Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
  • Publicações
    7
  • Comentários
    107
  • Visualizações
    25.159

Malditos Thermal pads!


Jack O'Neo

42.986 visualizações

IMG_20171114_132325360.jpg

          Eu pretendia iniciar esse Blog com conteúdo bem mais interessante, no entanto recebi para conserto um notebook com o dissipador desse jeitinho que está ai na foto acima.

Alguns devem ter visto o erro logo que olharam pela primeira vez para a foto, mas talvez alguns estejam se perguntando o que tem de errado ai, por quê esse maluco do Neo ta falando de cobre e thermal pads?

A resposta é simples: precisamos reduzir a quantidade de técnicos que não vêem o erro de cara, na foto acima.

Se você olhou de relance e ficou abismado, ou esta rindo desenfreadamente, meus parabéns!!! ;D 

Se você não achou o erro de cara continue lendo, daqui a pouco você vai ver o erro, e provavelmente não vai mais esquecer dele. (Assim espero!)

 

O cobre é empregado amplamente em duas aplicações na nossa área, para as quais é tido como um dos melhores senão o melhor material devido a questão do custo benefício, são elas:

     1) - Condução elétrica.

 

     2) - Condução térmica.

Sempre que seus olhos se depararem com cobre, o seu cérebro deve lembrar destas duas características dele imediatamente, é  um ótimo condutor elétrico, e é ótimo condutor térmico.

 

Pensem nas fotos abaixo, você colocaria seu dedo na chapa com pasta térmica ou com o thermal pad? 

pasta ou pad.jpgpasta ou pad 2.jpg

 

Imagino que em ambas as possibilidades, queimadura, ou choque elétrico, você escolheu colocar o dedo no thermal pad instintivamente.

Quando optas pela segurança do seu dedo o thermal pad é a escolha adequada, a queimadura seria menor, e o risco de choque elétrico menor, então essa bosta é um bom isolante não um bom condutor, não conduz bem nem calor nem energia elétrica...

Esses thermal pads de silicone conseguem dissipar algum calor? Sim, no entanto eles dissipam bem menos calor do que uma chapa de cobre com pasta térmica!

Por que o cara que projetou o note optou por colocar cobre no dissipador da primeira foto? Porque ele precisa dissipar vastas quantidades de calor!

Então, de que maneira um thermal pad ajudaria? Nenhuma, isso mesmo!

 

Se precisas dissipar enormes quantidades de calor usas cobre, ou alumínio, ou qualquer outro bom condutor térmico, aí olhando pra foto abaixo, dentro do circulo vermelho, fica evidente o erro né?

erro.jpg

Parem de enfiar thermal pad em tudo que é lugar querendo melhorar as coisas, substituam os thermal pads quando for necessário, e somente se não estiver ocorrendo sobreaquecimento no chip, se estiver sobreaquecendo, a melhor solução é substituir por chapa de cobre com pasta térmica, ou com algum adesivo térmico, que consiga efetivamente dissipar boas quantidades de calor.

Pra que os thermal pads servem bem e por que eles são usados por todos os fabricantes?

Thermal pads conseguem dissipar algum calor, e além disso eles tem propriedades mecânicas interessantes, uai... Como assim???

É fato que notebooks caem no chão das mais variadas alturas por acidentes, raiva de um game, quando a namorada do cara descobriu que estava sendo traída e atirou o note no cara, etc...

Agora imaginem junto comigo, uma taça de cristal caindo de uma altura de 2 M diretamente no chão, acredito que vocês visualizaram uma porrada de cacos de"vidro" voando pra tudo que é lado.

Agora imaginem essa mesma taça de cristal caindo num colchão, pode até ser que chegue a quebrar mas a probabilidade é bem menor né?

Beleza, lembrem lá do tempo da escola quando o professor de física falou que todos os materiais quando esquentados se dilatam, se não lembrou use o google, ou podes dar uma olhada nesse tópico onde descrevi o básico da coisa:  Diagnóstico usando calor.

Quando o chipset funciona ele aquece, aquecido ele dilata, ele está ali forçado contra um dissipador de cobre bem parafusado nas quatro extremidades, essa dilatação embora seja imperceptível a olho nu vai criar mais pressão entre o conjunto chipset+dissipador, pra cima ele não tem como expandir então a dilatação acaba pressionando as esferas contra a placa, se a placa conseguir absorver essa dilatação tudo certo, e se não conseguir o que acontece? Fissura nas esferas? abalroamento da placa, etc...

O Thermal pad entre o dissipador de calor e o chipset é flexível e consegue absorver essa dilatação, e além disso ajuda a remover algum calor daquele chipset, e é normalmente usado apenas em chips que não esquentam ou pelo menos não deveriam esquentar absurdamente.

Se uma placa de note cai no chão com o dissipador virado pra baixo, e ele está diretamente conectado ao chipset, a chance de ocorrer uma trinca no núcleo do chipset é bem maior do que se houver um thermal pad entre eles.

Já devem ter reparado que alguns dissipadores de calor tem molas nos parafusos, por quê? As molas ajudam a manter pressão uniforme do dissipador sobre o núcleo do chipset e se comprimem e continuam a exercer pressão quando ocorre a dilatação dos materiais, não ajudam muito se o notebook cair, mas ajudam a evitar mal contato nas esferas dos chips BGA, fazendo basicamente o que o thermal pad faz para chips que não precisam dissipar calor abundantemente, podem puxar pela memória ai, em 99% dos casos quando os parafusos do dissipador tem molas a base que faz contato com o chip é de cobre.

Então meu caro, se você viu molas e viu cobre, tenha certeza absoluta que naquele local você não deve em hipótese nenhuma colocar um thermal pad. 

 

Agora me digam, qual foi o resultado de colocar um thermal pad em cima do DIE de um chipset gráfico dedicado da Nvidea?... Isso mesmo, chipset gráfico morto.

 

 

Depois do desabafo feito, vou passar o orçamento de troca de chip gráfico e possível reballing e ou, troca, das memórias dedicadas de vídeo, isso pra resolver o problema que foi infligido à máquina por imperícia, e valor a parte pra analisar o problema original que era outro.

 

Abraços. ;D 

 

 

P.S: Assistam o vídeo, não é só no Brasil que tentar melhorar e pioram as coisas: uhEAhuAEuhAE ;D 

 

 

 

  • Joinha 22
  • Legal 3
  • Perplexo 1

30 Comentários


Comentários em destaque



@tiagobls Dentre outras coisas o defeito poderia ser o próprio thermistor danificado e passando leituras incorretas, se estiver em garantia sugiro que a utilize realmente, a dell provavelmente vai substituir a placa mãe ou lhe fornecer um novo notebook igual ou melhor, não acredito que eles façam manutenção das placas... Poderia ser também defeito no SLJ8C.

 

Infelizmente nem sempre é possível entregar uma placa no mesmo estado que estava, as vezes durante os testes os sintomas do equipamento mudam mesmo antes de realizar quaisquer procedimentos, e por vezes as placas deixam de funcionar após algum procedimento realizado para teste ou já visando a solução, por mais que este procedimento tenha sido feito corretamente e com esmero, isso muitas vezes acontece já pelo estado do componente que já vinha apresentando defeito, considero má fé do consumidor querer atribuir responsabilidade ao técnico neste tipo de situação, afinal o equipamento já estava apresentando problemas, não fosse assim não teria sido encaminhado para conserto, mas evidentemente pode ocorrer também por falha ou falta de capacitação do profissional, por isso a recomendação é buscar saber de amigos algum local de confiança na região onde resides.

 

Este tipo de situação é como furar o pneu do carro e continuar andando com ele murcho, quanto mais o fazes mais a borracha e a armação de arame do pneu se danifica, por mais que não fique marca visível depois de reparado, semanas depois podem aparecer bolhas no pneu que podem até chegar a estourar, e mesmo que troques o pneu por um novo, em alguns casos em virtude de como o pneu furou a roda fica torta ou trinca e passa a ocorrer vazamento de ar fazendo com que o pneu murche vagarosamente ...
Quando você encaminha para conserto um equipamento que tem um chipset já danificado é exato a mesma situação citada acima, por mais que o defeito visível seja um no momento em que entregas o equipamento na assistência, existem outros que já estavam predispostos a aparecer...

 

Claro que isso vai da integridade de cada um, se eu ocasionar por imperícia, ou descuido, um defeito novo em um equipamento, eu sempre propiciarei de alguma forma a resolução do problema que gerei.

Agora se for uma situação como esta que citei, da qual ninguém está livre, eu com absoluta certeza não vou ofertar qualquer solução também, afinal só eu posso oferecer laudo técnico por serviço que eu realizei, se o cliente tivesse o conhecimento necessário e também o maquinário e os materiais, ele não encaminharia para um profissional, faria ele mesmo, muitas vezes o cliente não está apto a entender essas coisas pelo simples fato de não deter o conhecimento necessário, há de se ter bom senso, e isso falta a muitos hoje em dia, tanto a alguns profissionais quanto a alguns consumidores, quando procuro um médico tenho plena certeza de que ele tem muito mais conhecimento sobre a área de atuação dele do que eu, muito embora eu saiba uma coisinha ou outra sobre o tema provavelmente não vou contestar diagnósticos ou argumentar com ele sobre a medicina, por isso a necessidade de procurar verdadeiros especialistas em quem se possa confiar cegamente quando não somos peritos.

 

Desejo boa sorte. ;) 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário

@Jack O'Neo me perdoe pelo tempo de retorno, mais uma vez obrigado pela clareza e simplicidade em suas explicações. Eu abrir novamente o notebook seguindo o manual de usuário da Dell, já que não tem mais garantia! E então removi novamente o conjunto de dissipador de calor, com um secador de cabelo refiz uma limpeza já que não tem como abrir o fã, e alguns segundos notei que o fã travou, então peguei uma lanterna e fui girando a hélice e observando, até que notei uma sujeira, mas era imperceptível porque a sujeira estava entre a hélice e a parede de metal. Aparentemente problema solucionado.

7BB1415B-860B-42D3-AC32-BF1BDE0468F0.jpeg

4632E5B4-87C7-44C2-801E-829605FA7277.jpeg

0E8917BD-1CEC-48DD-8056-FE57DAEC6248.jpeg

Link para o comentário

@iohann_palm Não sou eu quem vai te impedir, mas não julgo aconselhável faze-lo, as memórias normalmente trabalham mais frias que o processador gráfico, colocá-las em contato direto com o dissipador faria com que o calor proveniente do processador gráfico chegaste nelas, se estiveres overclockando a placa aí pode sim fazer sentido melhorar a dissipação térmica, neste caso seria necessário melhorar o projeto de dissipação térmica original de forma a manter a temperatura bem mais baixa do que o normal utilizando por exemplo um watercooler.

 

@Daniel o problema de não conseguir editar os textos voltou, se puderes averiguar quando tiveres tempo eu agradeço. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Em 31/12/2020 às 03:06, Jack O'Neo disse:

@iohann_palm Não sou eu quem vai te impedir, mas não julgo aconselhável faze-lo, as memórias normalmente trabalham mais frias que o processador gráfico, colocá-las em contato direto com o dissipador faria com que o calor proveniente do processador gráfico chegaste nelas, se estiveres overclockando a placa aí pode sim fazer sentido melhorar a dissipação térmica, neste caso seria necessário melhorar o projeto de dissipação térmica original de forma a manter a temperatura bem mais baixa do que o normal utilizando por exemplo um watercooler.

 

@Daniel o problema de não conseguir editar os textos voltou, se puderes averiguar quando tiveres tempo eu agradeço. 

 

Sim é um projeto de overclock, estou montando outro sistema, separado do dissipador da GPU e CPU, é um notebook, separei os dissipadores já do CPU e da GPU e fiz mais um para a memoria, fiquei na duvida de colocar pasta térmica por ser um material meio poroso, ja tive experiencia com danificar ci de um modulo veicular, por ele "absorver" parte da pasta.

 

PS: da para overclockar ate relogio ponto! notebook só precisa de mais atenção que o computador

Link para o comentário

Visitante
Adicionar um comentário

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...