Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

tutorial Lavagem de peças de notebook (placa mãe e teclado) e sua secagem, nova abordagem

Avalie este tópico:


Leonm

Posts em destaque

Olá amigos, essa postagem tem o objetivo propor um novo método de lavagem e secagem de placas mães. Esse protocolo foi desenvolvido com base em diferentes informações que obtive da internet e com testes que eu mesmo executei. Li exaustivamente sobre diferentes procedimentos de lavagem e secagem, contudo encontrei pouco consenso entre os procedimentos recomendados. Li casos em que se recomendava deixar a placa secando por 5h, 24h, 48h, e em outros que recomendava aquece-la a 50º, 70º e 100 º C. Diante dessa incongruência de informações e pelo fato de eu buscar um método que fosse eficiente e rápido, optei por desenvolver meu próprio procedimento que descrevo abaixo:

 

1. remover todos os componentes removíveis como processador, placa wifi, bateria da bios, dissipador e etc;

2. Lavar muito bem a placa com água e detergente neutro usando escova de dentre;

OBS: em casos que haja presença de fluxo de solda ou outros compostos que não sejam solúveis em água, lavar previamente com isopranol para remoção desses tipos de resíduos.

3. (opcional) Nos casos que apresente sujeira incrustrada, usar água com detergente aquecida por volta de 50 graus;

4. Enxaguar a placa muito bem para remoção completa do detergente;

5. Após remoção do detergente, usar água com pressão moderada (ex. usar uma mangueira) para lavar debaixo dos integrados e soquetes (Acho isso importante porquê são os locais difíceis de limpa;

6. (Secagem) inicialmente deixe a placa escorrer por uns 5 minutos para remoção do excesso de água;

7. Em seguida, colocar em uma estufa a 80-90 graus por aproximadamente 15 minutos (uso uma estufa caseira feita de caixa de papelão forrada com papel alumínio e uma lâmpada incandescente);

8. Após os 15 minutos, verificar se o excesso de água foi removido;

9. Espere a placa esfriar e borrife com isopropanol até ficar completamente encharcada. Aplique principalmente nos soquetes, na entrada VGA, BGAs, Slot de memória e etc;

10. Retorno a placa para a estufa e deixe por 45 minutos;

11. Faço uma nova vistoria, se completamente seca, a placa já pode ser ligada e prosseguir com os testes.

 

Já fiz esse procedimento em várias placas que precisavam ser lavadas, e todas funcionaram

Eu só recomendo lavagem de placas que visivelmente foram sujas por líquidos. Já peguei uma placa que tinha urina de gato.

Fundamentações do procedimento:

O isopropanol é um álcool com alta capacidade higroscópica, ou seja, possui a capacidade de sequestra água do ambiente (ar). Sendo assim, o uso do isopropanol no processo de lavagem e secagem de placas mães ajuda a remover gotículas de água que estão localizadas em regiões de difícil acesso, com de baixo das BGAs. Em seguida, quanto a placa é aquecida a alta temperatura permite que o isopropanol se volatiliza mais rapidamente levando consigo a água. Por isso não há a necessidade de secar a placa por tanto tempo como muitos procedimentos recomendam.

 

 

Para lavagem de teclados eu uso uma outra abordagem, passo uma escovilha umedecida com água e um pouco detergente (para não formar muita espuma), removo o excesso com um pano e logo em seguida borrifo isopropanol, e por fim seco o teclado a temperatura ambiente. Em hipótese alguma encharco o teclado, pois isso pode remover as trilhas fazendo com que para de funcionar. Infelizmente para teclados precisa lavar ser como se fosse um banho de gato, hehehehe.

 

Espero ter ajudado.

 

Editado: por Leonm
Melhoria no texto
  • Joinha 7
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá  amigo

 

5. (opcional/recomendado) após ter sido bem enxaguada, usar água com pressão (ex. usar uma mangueira) para jogar uma certa abundância de agua debaixo dos integrados. Acho isso importante pq são os locais mais difíceis de limpar;

 

Eu uso um vaporeto, daqueles que se usa em cartucho ajuda muito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

@weslleyb Aqui uso água e detergente neutro, só para os casos especiais nos quais a lavagem com álcool isopropílico, thinner ou etanol, não resolvem. Após a lavagem, embora eu tenho estufa, prefiro usar forno elétrico com temperatura de 180º por um período de 15 minutos (somente a placa, removo tudo que dá). Uso uma forma de alumínio para colocar a placa dentro e protejo com outra forma para evitar estress em componentes sensíveis a altas temperaturas. Estufa uso mais mesmo antes de Reballing. Mas cada um tem seu método e achei muito válido o seu, desde que funcione, acho que devemos mesmo compartilhar nossas experiências com a comunidade. Pela riqueza de detalhes, leva o meu Joinha! 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente, gostei bastante da abordagem. Tive apenas uma dúvida, no item 9 (onde você seca a placa diante do ventilador) acredito ser um pouco problemático pois o ventilador não neutralizará a carga estática formada no vento, sendo assim trazendo possíveis danos ao componentes, você possui um ventilador ionizador?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/09/2017 às 14:15, wizof36 disse:

@weslleyb Aqui uso água e detergente neutro, só para os casos especiais nos quais a lavagem com álcool isopropílico, thinner ou etanol, não resolvem. Após a lavagem, embora eu tenho estufa, prefiro usar forno elétrico com temperatura de 180º por um período de 15 minutos (somente a placa, removo tudo que dá). Uso uma forma de alumínio para colocar a placa dentro e protejo com outra forma para evitar estress em componentes sensíveis a altas temperaturas. Estufa uso mais mesmo antes de Reballing. Mas cada um tem seu método e achei muito válido o seu, desde que funcione, acho que devemos mesmo compartilhar nossas experiências com a comunidade. Pela riqueza de detalhes, leva o meu Joinha! 

@wizof36 Valeu demais pela dica, tentarei fazer assim também! Esse FDS vai ter um show de lavagem de placa lá em casa, depois posto aqui tudo que deu certo rsrsr..

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 16/09/2017 às 14:36, infomaster disse:

Excelente, gostei bastante da abordagem. Tive apenas uma dúvida, no item 9 (onde você seca a placa diante do ventilador) acredito ser um pouco problemático pois o ventilador não neutralizará a carga estática formada no vento, sendo assim trazendo possíveis danos ao componentes, você possui um ventilador ionizador?

Oi amigo, desculpe a demora pra responder, pra evitar esse problema é só vc colocar o neutro da placa num terra exclusivo pra isso, dia vc evita esse  possível problema. Mas crio que seria mais perigoso se vc usasse algum tipo de tecido pra secar, isso sim produziria muita energia estática. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou dar uma dica, para vocês fazerem isso mais rapidamente. Um método que eu mesmo desenvolvi com placas do meu uso, e após aprovar comecei a usar em máquinas de clientes!

 

É bem simples: 

1. Lave a placa com Detergente ou Sapólio Limpa Alumínio.

2. Deixe ela no Sol, por umas 2 horas, ou se não tiver sol , pula essa etapa.

3. Pegue uma caixa de papelão, um pouco maior do que a placa mãe, faça um furo em que dê para encaixar a ponta de um secador de cabelo.

4. Coloque a placa mãe na caixa, e depois coloque o secador no furo. Faça 30 ciclos, alternando em 1 minuto quente (Em secadores menos potentes, se o secador for muito potente deixe 30 segundos) e depois deixe 2 minutos frio!

5. Feito esses ciclos, 1 minuto quente (ou 30 segundos) e 2 minutos frio, por 30 vezes, já pode ligar a placa e testar. É só alegria!

 

Já faço esse método a muito tempo, então podem confiar que se fizer do jeito que eu disse dá certo!

 

EU INDICO USAR O SAPÓLIO, POIS ALÉM DE LIMPAR, DEIXA  A PLACA LINDA!

Já testado em placas mãe de Notebooks, celulares e outros!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/01/2017 às 14:41, Leonm disse:

Olá amigos, essa postagem é para relatar algumas experiências que tive. Já li exaustivamente na internet e no EletronicaBR sobre lavagem de peças de notebook. Vi recomendações das mais diversas, mas pouco consenso quanto ao tempo de secagem. Já vi pessoas recomendado deixar secando por 5h, 24h, 48h e assim por diante. Deixar a 50º, 70º e 100 º C. Diante dessa incongruência de informações optei por ir fazendo meus próprios testes, claro com máquinas minhas.

Em minhas indagações eu ousava um método que pudesse remover rapidamente a água a fim de que eu pudesse retomar os testes e verificar de fato o que estava acontecendo com a placa.

Depois de pensar um pouco eu cheguei a seguinte procedimento:

1. remover todos os componentes removíveis (processador, placa wifi, bateria da bios, dissipador...);

2. Lavar muito bem a placa com água e detergente neutro usando escova de dentre;

3. (opcional) em casos em que a sujeira seja demasiadamente abundante, usar água aquecida por volta de 50 graus com detergente;

4. enxaguar a placa muito bem pra remover resíduos de detergente;

5. (opcional/recomendado) após ter sido bem enxaguada, usar água com pressão (ex. usar uma mangueira) para jogar uma certa abundância de agua debaixo dos integrados. Acho isso importante pq são os locais mais difíceis de limpar;

6. (hora de secar) inicialmente deixo a placa escorrer por uns 5 minutos;

7. Depois coloco em uma estufa (a que tenho é caseira) a 80-90 graus por 15 minutos aproximadamente;

8. Retiro a placa e vejo se há agua escorrendo ou excesso de agua ainda, se não houver, sigo pro próximo passo;

9. Estando a placa sem excesso de água, eu espero dar uma esfriada (diante de um ventilador) e depois borrifo com isopropanol até ficar bem molhada. Isso de preferência nos soquetes, na entrada VGA, BGAs, Slot de memória e etc.;

10. Retorno a placa para a estufa e deixo por mais pelo menos 45 minutos;

11. Faço uma nova vistoria e já ligo a placa;

 

Já fiz esse procedimento em várias placas que estavam precisando ser lavadas, e todas funcionaram

Eu só recomendo lavagem de placa para aquelas que visivelmente estavam sujas por líquidos. Inclusive uma que eu lavei, um gato tinha urinado no notebook.

Fundamentações do meu procedimento:

O isopropanol em particular, mas regra que se mantém para outros álcoois, possui uma característica de ser higroscópico, ou seja, sequestra água do ambiente (ar). O isopropanol tem uma eficiência bem sustentada em fazer isso. Ou seja, quando o isopropanol entra em contato com a placa mãe ele sequestra as moléculas de água, mesmo aquelas que estão profundas em fissuras naturais da placa. Sendo assim, a agua passa a ser diluída no álcool. Uma outra característica dos álcoois é serem extremamente voláteis, ou seja, evaporam rapidamente. Dentre os álcoois o isopropanol é um dos que é mais eficiente nesse processo. A volatilidade que os álcoois possuem é aumentada na presença de calor, ou seja, quando mais quente for o ambiente mais rápido o álcool irá evaporar (por isso que pode existir as bebidas destiladas). Uma vez que o álcool removeu a água que estava “escondida” ela pode evaporar também de forma mais facilitada. Além do que, a própria presença do álcool facilita a evaporação da água, pois dai entra um outro princípio, uma vez que a água está diluída no álcool ela não faz mais ligações tipo interações de hidrogênio água-água. Com isso a molécula de água pode se “desprender” mais facilmente da superfície, pois quem confere a fluidez, congelamento, evaporação e fervura é a presença dessas interações de hidrogênios.

Para lavar teclados eu uso uma outra abordagem, passo uma escovilha umedecida com água e pouco detergente (pra não formar muita espuma), removo o excesso com um pano e logo em seguida borrifo isopropanol, nesse caso deixo secar a temperatura ambiente. Lembre-se, não encharcar o tecado. Infelizmente pra teclados precisa ser como se fosse um banho de gato, hehehehe.

 

Aguardo comentários dos amigos, lembrado que meu objetivo é passar o que tenho experimentado e funcionado.

 

oi amigo boa noite queru te elogiar por esse procedimento ele é ótimo ficou bem elaborado e muito bem explicado parabéns....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...