Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Transformar toggle para acionar uma chave ON-OFF-ON como um pulso

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Boa noite amigos,

Venho tirar uma duvida com vocês... Queria projetar um pequeno circuito para transformar um acionamento direto (toggle) onde a chave tem 3 posições ON-OFF-ON, eu queria acionar a chave e fosse gerado um pulso por um relé por exemplo, a posição central (OFF) não teria função. A outra posição repetiria a mesma função da primeira...

Queria também perguntar se no ato de acionar as duas posições eu conseguisse acionar um par de leds, ou seja:

Acionei a chave para cima, após dois ou três segundos um par de leds se acendem.... Ao acionar a chave para baixo (não na posição central, que seria o OFF) desligasse imediatamente o par de leds que havia se ligado e setaria um outro par de leds (que não são o primeiro)... Se não estou enganado um circuito RC talvez possa fazer isso tendo o capacitor a condição de disparo temporizado.

Eu não queria usar um Arduino por exemplo para fazer isso.... Mas se for mais pratico consideraria. (Na verdade já tenho uma tentativa nisso e meu firmware não segue um padrão nos delays de acionamento).

Um abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 3 semanas depois...

A chave é de três terminais? Se sim um dos pinos será o comum, e os outros dois serão fechados com o comum de acordo com a posição da chave.

Em um circuito RC série, o tempo necessário para o carregamento é aproximadamente 4 ou 5 vezes o valor de R x C segundos (resistência vezes capacitância), atenção para os múltiplos e submúltiplos ("k" equivale a 1000, "p" equivale a 0,000000000001, "n" a 0,000000001 e "u" a 0,000001).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 3 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...