Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ferramentas de bancada: osciloscópios!

Avalie este tópico:


Saul B. Britto

Posts em destaque

Olá colegas boa tarde a todos. Amigos, perante os muitos tópicos que tenho encontrado aqui no fórum, assim como em todos os outros do ramo venho observando uma cultura muito enraizada na cabeça do brasileiro: A falta de ferramentas imprecindíveis ao bom andamento de traballhos Nesta área, como os osciloscópios. Nem vou me reportar a frequencímetros pois, todo osciloscópio moderno por si só é um frequencímetro.

Salvo o caso do profissional que vai querer medir frequências muito altas aí sim, recomendo a aquisição de um bom frequencímetro.

Um bom osciloscópio vai te proporcionar medidas como: tensão rms, tensão pico a pico, fase, frequencia, corrente AC, DC, tensões AC tensões DC, distorções, observar ruídos, ausencia ou presença de um sinal desejado, amplitude etc.     

Um analógico voce consegue por 500,00, os digitais na faixa de 2.500,00.Dependendo do sensor eles podem medir até pressão, peso e sabe-se lá mais quantas medições que não lembro agora e... tudo isso por um preço irrisório se comparado a décadas atrás onde um, custava o valor de um carro zero! Eu afirmo veementemente que isto não é um gasto e sim, um "investimento". 

 

Quem pretende evoluir em tecnologia tem que sair desse negócio de advinhação, tipo: será que esse cristal está funcionando? Será que tem clock, será que tem reset, será que tem pwm? Sinceramente, acredito piamente que isso é um trabalho tortuoso e cansativo e o que é pior: DESANIMADOR!

O multímetro velho de guerra vai estar sempre te mostrando a tensão "média" e há muitos casos onde você mede aquele famoso +B e ele está lá mas... e o sinal gerado pelo CI ou circuito alvo de sua investigação?

Que pode ser uma onda quadrada, senoidal, triangular... como você vai saber se ele está presente, embora o +B esteja lá no multímetro?

 

-

 

Portanto senhores abram mão de um pequeno "sacrifício" e comecem certos, pelo menos quem está começando.

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

concordo plenamente amigo, eu comprei um Hantek, so pra começar e depois comprar um de bancada. A diferença foi da agua pro vinho, ajudou muito na produtividade auxiliando de maneira decisiva nos diagnosticos, nao sei como tinha conseguido consertar placas sem seu auxilio, acho que foi mais por sorte que por conhecimento. nao vejo a hora de adquirir um profissional.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Amigo, profissional é o indivíduo. Mesmo sendo um hantek você tendo conhecimento suficiente, é capaz de fazer coisas complexas. Para mim o profissional é 90%.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,  com certeza, eu consigo medir tudo que preciso e um pouco mais com o Hantek, é uma ferramenta imprescindível hoje na minha bancada. concordo com vc que o profissional é 90%, mas ele precisa sempre estar estudando e aprendendo mais e mais e nesse processo as ferramentas são importantíssimas, tenho vários exemplos aqui onde moro que apesar de ser uma capital existem pouquíssimos profissionais que tentam se atualizar seja por conhecimento ou adquirindo boas ferramentas.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...