Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
  • Publicações
    4
  • Comentários
    50
  • Visualizações
    16.792

O tempo e o conserto.... "Homem VS Máquina" Round 1


infosquad

5.332 visualizações

Intel-Inside-11118.jpg

 

Mesmo pincelando sobre o assunto anterior sobre cursos, este assunto é mais focado na questao Homem VS Máquina, Técnico VS Placa, Probre individuo pernoitado VS Porcaria maldita que nao quer funcionar.

  Mais uma vez indagandando sobre os famosos slogans de "conserte XX% dos equipamentos que receber" , um colega me fez perceber uma realidade...

SIM !  É possível consertar aproximadamente 70% dos equipamentos recebidos depois de fazer um curso !

"Ahh Cristian, eu sabia que voce estava exagerando na entrada anterior do seu blog !  Agora sim, vou confiante fazer o meu curso, meu estagio ou qualquer porcaria que me prometa algo do genero !"

Guenta ai companheiro !  Vejamos bem como sao as coisas.....

Antigamente era MUITO fácil prometer isso, tinhamos toneladas de BGA para consertar, entao se ensina a fazer BGA já era um jogo quase ganho.  Depois o BGA comecou a cair e agora vemos muitos problemas relacionados com eletronica, mas se analizarmos detalhadamente....

X % continua sendo BGA (em alguns lugares 10% ou 20% e em outros 50% aprox)
X % sao problemas de BIOS (normalmente entre um 5 e 30% aproximadamente pelos comentarios que chegam a mim)
X% sao problemas relacionados com o nosso B+.... Desde jack ferrado, até mosfets de entrada ou conmutadores.
X % sao problemas em fontes SMPS
X% sao problemas relacionados com curtos e normalmente nossa fonte dá conta do recado.
X% dos problemas sao "deduziveis", por exemplo, se a maquina nao reconhece HD, é bastante lógico apontar ao PCH (previa verificacao de fontes e detalhes)
X% sao problemas relacionados com a imagem (tela, flat, ou até mesmo alguma tensao)

Sendo assim, se espalharmos ai um 10% mais ou menos para cada canto, um curso que tenha apenas 7 aulas e ensine a trabalhar sobre estes problemas, já teria quase garantido 70% de sucesso nos consertos.

Siiimmmm, voce que esta lendo sabe que deve ter algo estranho ai ?

 

Entao vamos fechar o whatsapp (também conhecido como revista porno do século XXI) e vamos pensar um pouco. 


Tempo por máquina

Imaginemos que voce recebe uma maquina e resolve fazer um BGA, o BGA sobe video e a maquina vai embora.  Neste caso 1 máquina = 1 Round

Agora imaginemos que voce faz o BGA e nao sobe video, troca o BGA e nada, no final das contas acaba achando reparando algo estranho no IO, troca e a maquina comeca a funcionar normalmente.  Neste caso 1 máquina  = 3 Rounds

  Acho que deu para entender que um reballing é 1 servico e vai gastar o tempo de 1 maquina, a troca do BGA é outro e vai gastar o tempo de outra máquina e a troca do IO é outro servico que vai gastar o tempo de outra maquina. Neste caso ainda nos ferramos porque colocamos um chip novo na maquina que nao precisava.
E o chip usado ?  Ahhh esse eu estava tao certo que era o culpado que peguei e fiz um furo, joguei na parede, joguei no lixo ou tinha tanta raiva que taquei ele no vaso, joguei um marinheiro por cima e mandei os 2 para uma viagem de ida sem volta para o Tiete.
Total : 3 Servicos + 15US$

E tem gente que coloca 3 chips em uma só maquina hein !  Porque sabe como é, chines vende chip usado e muitas vezes vem varios ferrados !

Nao quero defender o chines, mas voce que esta lendo sabe que todos nós já demos algum mole desses de trocar mais de 1 chip e o problema era outro.


E BIOS ?

 

Reprograma BIOS.... Nada. O dump pode estar ferrado.
Outro dump...... Nada.  Pode ser outra versao
Outra versao..... Nada.  Ahh já sei, vou fazer o ME clean
ME clean...... Nada.

Agora piora ! Porque seus amigos comecam a pagar o pato por voce !

"Fulano, tem o arquivo de tal máquina ?"
"Poxa, nao funcionou e eu já tentei de tudo !  Tem algum outro arquivo ?"
"Poxa cara, obrigado mesmo ! Voce desmontou a maquina que tava funcionando só para copiar a BIOS e passar pra mim !   Mas.... NAO FUNCIONOU ! "

Depois acabamos descobrindo que era qualquer coisa, tipo.... O CPU da sorte que guardo desde 2004 que uso para testar todas as maquinas acabou de pifar ! Coloco outro e PIMBA ! Deu video !

Quanto tempo ?  Metade de 1 dia ? 1 dia inteiro  ?  Por experiencia, vejo que a maioria dos técnicos que trabalham sozinhos conseguem fazer uma media de 2 máquinas por dia (desmontar, consertar, montar, testar e perder metade do tempo atendendo gente CHATA por todos os meios de comunicacao possível), portanto.... 1 máquina = 2 Rounds.


Dessa forma nao me vale merda nenhuma consertar 7 de cada 10 máquinas porque na verdade eu investi o tempo no qual deveria ter consertado umas 14 máquinas !

Enquanto nao conseguirmos equilibrar esses tempos, o placar esta aproximadamente...

Em uma luta de 10 Rounds = 3.5 máquinas derrotadas.

 

Ou seja que enquanto a gente se achava o fodao, as máquinas na verdade nos deram uma surra, chamaram a nossa mae de piranha, nosso pai de boiola e ainda pegaram a nossa mulher e levaram pra dar um rolé !


Agora que a gente viu que tao ferrados estamos, vamos dar a volta nesse jogo e ver como podemos tentar mudar o resultado dessa luta.

 

tenor.gif




 

  • Joinha 4
  • Haha 3

1 Comentário


Comentários em destaque

Bom dia,

Já passei por muitos problemas a este e no final vc acaba deixando o mais fácil, porque quer porque quer, arrumar aquele bendita máquina.

 

Hoje trabalhando com meus filhos, não atendo cliente, não desmonto e monto máquina e não atendo telefone...recebo somente a placa na bancada. Se vejo que já foi mexida principalmente no bga " meus filhos já me passam se foi mexida ou não "...já peço que informe ao cliente e devolva sem mexer.

 

Como fazemos os serviços na hora, não tenho como perder muito tempo. O máximo é uma hora. Se funcionar vai embora, agora se achar que vai demorar, peço que deixe mais alguns dias.

Todos os dias sempre temos alguma máquina encrenca, isto sem falar quando não aparece alguma garantia.

 

Melhorou muito depois que comecei a participar aqui do EBR. Vc tentando ajudar algum colega em seus tópicos, vc acaba pegando alguns macetes e aprendendo junto. Vale a pena a participação, não somente por um joinha e poder baixar arquivos, mas sim pelo aprendizado que vai adquirir dia a dia participando deste fórum.

 

Outra questão e o gostar do que faz. Eu gosto do que faço e me dedico praticamente mais de 12hs trabalhando e estudando. 

 

Antes de ver este seu blog que por sinal muito bom, estava no YouTube pegando alguns macetes para placas que tenho que reparar na loja.

 

Para finalizar, se existe dúvida em algum reparo ou não consegue achar o problema, pesquise, crie um tópico, se dedique, pois todo seu esforço vai valer a pena.

 

 

  • Joinha 5
  • Legal 1
Link para o comentário
Visitante
Adicionar um comentário

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...