Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

regular fonte de 40v para 12v usando regulador7812

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Ola! Alguem ai sabe o esquema para ligar um aparelho de 12v e 100ma  em uma fonte de 40v 1500ma usando um regulador 7812. O problema q estou tendo é reduzir a tensao de entrada no 7812 uma vez q pelo datashet a tensão maxima pra ele é de 35v e I -1A. Seria esse o problema pelo qual o equipamento não liga? Quais os componentes devo usar pra q ele funcione usando a configuração citado à cima?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Outras soluções:

- Usar antes do 7812, um 7824...

- Divisor resistivo bem calculado (considerando que a tensão de 40V seja estabilizada, e nesse caso os resistores deverão ser de potência).

- Regulador 12V com transistor de potência (muito utilizado em circuitos de tvs antigas).

Mas se o aparelho não ligar, veja se o consumo dele é realmente 12 Volts e a corrente inferirior aos 100mA (conforme citado).

Verifique também a tensão regulada se está fixada em 12V (se tiver, use um osciloscópio para visualizar os ripples.), se não estiver já sabe qual o problema!!!

Flw...

Editado: por nagkiller
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

O primeiro circuito que o William sugeriu acima seria mais indicado para uma fonte de 40v regulada e estável, ou terias que dimensionar muito bem o resistor para compensar também possíveis variações da saída, com isso esse resistor deve esquentar durante o uso, mas funcionaria muitíssimo bem.

Os outros dois usando transistores e diodos zener para criar a referência na base do transistor, desde que os transistores sejam bem dimensionados, vão garantir uma entrada apropriada para o 7812 mesmo que hajam variações nos 40v.

Sendo que 35v é o limite máximo do componente o ideal seria limitar a tensão de entrada para digamos uns 30V, desta forma o transistor idela teria que dissipar aproximadamente uns 35w em calor, a tensão de trabalho deveria ser uns 65v, e deveria suportar pelo menos uns 200ma de corrente (isso porque sua carga requer apenas 100ma). 

o zener e o resistor interligados a base tem por objetivo ofertar uma referencia de tensão estável e regulada na base do transistor, desta forma mesmo que a tensão de 40v oscile para digamos 45v o zener vai manter a tensão estável na base do transistor e portanto a saída continuará estável.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se não for de suma importância utilizar um componente que já tens em mãos poderias optar por adquirir um: AMSRW-7812-NZ este é um regulador de 12v que suporta até 500ma de corrente e o limite máximo de entrada é 72v o que dá folga para usar numa fonte de 40v mesmo que seja desregulada, seria a solução perfeita do meu ponto de vista. 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...