de todos os tipos e idiomas, eu ainda tinha muita curiosidade e agora.... Eu tinha dinheiro para comprar os cursos !! Sim Sim ! YEAHHH Fuck YEahhh vou ser o mais sinistro dos sinistros, vou ser o fodastico ! O grande pica das galaxias !   

Tentativa 1

  Agora era questao de escolher, cai dentro de um curso do meu pais, o curso muuuitooo completo, bem elaborado, com um professor bem bacana, o valor era alto, mas que se dane ! Ganhei dinheiro estudando, agora vou gastar dinheiro com meu estudo !
  Depois de um tempo.... bom... legal, bacana, mas no fundo, no fundo, era mais do mesmo ! E quando havia alguma atualizacao do curso..... mais do mesmo, mais do mesmo.... Afff !  Disse antes e repito, todo curso deixa algum aprendizado, mas continuava longe do que eu queria saber.

Tentativa 2

  Um técnico bastante conhecido de outro pais comecou a dar aulas particulares online, eu havia aprendido MUITO no comeco com o material que ele publicava em outros lugares, entao eu disse, pronto ! É esse !  Aulas particulares online com um cara que sabe bagarai !  Agora a coisa vai !
Infelizmente.... comprei as aulas e o cara realmente sabia e sabe muito, coisas que inclusive nao eram tao debatidas em otros cursos, porémmmm ainda sem as respostas para as minhas duvidas.

Tentativas 3, 4, 5, 6........ PQP !

  Eu tinha uma grana mas também nao limpo o traseiro com Dolares e a brincadeira tava ficando cara, mas por sorte, depois de alguns cursos eu tinha ainda mais amigos de mais paises e dessa forma acabei adquirindo mais cursos..... "Eu compro esse e voce compra aquele"  "Hey... fulano que fez o curso tal com a gente tem o outro curso do outro carinha, a gente compartilha este e ele compartilha aquele"   , e assim a colecao ia aumentando e aumentando. Cursos e contas VIPs em Brasil, Argentina, Portugal, España, EUA, India, Vietnam, Russia, Polonia, China, Iran (sim, IRAN !) e normalmente mais de um curso ou conta proveniente de um mesmo pais.  Era uma bagunca, eu já nem sabia aonde tinha metade das coisas !  E no final das contas....

  MAIS DO MESMO ! PQP ! CARAIO ! Parece que 2 ou 3 fdp fizeram um curso e os demais apenas assistiram, dublaram e lancaram outro ! E o pior é que certamente eu fiz este punheteiro curso original ! E mesmo assim.... cade as respostas ? ARGHHHH !!! 
Com o tempo e com meus própios estudos que me ajudavam a abrir a mente para me defender das lorotas,  acabei me deparando com uma imensa quantidade de incontaveis abobrinhas no meio daqueles cursos todos !

Tinha um que passava 40 minutos com a cara na camera explicando porque voce NAO VAI CONSEGUIR CONSERTAR O NOTEBOOK ! Se fosse até onde ele ensina ok! Mais do que isso era perda de tempo e tempo é dinheiro, vá fazer outro que tenha conserto de verdade !

Outros tinham algum tipo de alergia estranha aos osciloscopios ! Osciloscopio nao é prático e serve apenas para um 10% dos servicos !  E outras abobrinhas.

Tinha um que supostamente ensinava a medir corrupcao de BIOS com o osciloscopio, mas como o cara era do oriente medio e o video estava apenas legendado em ingles, eu nao sei até hoje se ele na verdade estava tentando ensinar a fazer uma bomba, porque com certeza como medir uma BIOS ruim aquilo nao era !

Em certo ponto tive acesso a um curso que prometia XX% de sucesso nos consertos.  PERAI.... mas se o conteudo do curso é aproximadamente 20% de tudo o que eu já vi nos demais cursos.... entao eu deveria ter uns 400% de sucesso nos meus consertos !  Essa porcentagem estava errada !

Para testar um chipset (tirando coisas logicas que raramente se aplicam) eu ouvi ....  "Teste com o multimetro fora da placa, se der continuidade tá ruim"  "Veja a temperatura, se esquenta muito tá ruim"  "TROQUE !  Um bom técnico sempre deve ter pecas novas para trocar, é como um CPU ou uma RAM" .

Dialogo tipico entre cliente interessado no curso e o professor....
 

Citar

-E no seu curso voce vai explicar como reconhecer chips ruins ? Mesmo sem tirar da placa e tal ?
-Sim... claro, ha varias técnicas que podem nos auxiliar nisto
-E vamos ver exemplos de diagnostico tanto de BGA queimado e com problemas de solda né ?
- Poxa, legal, ahhh e BIOS, vamos ver também problemas de BIOS, como reconhecer uma BIOS ruim, etc ?
-Sim, mesmo o ideal sempre sendo reprogramar a BIOS, ha varios pontos de medicao que nos ajudam a detectar uma BIOS ruim.
-Trabalharemos com osciloscopio para estas coisas também certo ?
- Sim, inclusive ha meios de verificar o correto funcionamento da BIOS por meio do osciloscopio.
- Show !

Agora a coisa VAI !


Dialogo tipico entre aluno e professor....

Citar

- Professor ... Maquina sem video, todas as tensoes ok,  se eu nao quero tirar o chipset da placa a toa e nao ha curtos relacionados com ele, como faco para testa-lo ?
- Verifique o consumo na fonte de laboratorio
- Professor, o consumo é X. 
- Pode ser BIOS, pode ser CPU, pode ser problema de bga em PN ou socket, ou até mesmo o chipset danificado internamente.
- AAAAhhhhammmm..... ----(Que merda de porra de analise de consumo que nao me serve pra bosta nenhuma)--- eeeee.... entao ?
- Comece pelo facil... faca BIOS !
- E tem como eu saber se a BIOS esta ruim ?  
- Sim,  voce pode verificar o RSMRST# e também verificar os teminais da BIOS com o osciloscopio, etc.
- Ahh perai..... Sim, temos o RSMRST# (obvio né, a maquina ligava ! Mas vou na onda dele)  e também dados na BIOS.
- Aparenta estar tudo bem, tipico sinal de problema de BIOS. Regrave !
- Regravei e nada professor.
- Dado o consumo e os sintomas, se voce já trocou o CPU, vai ter que fazer o BGA. Voce pode experimentar aplicando calor antes no socket ou no chipset, ou até mesmo dando uma apertadinha.

PAUSA PARA REFLEXAO
PQP maluco ! Eu te paguei nao sei quantos Dolares para voce me ensinar a fazer o ME que o Ninja ensinou pra gente ha anos !!??

1 dia depois.....


-Professor, fiz bga no chipset e até no socket !  Deu uma trabalheira danada ! Mas ainda nada de video ! O consumo mudou um pouco !
- Bom.... ehhh... hummmm.... estranho !  Ehh tem maquina que é complicada né !  Grava a BIOS denovo !
- Denovo !! ?? Mas aquela eu peguei com um colega de confianca, 100% funcional !
- Pode ser a versao, já me aconteceu que com uma versao... bla bla bla..... grave com esta que vou lhe passar e se nao conseguir, experimente com uma do fabricante, ahh e se nao funcionar, troque o CI da BIOS, estas BIOS costumam falhar.
Neste ponto mais do que com um professor, eu me sentia conversando com o Forrest Gump enquanto ele me contava sobre as suas aventuras de reprogramacao de BIOS no Vietnam, encima de um barco de pesca ou depois do seu jogo de ping pong. Eu queria eletronica e estava tendo uma amostra NAO gratis de "Teve uma vez....."
- Nada professor, passei 2 horas procurando e programando diversas BIOS em 3 CIs diferentes... e nada !
- É Cristian, acho que o seu chipset esta queimado, voce terá que troca-lo.  


Troco o chipset e a maquina nao dá video e obviamente nao pretendo falar sobre isto para o meu professor já que nao tenho palavras educadas para dizer que o FDP me fez perder 2 dias com palpites que nao me levaram a merda nenhuma.  Agora com a minha placa ferrada só me resta remover cuidadosamente o meu chipset novo, fazer um reball a toa para recolocar o chip do cliente e posteriormente enfiar a placa na bunda e me fuder !

Porque a placa nao funcionou ?

Com alguma alteracao dependendo do caso, problema, professor, etc, este é um dialogo muito comum e que já aconteceu de alguma forma parecida comigo ou com algum colega. Como podem ver, na hora de vender o curso todos sao os donos dos segredos, mas quando a placa tá na mesa, a maioria comeca a correr em circulos como uma galinha sem cabeca.
A placa nao funcionou por um motivo simples... depois de uma completa CIRURGIA PLASTICA na placa aonde foi feito ME, reball no socket, reball no chip, reprogramacao de 3 BIOS com 3 integrados diferentes e troca de chip... a placa esta completamente  ferrada !  Normalmente o proprio técnico acaba por danificar alguma trilha, algum pad ou até mesmo remover algum componente sem se atentar a isso. Que atire a primeira pedra também aquele que nunca achou alguma esferinha colada nos cantos da placa depois de ter feito hipoteticos 3 reworks ! Nem falemos da estatica, porque a nao ser que voce tenha uma doutrina muito rigida, o risco de se ferrar é grande ! Porque malandro..... se voce passar 2 dias encima de uma placa, a ponto de zunir o pote de fluxo na parede, pensando seriamente em mudar de ramo  e mesmo assim  mantiver 100% do tempo a pulseirinha aterrada.... voce tá de parabéns !
  E o osciloscopio nisso tudo ?  Vai bem obrigado !  Liguei ele, verifiquei os terminais da BIOS, bati foto, mandei para os colegas do zap, coloquei no face e depois guardei tudo direitinho para a proxima tentativa.  Ahhh e CLARO !  Como nao sou bobo.... capturei ali a transferencia de 1 segundo de dados para poder fazer futuras comparacoes. Guardei no meu note como "captura da BIOS que supostamente funcionava naquela placa maldita que quase fez eu enfiar o ferro de solda no meu olho de tanta raiva.GIF".

Depois de tanta desilusao.....

  Depois de alguns anos e de todo aquele dinheiro espalhado pelo mundo eu disse.... perai ! Nao é justo ! Existem cursos que ha anos continuam oferecendo o mesmo conteudo,  analisando as mesmas placas e dando as mesmas desculpas !  Anos depois os primeiros cursos que eu havia feito continuavam ensinando as mesmas coisas com as mesmas placas de anos e anos atras. Aquilo tinha que mudar ! Entao me ocorreu fazer algo que ia servir para dar uma pequena ajuda para evitar que a galera que estava comecando caisse na armadilha de pagar por aquele conteudo batido e ao mesmo tempo ia servir de chamado de atencao para muita gente.
Assim foi que resolvi comecar a filmar os videos que foram publicados gratuitamente como "Treinamento do EletronicaBR".
  Aquele material mesmo sendo consideravelmente reduzido, acabou dando uma ajuda para milhares de pessoas e ao mesmo tempo serviu para "empurrar" um pouco pra frente os cursos.  Depois de algum tempo, alguns termos ali usados pasaram a ser vistos mais frequentemente e por meio de diversos colegas fiquei sabendo que varios cursos haviam renovado seu conteudo.
 
Claro ! Cobrar milao por analizar uma placa que ta no youtube nao tem como né ?

  Fora isso,  vários professores comecaram a publicar sequencias de outras placas, algumas sinceramente me dao vontade de assisti-los comendo esferas de BGA até a morte (que espero que seja antes do final do video) enquanto outras estao bastante interessante e no geral, todas ajudam a enriquecer a mente daqueles que estao comecando.


Dai eu entro no fórum e me chamam de professor.....

  Meu amigo ! Depois de tudo o que eu sofri na mao destes camaradas voce ainda quer me chamar de professor ?  Me xinga, me chama de viado, coloca um apelido, mas nao me chama de professor !  Até porque nao tenho formacao nenhuma para isso.  
  Professor é quem tem formacao docente, analista de esquemas eletronicos nao existe ( até onde eu sei) e quem ensina engenharia é o engenheiro !
  Claaaarooo que vendo por um lado mais humilde, todo aquele que pode nos transferir um conhecimento acaba sendo um professor e eu tive muitos, apenas nao curto muito esse termo relacionado com a minha pessoa, ao menos nao ainda. Digamos que eu sou um técnico que elabora treinamentos em eletronica, algo tipo exercicios para agilizar a mente.


Mas afinal, consegiu achar as respostas ?

  As respostas estao ao alcance de todos, hoje em dia temos internet, documentacao aos montes e comunidades imensas !  O caminho nao é fácil e normalmente é bastante solitario, até porque é normal que seus colegas de estudo estejam tao perdidos quando voce no inicio ! Como voce vai perguntar para alguém o que ninguém sabe ? 
  É possivel detectar um problema de BGA sem remover o chip da placa ? É possível detectar uma corrupcao de BIOS com medicoes ? É possivel detectar um problema no CPU ou no socket ?

SIM !  Tudo é possivel !  Veja o exemplo do video que esta no blog do @Paulo Noce .  Antigamente analizar minimamente uma comunicacao em uma linha dessas era coisa do diabo ! Agora tá ali, grátis para todo mundo !  Obviamente que ha muito mais por tras daquele video, mas ai é questao de cada um continuar estudando para chegar até onde desejar.

Hoje em dia eu aprendi algumas coisas e continuo estudando outras e ha coisas que simplesmente nunca consegui entender ! Mas certamente se voce pegar o video em questao e sair vasculhando mais informacao a respeito, voce vai acabar aprendendo muito mais sobre esse assunto do que comprando um curso.

No final das contas, ouvi e li promessas internacionais em ao menos 3 idiomas diferentes e no fundo, a grande maioria...


                                                                                                                            Era Mentira..... E custou caro !


Ahhh e nao ha milagre ! Ainda hoje continuo pegando varias placas que nao consigo consertar !  Nao acredite em lendas urbanas !  Sejam vindas de colegas ou professores !

Fulano faz 100 bgas e só voltam 2 ou 3 -  
SIM CLARO !  Porque antes ele coloca a placa na maquina de raio X que ele tem para poder verificar o estado interno do integrado ! Uma boa maquina dessas custa algumas centenas de milhares de Dolares, mas ele ainda trabalha todo dia porque ama o que faz ! Afinal, nenhum técnico sonha em estar em uma praia paradisiaca bebendo alguma bebida exotica, nosso lugar é na bancada, até a morte !

Mas ele tem uma maquina fodastica e só usa chip novo !
AHHH, isso é porque o calor das maquinas carisimas nao afeta as conexoes internas do chip e vai direto para as esferas !  Alem do mais, para ter a certeza de comprar chip novos é só mandar um zap para o Joao Intel !  Depois te paso o numero dele !

Fulano tem 90% de aproveitamento nos consertos dele !
Considerando que ele conserta as maquinas dos parentes e vizinhos, que nenhum deles leva em outro canto e que sao pessoas cuidadosas que nao ficam bebadas e derrubam meio litro de batida de tamarindo encima do notebook que tava tocando um pagode durante o churrasco........ 9 de cada 10 maquinas é um bom número, parabéns para ele !

Nao, é serio, ele é engenheiro e até tem contatos importantes !
Ahhh, porque nao falou antes !  Isso porque quando voce se forma em engenharia, eles te fazem uma mandinga forte para afastar maquina zuada pelos outros e demais noias.  Alem do mais, quem faz parte da industria recebe um implante cerebral para poder trabalhar completamente concentrado todos os dias e toda hora.

- Amooorrr , a casa tá pegando fogo !
- Agora nao mulher, nao tá vendo que eu to com uma placa, porra !

Supostamente realizando tal curso vou conseguir consertar ao menos XX % dos aparelhos que receber.
Aaahhh meu bem !  Le as letrinhas pequenas fazendo o favor !

Nao contabilizam
Aparelhos que sofreram danos ocasionados por raios, danos por liquidos, aparelhos que tenham sofrido impactos que possam afetar a estrutura interna da placa, aparelhos que tenham sido sometidos a grandes quantidades de quaisquer tipos de liquidos,  aparelhos que tenham sofrido intervencoes realizadas por terceiros, aparelhos cujos componentes de substuicao nao sejam exatamente especificados no esquema ou boardview (se nao tiver esquema ou BV FODA-SE) , danos ocasionados por fontes vagabundas que possam fazer um furo na placa, aparelhos que nao sejam consertados com os equipamentos correspondentes para o servico ou que nao se encontrem em perfeito estado... bla bla bla, baboseira, bla.


Só se tiver umas letrinhas dessas mesmo, porque nao tem como voce saber o estado dos aparelhos que vai receber.
E MESMO que considerarmos XX % apenas dos aparelhos que cumprirem com os requisitos, ainda estamos considerando que voce aprendeu tudo perfeitamente, que que voce esta em um bom estado de animo e concentracao (se a muier dormir de calca jeans nem vai trabalhar), que nao houve nenhum erro oculto no procedimento (se uma esferinha ou pingo de solda cai aonde voce nao enxerga.... ferrou com a %), que voce conseguiu achar o esquema e o boardview se for necessario, etc, etc
Se MESMO ASSIM, alguém conseguir te garantir uma determinada porcentagem de sucesso, estao vendo seu futuro !
Nesse caso acho que esta pessoa ganharia bem mais jogando na Mega-Sena.



Algum curso serve ? Qual voce recomenda ?

   Claro !  Existem vários cursos legais, mas infelizmente 80 ou 90% deles acabam nos decepcionando de alguma maneira. Minha recomendacao é pesquisar MUITO !

Dicas para ter em mente ANTES de comprar um curso

  Veja no youtube, peca uma aula gratis, questione tudo antes de realizar a compra e PRINCIPALMENTE... procure pessoas que fizeram aquele curso e veja bem se o camarada aprendeu algo ou se ele simplesmente esta te enrolando.  Afinal de contas nao é muito comum voce ver alguém falando "Paguei um dinheirao e nao aprendi merda nenhuma heheheh, que legal ! "

  Nao se apegue ao seu idioma nativo !  Se quer ir mais longe no nosso ramo voce é OBRIGADO a aprender ingles, caso contrario pode fazer 50 cursos em portugues e quando analizar um integrado qualquer que o professor nao tenha ensinado, com certeza voce vai morrer na praia quando abrir o datasheet !
 Uma vez que aprendeu um pouco de Ingles, porque procurar somente cursos em portugues ? A internet chega mais longe sabia ?  E melhor ainda, se já sabe ingles, porque nao comeca a procurar no Google as suas duvidas, mas desta vez em ingles ? Talvez acabe ate deixando o curso para depois ou aprendendo algo novo que te leva a perceber que "aquele professor" nao sabe tanto quanto voce achava.

  Peca referencias ao professor. Nao digo que seja excluente, muitas pessoas sem uma formacao docente ensinam melhor que muitos professores, mas com certeza saber que voce esta fazendo um curso com alguém formado é um pouco melhor. Lembro de um Uruguaio que dizia ser engenheiro e até hoje estamos cacando o diploma dele ! Pena que apagou todos os videos do youtube, mas tinha cada bosta ali !

  Veja as opcoes de integracao com os demais alunos ! Bom, hoje em dia grupo de face ou whatsapp todo curso tem, mas tente descobrir se é um grupo aonde participam meia duzia de alunos perdidos na vida que entram com as duvidas mais banais, ou se é um grupo bem ativo aonde pode encontrar apoio tanto dos mais novos quanto dos mais experientes. Muitos dos cursos que fiz valeram o investimento pelos colegas que conheci !

  Nao faca cursos antes de saber aonde esta parado ! Se voce instalava um windows e agora quer aprender eletronica, nao pense que um curso de 1, 2 ou 3 meses vai te ensinar.  Lembre-se que bons cursos de eletronica podem durar 2 anos e nem passam perto de se focar em algo como notebooks, celulares ou qualquer coisa que voce queira consertar !  Dito isto, se voce quer acreditar que um curso em 3 meses vai te ensinar plenamente eletronica e ainda te especializar de verdade em algo.... beleza ! Compre um curso e faca uma bela salada com o capim do seu quintal ! Comer mato é a sua area !

  Seja realista ! Se voce nao leva jeito para os estudos e vai aprendendo sobre a marcha, acredito que curso nao é a sua praia.  Conheco varios colegas que compraram cursos que davam 1 ano de acesso e nao chegaram a ver direito nem metade dos videos ! 
  Se voce sabe que vai molengar ou nao tem tempo, participe do fórum e aprenda do seu jeito, no seu tempo ! Nao jogue fora seu dinheiro, se nao gosta dele, te paso minha conta de paypal !

  Nem de bola para o certificado !  Se nao acredita em mim pergunte para outros colegas !  Certificado de curso online normalmente serve apenas para pendurar na parede para mostrar para a familia ou limpar a bunda quando o papel acaba. Voce nao vai ter preferencia em vaga de emprego por ter feito um curso online ! Voce é apenas mais um no milhao e ninguém sabe se voce aprendeu mesmo algo com esse curso !

  USE E ABUSE DO FÓRUM !  No meu caso pelo menos serviu e muito ! Veja que no comeco da historia eu normalmente tava apertado para chegar no final do mes, estudando com os colegas eu consegui juntar dinheiro para comprar minhas ferramentas e meu primeiro curso, depois estudando mais ainda e participando mais ainda do fórum consegui me estabilizar e finalmente cheguei ao ponto de comecar a enviar uma porrada de Dolares para um monte de malandros espalhados ao redor do mundo.
  
Recomenda algum curso ?

  SIM !  Procure por treinamento EletronicaBR.  Se voce nao gostar desse, ao menos foi gratis ! Para tudo o que nao estiver detalhado ali, procure no fórum, hoje em dia ele esta incrivelmente completo e é uma ferramenta unica para todos aqueles que querem aprender eletronica desde 0 e ainda se especializar em alguma area especifica.
Ahhh, e nao me venha com abobrinhas !  Hoje em dia postando um tutorial para fazer um consolador USB voce ganha 10 joinhas em 2 horas ! Se acha dificil ganhar pontos aqui vai baixar algo em um forum russo e depois voce me conta como foi.
  Outra alternativa bem legal e que eu uso com muita frequencia é o youtube, ali voce tem centenas de professores. Procure o assunto que quer aprender e dedique ao menos alguns minutos a cada professor. Normalmente o professor que vai mais com voce é aquele que te prende logo no inicio, nao faz falta assistir tudo. Além do mais ha inumeros fatores que podem fazer de um video uma tortura, como por exemplo o microfone utilizado e a qualidade do audio.
  E se achar algo legal, nao seja trouxa e compartilhe !


Poxa Squad eu acho que eu até sei de quem voce tá falando !

NAO ! Definitivamente nao sabe porque citei lembrancas de uma porrada de cursos e porque eu nao especifiquei ninguém, mas como normalmente as historias e as merdas sao sempre as mesmas é muito simples achar que estou falando de A ou B. 
Lembre-se que esta minha "procura" se extendeu  a varios paises. No Brasil  mesmo eu dediquei tempo em ouvir a proposta de TODOS os cursos que achei disponiveis com apresentacao no youtube.
Quer ver um exemplo legal do que me refiro ?
Eu assisti um video de um curso aonde mostravam o conserto de uma placa na bancada, mas alegavam que o problema da placa era um e na verdade era outro. O video era uma farsa ! 
Ahhh lembrou de um video assim né !  Tá no youtube né ! Sabe de quem eu to falando ?    NAO !  Porque mesmo sabendo que existiram casos assim no Brasil, eu estou me referindo a um curso da Argentina !

Nao me refiro em nenhum momento a ninguém em especial e se alguém se sentiu ofendido..... lamento !  Reveja o que voce anda fazendo e se achar que eu estou errado, entao nao é com voce !

Squad, voce falou bastante de pirataria neste post, isso nao é legal !

1 - Ainda hoje eu continuo COMPRANDO cursos, compro cursos com meu dinheiro e de maneira individual. 

2 - Nao incentivo a pirataria ! Mas se eu vejo um curso cujo material ou professor nao me convence eu NAO vou comprar. Se algum colega me diz.... "Cristian, eu tenho tal curso, quer que eu compartilhe com voce ?"  Beleza ! Na maioria das vezes eu assisto esses cursos brincando de jogo dos 8 erros, mas normalmente ha uns 80 ! Mesmo assim admito que todos ou QUASE todos os cursos costumam lhe ensinar um macete ao menos que seja, mas porra ! Eu nao vou pagar um monte de grana para aprender 2 macetes ! E ainda por cima quando digo macetes, normalmente sao coisas relacionadas com a experiencia, coisas do tipo, receita de fluxo caseira ou qualquer baboseira do genero. Meu dinheiro por isso eu NAO dou !

3 - Já somos todos grandes , já temos cabelinhos em tudo quanto é canto e muitos de nós já temos mais experiencia em fazer filhos do que os nossos propios pais !  Nao tem sentido ficar com essa falsa hipocresia de que ninguém compartilha curso, ninguém compra curso em conjunto.... Isso se faz a diario ! Só que ninguém fala !

4  - Acredito que todos os professores estao bem cientes da pirataria, faz parte do prejuizo deles assim como faz parte do nosso prejuizo quando quebramos uma tela ou coisa parecida. O que o professor nao quer é que voce publique o curso dele MASIVAMENTE. Se abrir um tópico no EBR com um curso pago certamente ele será removido e se subir no youtube acredito que vai ter que se entender com o dono do curso.

5 - Questoes morais ou religiosas:   
Sinceramente eu nao me considero um "ladrao" , e se eu sou ladrao, o carinha que se vende como professor para depois ensinar errado é outro ! Se voce nao esta de acordo, nao faz falta escrever um sermao, apenas fique na sua, respeite meu pensamento, eu respeito o seu e acabou, nao precisamos estar de acordo. Nem da sua familia eu sou !
E se o cara lá de cima acha que eu tó errado.... bom, ficarei sabendo quando chegar a minha hora.

Squad, esta pensando em publicar algo ?

Com certa regularidade eu recebo consultas sobre isso,  "Vai fazer um curso?" "Dá aulas particulares ?" "Vai fazer mais videos ?"
Atualmente eu continuo com meus estudos tanto informalmente quanto formalmente, sinceramente tenho MUITO material disponivel mas até hoje nao decidi se, como ou quando publica-lo. Acho que como todo técnico eu tenho minhas anotacoes, videos, capturas, etc,  que servem para minha propria consulta, principalmente quando sao coisas que nao consegui achar durante minha turne mundial de cursos online.
Considero que em algum momento proximo ou distante, quando achar correto encontrarei alguma forma de compartilhar o pouco que pude aprender com aqueles que estiverem interessados em me ouvir.

E como sempre digo... se me encherem a paciencia com besteira eu publico no youtube a merda toda que tenho guardada e ainda de quebra cito exemplos de coisas que vi pelo caminho e dou nome aos bois !

Objetivo do post consideracoes finais e agradecimentos

  Bom, basicamente se conseguirmos evitar que ao menos uma pessoa acabe gastando seu suado dinheiro em algo que nao iria lhe servir,  isto tudo valeu a pena. 
Desde que vi a opcao de Blog do novo fórum pensei em publicar algo e faz alguns meses que com alguns colegas temos presenciado coisas realmente bizzarras a respeito deste assunto e considerando que o Brasil é um dos maiores (se nao o maior) mercado de cursos online da America Latina, achei uma ideia bacana publicar as minhas experiencias.
Nao é um post focado a atacar professores ou cursos, na verdade é mais um chamado de atencao para os alunos que normalmente saem comprando o que vem pela frente ou compram algo porque alguém disse que era legal, mas muitas vezes nao vasculham mais a fundo para ver se realmente algo vale a pena.
As espressoes e os palavroes foram de certa maneira necessarias para tentar expressar da melhor maneira possivel algumas situacoes que vi ou vivi, já que podem ter certeza que durante esta odisseia eu xinguei e xinguei muito ! Alias, ainda xingo muito !  
Agradeco logicamente a todos aqueles que chegaram até esta linha porque tiveram suficiente paciencia como para ler tudo e espero comentarios construtivos sobre o assunto e por incrivel que pareca, caso seja do interesse de alguém, ainda ha muitas outras historias a respeito de tudo isto.?
  

  • Joinha 45
  • Triste 1

27 Comentários


Comentários em destaque



Infosquad, Bom dia,

Muito bom este relato de sua caminhada neste ramo. Creio que cada técnico, passou um pouco do que vc informa acima.

Eu mesmo não cheguei a fazer estes cursos pagos, mas sempre busquei informações em fóruns e muita coisa que consertei foi na raça. 

Hoje tudo que tenho de algo que possa ajudar algum colega, faço um vídeo, coloco no YouTube e posto aqui no EBR.

Se cada um passar um pouco de seu conhecimento, fica mais fácil para o dia a dia de um técnico.

Parabéns.

j+ 

  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário

Ler este relato todo deixou meu dia melhor, obrigado! ;D 

"Depois de alguns anos comecaram a aparecer cursos de todos os tipos e idiomas, eu ainda tinha muita curiosidade e agora.... Eu tinha dinheiro para comprar os cursos !! Sim Sim ! YEAHHH Fuck YEahhh vou ser o mais sinistro dos sinistros, vou ser o fodastico ! O grande pica das galaxias !" 

Ri alto com isso ai acima. ;D 

Nunca fiz um curso pago destes online, sou técnico em informática e acabei me voltando para eletrônica pois era desejo de infância, cheguei a começar curso de formação profissional em eletrônica quando jovem mas nunca conclui, aprendi muita coisa na marra em estudos que me tomaram anos da vida, ainda tenho muito para aprender, e também encaro a ajuda que damos a nossos colegas como uma excelente forma de se obrigar a pesquisar e aprender mais.

Considero que participar ativamente do fórum é muito mais importante para aprender do que fazer qualquer curso, seja online, ou presencial, desde que se tenha uma base razoável de eletrônica, que hoje é fácil de conseguir em várias apostilas disponíveis gratuitamente na internet.

Abraço.

Editado: por Neo
  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário

@Neo @ElianLaptop , é por ai mesmo. 

Depois de ter um bom tempo de leitura no fórum voce chega no curso e pensa:

"ahh sim, isto eu vi um caso lá no fórum" , "sim, isso ai fulano fez um topico explicando" , "Essa eu sabia, lembro de ter visto no fórum"

  Dai, entre uma coisa e outra, o conteudo do primeiro curso já nao é ohh meu Deus !  Dependendo do curso, a parte teorica que eles explicam nao é perfeitamente aplicavel ou ao menos nao explicam a forma de aplica-la, dai quando for ver,  voce usufruiu sei lá,  20% do curso ?

  Já viu alguém mostrando Prochot# de uma maneira pratica ? Porque desde o primeiro curso eu ouco falar deste sinal e nunca vi alguém mostrar uma utilidade pratica para ele. E assim tem mais um monte !

  Hoje em dia o fórum tá muito grande e é muito fácil encontrar ajuda para os casos e para os estudos. Cursos sao legais como "atalhos rapidos" para quem esta comecando, mas considerando o custo e o risco de cair nas garras de um picareta é um caso a se pensar bem.
  Como expliquei acima, cursos sao legais, mas pense bem e pesquise MUITO bem antes de por a grana.

Link para o comentário

Grande @infosquad, estou longe ainda de ser um bom técnico em eletrônica, nunca comprei uma vídeo aula, o pouco que aprendi, aprendi aqui como os colegas e pelo material postado por eles...tenho administrado mto mal meu tempo, isso tem me atrasado um bocado meu de progresso, mais um dia chego lá...

Nosso país já não tá lá essas coisas, corremos atrás do que da dinheiro  e procuramos não fugir mto da nossa área, não queremos virar um pato, como citou o @Paulo mtas vezes, isso acaba nos atrapalhando em manter o foco no que realmente queremos(gostamos)...

Sábios seus conselhos, de quem já apanhou na vida, já dava um livro.
Nessa vida nada vem pronto em um pacote, não importa o preço que paguemos... os limites são colocados por nós mesmos, temos manias de coroar alguém pra nos ensinar, quando só nós mesmos poderíamos buscar essas  respostas!

Mario Quintana citou uma vez "O autodidata é um ignorante por conta própria"...muito inteligente dele pensar assim, pois o caminho do aprendizado sem acompanhamento de alguém pra nos guiar nos manteria na ignorância, cometemos o erro de quando aprendemos em um fórum, nos taxamos como autodidatas, quando seguimos o conhecimento deixado por alguém...
Forte abraço!
 

Editado: por Roselio Jantara
  • Joinha 3
  • Legal 1
Link para o comentário

@infosquadSua saga eu creio não ser diferente de muitos que aqui estão. Eu já disse antes, mas repito: no eletronicabr eu aprendi coisas que nenhum curso que paguei me ensinou. Aliás, no eletronicabr eu entendi que não sabia porcaria nenhuma (se bem que ainda hoje não estou certo se sei). Muito bom o seu relato. Dei muitas risadas e me identifiquei bastante . Valeu

  • Joinha 3
  • Legal 1
Link para o comentário

Bom dia a todos do EBR, parabens pela sinceridade... Poxa quando entrei nesse forum nao sabia nem qual era a função de um capacitor, canal do fet e etc...(kkkk) e até hoje quando me bate uma duvida procuro as dicas para sanar,  mas so tenho a agradecer a Deus e a vcs, pois mesmo sendo uma gota nesse mar de reparos, venho construindo meu nome nesse ramo na região onde trabalho...Concordo plenamente no fato do custo x beneficio de cursos que não ensinam quase nada, e que na hora da prática da tudo errado.kkkkk.

@infosquad aguardo a continuação do curso de leitura de esquemas....rsrsr

abração para todos!!!

  • Joinha 2
Link para o comentário

Sguad! Fiquei até mais experiente lendo sua experiencia de vida fio! Consolo usb kkkkkkkkk sinceramente eu acho que todo mundo caiu em algum curso maneiro, eu por exemplo arrumei os 12 DVD do poder do  Professor Mortal Kombat, do raio sabe,  inclusive a técnica de fazer reflow e jogar álcool isopropílico logo pois rendeu alguns estalos no die do chip, era muito legal, aprendi muita coisa com nosso querido  Professor Marcelo Moraes ( Brincadeira pessoal ? ) , como chocar um ovo no gabinete. A bagagem de depende de cada um, eu percebi que o fórum e a melhor escola e tira do melhor daqui com os colegas de trabalho.

  • Joinha 1
  • Haha 1
Link para o comentário

Nunca fiz e nunca confiei nesses cursos por vídeo aulas, ou até mesmo presenciais, os cursos que eu vejo na internet, são todos e digo todos mesmo incompletos e dinheiro jogado fora, pois só se aproveita uma coisa ou outra do curso que se adquire, e o resto, e tudo a mesma coisa.

Link para o comentário

 Obrigado por compartilhar sua experiencia conosco.

Todos temos capacidade de aprender seja sozinho ou com professor. Lógico que quando você tem alguém que te ensine vai ser muito mais rápido.

Se tem uma pessoa que passou anos pra aprender e dominar determinado assunto, e essa pessoal lhe ensina isso em poucos dias, você está comprando "saltos" de tempo.
Se você quiser, você vai aprender tudo que ela sabe ou até mais... porém vai demorar um bom tempo até chegar lá.  
O problema: alguém que realmente ensine.

Já vi um monte de videos oferecendo curso de analise, interpretação, arquitetura e tudo que você pode imaginar, ai o "professor" anuncia: aprenda a ler esquemas elétricos!
o primeiro vídeo do cara são 50 minutos da tela do esquema em blocos e ele falando do material que você precisa comprar ? se na apresentação ele ja está mentindo pra você, imagina depois que pagar???

Como o @infosquad falou, pesquise bem, veja comentários, fale com quem já fez o curso e não acredite em fórmula mágica.

Já tive vontade de pagar por um ou outro que vi no youtube, mas me segurei rsrsrs. 
 

Um abraço.

Link para o comentário

Muito bom.... me identifiquei diversas vezes em seus relatos.

 

Citar

Compre um curso e faca uma bela salada com o capim do seu quintal ! Comer mato é a sua área !

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk  ri tão alto que todos aqui ficaram olhando.

  • Joinha 2
  • Haha 1
Link para o comentário

''Troco o chipset e a maquina nao dá video e obviamente nao pretendo falar sobre isto para o meu professor já que nao tenho palavras educadas para dizer que o FDP me fez perder 2 dias com palpites que nao me levaram a merda nenhuma.  Agora com a minha placa ferrada só me resta remover cuidadosamente o meu chipset novo, fazer um reball a toa para recolocar o chip do cliente e posteriormente enfiar a placa na bunda e me fuder !''

 

EUASHASEUHAESUHAEUASEHUAEHESUHAESUASEHEUAHAEUSH.... Ri alto com essa aseuhaseuaehuaseuhasehuasehuase

Mas me identifiquei também kkkkkkkkkkkkkkk ?

  • Joinha 1
  • Haha 1
Link para o comentário

Antes de lançar um livro técnico já pode ir fazendo umas crônicas!

"Que delícia de texto, cara" 

 

"Fet de alta, Fet de baixa, bobina e capacitor" 

 

O maior problema que encontro pra aprender é a falta de orientação, de um escopo a seguir. Nos cursos técnicos que cursei sempre fomos orientados o observar os processos em blocos. Conhecendo os blocos o processo em geral ficava claro. 

Já fui em umas  três  lojas em SP e conversei com o pessoal se  seguiria uma vaga de ajudante(sem remuneração)  só pra ir ambientalizando com o meio. Pra saber quando que aquela tensão estará presente, ou como será o funcionamento de determinado bloco.... Mas não consegui 

 

Na sua Video aula que fala sobre o TPS51125 vc ensina de uma forma estratégica.  É disso que sinto falta nos cursos oferecidos. 

 

Sinto vontade de fazer um curso de manutenção de notebooks, porquê acho que me ajudará muito a entender a dinâmica nos smartphones. Porém não encontro escolas com uma grade atrativa. 

 

Venho aprendendo muito no EletronicaBR. Sempre que os colegas me ajudam em um problema eu tento entender a linha de raciocínio deles. 

 

Espero que publique um livro, @infosquad

 

Editado: por Jef57
Link para o comentário

Nossa comecei a ler e comecei a me ver em muitos trechos dai quando vi o. Onde Cristian eu disse meus deus até o nome é igual dai não parei de ler kkkkk mas dei umas puladas heheheessa era minha grande dúvida não sabia qual curso fazer e não parava de pesquisar mas percebi que sempre aprendi mais na prática então comprei todas ferramentas de bancada só falta a bga e não saio mais aqui do fórum agora por exemplo estou cortando o cabelo e no fórum kkkk tenho aqui grandes ajudar por técnicos extraordinários como @Jakers Binder@Paulo Noce@curtolo@Hélio E por aí vai parabéns pelo relato e continuemos estudando...

  • Joinha 3
  • Haha 1
Link para o comentário

Gente, parabéns pelo relato, caiu como uma luva, pois ontem mesmo eu fiz um tópico aqui no fórum perguntando se alguém tinha um bom curso on-line ou presencial para reparo de smartphone, rsrsr, acho que o @nfosquad leu o post, rsrsrs.

Gente, eu sou Técnico em Eletrônica e trabalho nesta área profissionalmente aplicado a informática a 6 anos. Iniciei com recuperações de dados, quando fiz curso presencial em SP, quando montei a minha loja começou a chover desktop e notebooks para reparo, foi aí que senti a necessidade de realizar outros cursos presenciais tb em SP para começar a atender a minha demanda, sinceramente com todos os cursos que fiz, nenhum se compara com  os conhecimentos adquiridos aqui no fórum do EletrônicaBR.

Tb já quebrei muito a cara, pois apesar de ter uma assistência técnica, tb trabalho numa empresa estatal e tenho que me ausentar durante 15 dias de minhas tarefas de bancada o qual eu amo, devido a esta atividade profissional que exerço e é a fonte principal de alimentação de minha família, tive que fechar temporariamente o meu laboratório e dispensar os colaboradores que comigo trabalhavam, mas isto não me fez desanimar.

Depois de 1 ano de pindaíba, colocando todas as pendências dos clientes em ordem, consegui me erguer e hoje estou com o meu laboratório todo montado novavente e sendo referência na cidade onde moro em reparos de placas eletrônicas.

Este pequeno relato tb serve para alavancar todos aqueles iniciantes que como o @infosquadpassou por necessidade de conhecimentos, eu e milhares de outros tb passam, lembrando que o conhecimento que adquirimos sempre é pouco diante da aceleração da tecnologia que hoje nos rodeia, abraços a todos e como eu, o @infosquad, e as milhares de pessoas aqui no fórum que sigam sempre rumo em direção ao conhecimento, que a força esteja com todos.

  • Joinha 1
Link para o comentário

Grande Christian @infosquad , assisti todos os videos do seu canal. Sua didática é ótima e aprendi muito com você, e conhecendo sua história assemelha com a nossa, uma das coisas que mais me impressionou foi o teste do LVDS com a protoboard, estou vendo a possibilidade de fazer um simulador como aquele seu para ajudar no aprendizado, você colocou o esquema de utilização em algum post? ou é dever de casa?

 

Parabéns pelo testemunho, Deus vos abençoe!

 

Link para o comentário

Obrigado por disponibilizar seu tempo e experiência conosco @infosquad, gosto de eletrônica e acompanho o ramo por hobby mas este problema de cursos está em todas as áreas, sou formado em Biomedicina e Enfermagem e existem toneladas de cursos caça niquel que as vezes desinformam mais do que informam por incrível que pareça. A causa disso é o oportunismo de quem vende e a malandragem de muitos que acham que vão aprender tudo em 3 meses, por isso o mercado está lotado de profissionais que mais prejudicam do que ajudam os clientes, daqui a pouco vão inventar o curso de eletrônica quântica da 5ª dimensão. Grande abraço e no aguardo por mais conteúdo seu. 

Editado: por Douglas Farias de Jesus
Link para o comentário

Grande @infosquad gracias por compartir tus experiencias paisano.. Me rei varias vezes mientras leia tu autobiografia electronica. 

Voy por el mismo camino a veces solitario pero encuentro siempre un loco como vos que me ayuda con conceptos basicos / intermedios / avanzados. 

 

Gracias por compartir tu conocimiento! Saludos 

Link para o comentário

CRISTIAN, tu me ajudou tanto que eu não sei nem como agradecer. Teu relato me fez rir alto aqui no trabalho, me fez lembrar dos cursos que comprei  e me ensinavam um ou outro macete e o resto era tudo baboseira, abriu meus olhos para corrigir erros antigos e evitar erros futuros. Tu é um tremendo profissional, espero um dia poder sentar à mesa com você e dizer: Obrigado!

Link para o comentário

Visitante
Adicionar um comentário

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...