Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido HD Seagate 3Tb é reconhecido com 16384 Gb

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá moçada,

 

Espero que algum de vocês possa me ajudar.

 

Tenho vários HD's Seagate 3 Tb (uns 6 ou 7) e todos eles são uma BOMBA. Tive uns que queimaram com menos de 6 meses de uso (dois deles). Cheguei a entrar em contato com a Seagate pelo Reclame Aqui, mas teria que mandar meus HD's pra lá e perderia meus dados. To com essas bombas aqui.

 

Um deles, que tinha meus dados importantes, é reconhecido pelo gerenciador de disco do Windows 10, mas acusa ter 16384 Gb, não tenho como colocar uma partição ali.

 

No mais, quero tirar as coisa para descartar essas porcarias.

 

Desde já, agradeço a atenção.

Um abraço

 

 

Por ausência de feedback por parte do autor e por padrão da moderação,

este tópico será considerado como

 

Caso não resolvido - devolvido

 

Por favor, evite responder este tópico.

Para receber ajuda mais rápida e eficiente, abra um novo.

Caso seja necessário, informe o link deste tópico.

 

eletronicabr.png

Editado: por Rodriguez
tópico a muito tempo parado.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Disco errado...

 

Consertei o tamanho do disco pelo Disk Wizard da Seagate para este volume, deu certo... Só que os meus arquivos estão em outro HD Seagate 3 Tb... Neste está acusando que ele tem apenas 3,85 Gb. Já aconteceu isso com vocês?

 

to tentando aqui pelo DWS. Vamos ver se consigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Seu HD é 7200 11 ? Se for você pode corrigir usando essa técnica:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Guitarafuriosa, Tenho alguma experiência em recuperação de dados.

 

Você tem um problema com a geometria do disco.

 

Dependendo da causa que faz com que tais danos, você pode servir esta solução.

 

O CHS (cilindros, cabeças, setores) não é bem definida e, portanto, a capacidade real do disco não é reconhecido.

 

Sem ter as ferramentas especializadas muito caros usados por laboratórios de recuperação de dados, muitas vezes tenho usado o programa "testdisk":

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Este programa pode ser usado no Windows e Linux. Para estes trabalhos sempre recomendo linux, mas com o Windows, você também pode ajudar.

 

Uma vez que você iniciou o programa seleciona o disco, em seguida, selecione "geometry".

 

Na janela seguinte, digite os valores reais da CHS e Sector Size.

 

Com estes valores o programa é capaz de analisar o disco (Analyse) ou pode recuperar dados para outro disco (escolhendo Advanced), ou você também pode fazer uma imagem de disco que, em seguida, abri-lo com outro programa (R-Studio, por exemplo) e recuperar seus dados com a estrutura de pastas e nomes de arquivo originais.

 

Como saber os valores exatos de CHS? Você tem mais fácil: a observá-los em outro disco que não tem esse problema, e se você postar pode ser útil para outros colegas.

 

Espero que ajude. Se você precisar de qualquer esclarecimento, pergunta.

 

P.D.- A "solução" do sócio josefreitas não tem nada a ver com este tema.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,

DUVIDA.png

   

 

Por favor, informe-nos sobre o resultado deste aparelho.

 

Não esqueça de atualizar ou finalizar seu tópico.

 

Resolvendo ou não, os colegas que ajudaram precisam do seu retorno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

 

Esse erro eu já consertei, o HD foi reconhecido por um período com 3 Tb. Consegui isso fazendo o seguinte:

- Tirei a placa lógica e coloquei no forno por 5 minutos a 250 graus;

- Ao colocar de volta o HD reagiu bem melhor em ser reconhecido, e usei o DiskWizard. Consegui organizar isso.

 

Entretanto estou com dificuldades em resgatar meus dados. Não ligo mais pro disco, só quero fazer uma leitura e tirar tudo.

 

O TestDisk eu conheço, realmente é muito bom!

 

Agora começam as aulas na faculdade e estou meio sem tempo, mas pretendo voltar a investigar este disco.

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

 

Esse erro eu já consertei, o HD foi reconhecido por um período com 3 Tb. Consegui isso fazendo o seguinte:

- Tirei a placa lógica e coloquei no forno por 5 minutos a 250 graus;

- Ao colocar de volta o HD reagiu bem melhor em ser reconhecido, e usei o DiskWizard. Consegui organizar isso.

 

Entretanto estou com dificuldades em resgatar meus dados. Não ligo mais pro disco, só quero fazer uma leitura e tirar tudo.

 

O TestDisk eu conheço, realmente é muito bom!

 

Agora começam as aulas na faculdade e estou meio sem tempo, mas pretendo voltar a investigar este disco.

 

Um abraço

 

então?

de nada e até sempre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Olá pessoal,

 

Tive que parar um pouco de mexer no disco porque as aulas começaram, sou professor universitário e sempre tem matéria nova  pra estudar, ehhehe

 

Então, consegui fazer o test disk reconhecer ele, o windows continua o acusando de ter 3,86 Gb, sendo que é um HD de 3 Tb

 

Na parte de geometria do disco, ele dizia que o CHS era 503, mudei pra 45600, 255, 63, e o tamanho do setor estava em 512, o correto era 4096.

 

Mudei tudo, mas o HD está sem acesso pelo test disk.

 

O interessante é que, se fechar o test disk, o HD continua sendo acusado de ter 3,86 gb. Tem como "gravar" isso?

 

Um abraço

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Por favor, leia atentamente o seguinte:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

O CHS que você cita parece correto para 3 TB: 45600 255 63 (sector size=4096 Bytes)

 

45600 x 255 x 63= LBA size

LBA size x sector size= capacidade do disco rígido (Bytes)

 

Mas eu não sei se você já modificou algo com outros programas ...

 

"Os números CHS mudam a maneira como o TestDisk procura partições e calcula seus tamanhos, etc. Ele não afeta o disco rígido propriamente dito, a menos que você realmente escreva dados sobre partições perdidas para a unidade. Escolher as configurações erradas da geometria e salvar as partições perdidas com base nessas configurações com defeito pode dificultar ou impossibilitar a recuperação dos dados."

 

Na recuperação de dados uma má decisão pode significar a perda destes.

É melhor perguntar antes de fazer qualquer coisa, a menos que você tenha certeza de fazer a coisa certa.

 

Eu recomendo fortemente que você use o programa TestDisk em linux.

 

Além disso, cada problema em cada disco rígido não tem necessariamente uma solução igual para todos.

 

saudações

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo,

 

Obrigado pelas respostas - à todos que responderam, meu "muito obrigado", também.

 

Então, eu consegui alterar estes valores no TestDisk, mas não consigo "gravá-los" permanentemente. O Windows ainda acusa o disco de ter 3.86 Gb. Ao entrar novamente no Test disk o valor CHS era 503, e o tamnha do setor está 512 ainda.

 

Ao trocar os valores, o Test Disk acusa o disco de ter o tamanho que ele deve ter - 3000 Gb, 2794 Gib. Ele oferece o Quick Search e não retorna com nenhuma partição. Daí ele oferece o Deeper search, e, pelo menos por hora, não tenho conseguido mandar fazer - parece que o programa trava.

 

Por hoje é isso, só volto a mexer com o HD no sábado que vem.

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,

Olá amigo,

 

Obrigado pelas respostas - à todos que responderam, meu "muito obrigado", também.

 

Então, eu consegui alterar estes valores no TestDisk, mas não consigo "gravá-los" permanentemente. O Windows ainda acusa o disco de ter 3.86 Gb. Ao entrar novamente no Test disk o valor CHS era 503, e o tamnha do setor está 512 ainda.

 

Ao trocar os valores, o Test Disk acusa o disco de ter o tamanho que ele deve ter - 3000 Gb, 2794 Gib. Ele oferece o Quick Search e não retorna com nenhuma partição. Daí ele oferece o Deeper search, e, pelo menos por hora, não tenho conseguido mandar fazer - parece que o programa trava.

 

Por hoje é isso, só volto a mexer com o HD no sábado que vem.

 

Um abraço

 

,

 

A identificação do HD está correta, como ST3000DM001, tanto na BIOS como no gerenciador de dispositivos?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, pelo menos no TestDisk, liguei o HD direto no cabo sata e ele reconheceu pelo modelo certo.

 

 

1) Verifique se quando o PC é iniciado o HD emite 11 clicks e depois desliga;

 

2) Verifique se mesmo com o HD sendo reconhecido/identificado no sistema/BIOS os discos e heads estão parados.

 

 

Esse problema que você descreveu é um problema de heads, a diferença é que um sintoma permite uma tentativa DIY e outro você vai ter que procurar uma empresa de recuperação de dados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele não desliga, tanto que o Gerenciador de disco do windows acusa ele de ter 3,86 Gb, mas não posso fazer nada diante disso. No máximo, ligar o Test disk e mudar os parámetros, mas ainda assim ele não consegue fazer um deeper search. O HDD regenerator também o reconhece, e o acusa de muitos setores defeituosos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema deste HD é no HSA/heads, não de bad blocks. Neste tipo de problema, resumidamente, o controlador de leitura e escrita não consegue se comunicar corretamente com a placa, por isso que toda a capacidade não é reconhecida. Não há solução “caseira” para consertar este problema, apenas com PC 3000, Salvation Data e semelhantes. Se este dano nas heads atingiu os discos, o valor do serviço só aumenta.

 

Como você disse, é um produto bomba, assim como aquela linha 7200.11 da Seagate acima de 1TB, que está rendendo vários processos para a Seagate. Se tiver curiosidade, leia isto:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala meu caro !

 

Quanta coisa hein,me sinto numa gafieira, ao "samba do afrodescendente doido" ...mas vamos lá.

 

Bem , inicialmente , vou tentar te ajudar , por que vi, vejo e  certamente , verei, muita coisa aqui que não procede ( me perdoem os colegas de DR :) ).

 

Vou te passar um SW , você baixa e tenta restaurar o tamanho original , ok?

 

Procure nesta pagina Download HDD Capacity Restore Tool, se der leia a mesma a titulo de conhecimento, tem todas as instruções, créditos ao Sr. Dimitry Postigran da Atola ( aos bicões , durmiu ??? , vai estudar se não sabe o que é,  e quem é... )

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

OBS1 : Estou tentando te ajudar e registrar algo útil aqui ( a outros inclusive), não sou responsável pela recuperação dos teus dados , nem pela tentativa que você fará, faça-o por sua conta e risco, boa sorte.

 

 

OBS2 : Aos bicões , DR = Data Recovery ( PRO ).

  Att,

 

Eng. Falido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Existem cartões Gigabyte e Asus que criam um HPA (Host Protected Area) no disco rígido principal. Eles fazem isso errado, é um bug, mas a coisa típica sobre discos de 3 TB  é que eles relatam 1,5 TB.

 

Este não é o caso (relata 3.86 GB), e isso parece um problema do firmware hospedado no SA (Service Area).

 

Se sempre que se conecta o disco rígido dá o mesmo tamanho errado, eu não acho que é um problema de comunicação ou má leitura.

 

Mas com discos rígidos quase tudo é possível, e os testes não custam nada ...

 

Faltando mais dados e feedback e sem ter a unidade na frente, não há muito mais a dizer ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, entendi. MAs tenho mais HD's de 3 TB da Seagate, você acha que se eu substituir a placa lógica por uma "que não foi pro forno", eu poderia corrigir esse defeito e fazer uma última leitura?

 

É um teste válido, caso algum componente da PCB do HD com defeito esteja com problema, mas improvável que dê resultado. Se você quiser tentar com a PCB de uma outra unidade que você tem ai, verifique e compare todas as informações do rótulo (modelo, P/N, FW, Site etc.) - exceto S/N e o Date, este último não pode ser muito diferente - e o lote da PCB (numeração que começa 100 impressa na PCB), todas as informações precisam ser idênticas ao HD com problema. Dê o feedback caso volte a reconhecer a capacidade real.

 

Sobre o software recomendado pelo

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, não se aplica ao seu caso, mas claro, nada te impede de testar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,

DUVIDA.png

   

 

Por favor, informe-nos sobre o resultado deste aparelho.

 

Não esqueça de atualizar ou finalizar seu tópico.

 

Resolvendo ou não, os colegas que ajudaram precisam do seu retorno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Olá pessoal,

 

Só pra registrar, essa semana aconteceu esse lance de o HD amanhecer com 3.86Gb com um HD externo sem fonte de 4TB da Seagate. Não tinha nada demais dentro, mas é uma falta de respeito com o consumidor que esses HD percam suas estruturas tão facilmente. 

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...