Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com reballing

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá pessoal. estou fazendo um curso de manutenção em placas de vídeo, mas postei aqui porque em reballing achei ser o local mais específico. Tenho estação de retrabalho, tão usada churrasqueira elétrica, pinças, stencil, esferas de soldagem e etc...

 

O Problema é que nunca consegui soldar as esferas corretamente. Faço igualzinho o tutor do vídeo manda, o tempo os procedimentos e etc. Somente algumas esferas "afundam" no stencil e ficam de fato soldadas, outras não ficam e quando retiro o stencil do chip elas vem junto. No vídeo a pessoa manda deixa o soprador de ar em 420°, mas nessa temperatura eu nunca conseguia fazer com que as esferas afundem no stencil e soldem no chip. Ai elevei a temperatura a 480° e foi ai que consegui fazer com que algumas  afundassem e ainda teve o detalhe de que  coloquei uma gigantesca quantidade de fluxo pastoso em cima do stencil enquanto esquentava com soprador térmico, mas mesmo assim muitas outras não entram. Analisei meus possíveis erros várias vezes e não sei o que faço de errado. Chego a pensar que minha estação tá com problema, mas ela é novinha (yaxun 702) e pelo que vejo a temperatura que sai da pistola parece bem alta porque a resistência que fica dentro dela sempre tá vermelha (nos 420°). A única coisa que consigo suspeitar é sobre o fluxo de solda pastoso que uso. Uso um bem baratinho (implastec) e acho que talvez ele não deixe as esferas soldarem direito.

 

O que vocês acham?

O tal fluxo de solda amtech 559 seria melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Com Certeza o fluxo de melhor qualidade lhe ajudaria bastante, aqui uso o amtech 559 para dessoldar o chip da placa, para soldar as esferas no chip e o chip na placa uso o MOB39i da Thinsolder,

 

Ferramentas adequadas como estação de BGA tbm seria melhor aqui uso uma Scotle R590v2, logico que ja vi pessoas fazendo reball com churrasqueiras e grills e tendo sucesso porem não quis arriscar.

 

480° na estação de retrabalho e uma temperatura muito elevada para soldar as esferas no chip cuidado para não fazer bolhas e perder a GPU.

 

Limpe bem o chip e limpe bem o stencil na hora que for usar, não precisa fluxo em excesso pois com isso as esferas ficam "boiando" no fluxo e não assentam no chip, o correto e uma fina e uniforme camada.

 

A principio e isto reball no inicio e chato p kct mas com um tempo vai pegando a manha.

 

Espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico tem mais repostas e a solução do problema, mas você precisara fazer login para visualizá-las.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...