Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Acer Aspire E1-532 MB V5WE2 LA-9532P liga e desliga

Avalie este tópico:


Calegari

Posts em destaque

Esse notebook liga sem imagem por aproximadamente 5 segundos e desliga. Tem a tensão de +3VALW e +5VALW de entrada no U11 mas não tem a tensão na saida +3VS e +5VS no curto período que ele fica ligado.

 

O sinal SUSP# não se altera durante o período ligado. Fica em 0,0V. Esse sinal SUSP# deveria subir para 3.3V para acionar o U11? ou estar com 3.3V e cair a Zero para o U11 poder Chavear?

 

Substitui já o U11, porém retirei ele de uma placa que não ligava nada, não sabendo assim se ele está 100%, mas fiquei com essa dúvida a respeito do sinal SUSP#

 

 

Link do esquema:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Acer_U11.jpg.2a0e3eca117013b0675310eeada99161.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, qdo vc retirou o PU11 vc reparou se o sinal de 3 e 5V continua chegado ? tem tensão no Bt power ? boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse notebook liga sem imagem por aproximadamente 5 segundos e desliga. Tem a tensão de +3VALW e +5VALW de entrada no U11 mas não tem a tensão na saida +3VS e +5VS no curto período que ele fica ligado.

 

O sinal SUSP# não se altera durante o período ligado. Fica em 0,0V. Esse sinal SUSP# deveria subir para 3.3V para acionar o U11? ou estar com 3.3V e cair a Zero para o U11 poder Chavear?

 

Substitui já o U11, porém retirei ele de uma placa que não ligava nada, não sabendo assim se ele está 100%, mas fiquei com essa dúvida a respeito do sinal SUSP#

 

 

Link do esquema:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Para habilitar o U11, o sinal "SUSP#" tem que estar em nível alto.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
amigo veja; você fala que no curto período que ela fica ligada não se tem as tensões +3VS e +5VS por isso que desliga certo, mas veja bem ai em destaque as tensões dos pinos 3 ON1 e 5 ON2 no meu entender são secundárias as +3VS e +5VS

 

U11.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
O sinal susp# em nível lógico alto habilita os 3vs e os 5vs. Veja que 3vs_on e 5vs_on está indicando apenas que é nesses pinos a habilitação e não que eles mesmos sejam as tensões. Vout1 e Volut2 são as saídas.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Amigo o sinal SUSP# é enviado pelo SIO e ele precisa esta em nivel alto

Aconselho começar pelo basico nesses casos por se tratar de um KB9012

 

1 - Verifica a Pilha Cmos (Veja se tem 3V e retira ela da placa)

2 - Retire o Ci de bios e regrave mas nao ressolde ela na plac ainda

3 - Agora sem a pilha e sem o CI de bios ligue a placa e deixe ligada um tempo(aqui deixo 1 min em media ) e desligue

3-  ressolde a Bios e recoloque a pilha , ligue a placa , ele pode demorar uns 30 segundos para dar video na primeira vez

 

Essa dica tem aqui no forum para quem nao tem o gravador de SIO , caso tenha gravador tente grava-lo

 

Se mesmo fazendo isso nao funcionar , o correto e seguir sequencia Start da placa pois o  sinal SUSP# é gerado apos outros sinais estarem em estado alto antes

 

Verifica se enquanto fica ligado se tem tensao na PL501 e se o pino 8 do PU501 esta em nivel alto

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o interessante neste caso eh que nos circuitos analogos a outros meios de origem de +3vs e +5vs o susp em nivel logico alto nao deixa essas tensoes existirem ,pelo fato de nao permitir que os mosfets canal N chaveiem ,os circuitos aos quis me refiro estao ao lado na mesma pagina do esquema eles comvertem +5valw e +3valw em +3vs e +5vs ,nao me entendam mal ,so estou expondo oque acho ,de acordo com a analise que fiz do circuito ,sou apenas um iniciante :).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,

SUSP# em nível  lógico baixo → Q29 não satura → SUSP tem 5valw vindo do R552

Nesse caso o SUSP está em nível lógico alto

Q30A é saturado → gnd mata a tensão +VSB → gate do U33 (canal N) tem gnd → não satura.

 

SUSP# em nível  lógico alto → Q29 satura → gnd mata a tensão de 5valw vindo do R552

Nesse caso o SUSP está em nível lógico baixo.

Q30A não satura → a tensão +VSB segue para o gate do U33 → este satura e transforma a tensão +5valw em +5vs.

 

"SUSP#" é diferente de "SUSP".

 

 

susp.png

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
o ponto na minha opiniao eh que susp#,deve estar INATVO ou seja deve haver tensao para que SUSP(active hight)permaneça em nivel logico baixo.

 

SUSP(active hight) nao existindo U35 satura +3vs ,e no caso desta placa este mesmo susp# chegara inativo habilitando o U11 a gerar os +3vs e +vs.

 

na minha opiniao ,so pra concluir :

 

SUSP=nao deve existir

       

            e

 

susp# deve estar inativo(vai haver tensao ,sendo que o mesmo eh active low,havendo tensao ele vai estar inativo) e assim permirindo que U11 funcione e no U35 nao eh diferente.ja que SUSP(active hight) nao vai chegar a existir ou pode ate existir mais vai estar em nivel logico baixo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,

No meu entender.... o sinal "SUSP" significa que a placa está suspensa, ou seja, não habilita o referido local em que está presente.

Quando o sinal "susp#" estiver baixo (active low), é porque nesse ponto está suspenso fazendo jus ao nome.

Quando o sinal "susp" estiver alto (active hight), é porque nesse ponto está suspenso fazendo jus ao nome.

Essa é a minha interpretação.... mas eu não sou o dono da razão... rsrsrsrs...

Vamos ver o que acham os nossos amigos , , .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,  se vc nao eh muito menos eu rsrs ,mas sua explicaçao e sua visao em analises eh muito mais aprimorada que a minha Tendo isso em conta entendi seu ponto de vista ,eu entendi perfeitamente oque quis diZER.

 

nao sei se estou certo ou errado ,mas estou aprendendo muito com vcs aqui do forum ,entao vamos la:

 

vo tentar expor meu ponto de vista em relaçao a situaçao e como vii a analise.

 

tendo como base o circuito do Q29,se tivermos susp#(active low =ativo em nivel logico baixo)=0 ou seja ativo ele nao chaveia o mosfet Q29 e assim surge o sinal SUSP(active hight) desta forma este sinal nao vai permitir por exemplo que U33 chavei assim nao existindo +5vs.

 

 

ja com susp#(active low) estando inativo ou seja havendo tensao com u auxilio desse resitor R552 senao me engano de pull up, ele asseguraria nivel alto em cima preservando +5vlw e (nivel logicobaixo) em baixo kkk dessa forma SUSP nao existira .

 

desta forma susp# inativo=presença de tensao ,chegaria a aos terminais de aticaçao do U11 e faria o trabalho dele.

 

 

acho que esse sinal susp# trabalha de forma parecida com o RESET que quando esta ativo nao deixa a placa ligar ,quando inativo ,passa a existir tensao em certos pontos assim permirindo que placa ligue.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
sim amigo compreendo ,sendo active low e havendo tensao susp# vai estar inativo assim habitando o Ci U11 a gerar as tensoes +5vs e +3vs.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
neste caso susp# deve estar inativo ,deve haver tensao maior no gate em relaçao ao source  para que U33 sature ,como eh active low ele vai estar inativo.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,

No meu entender.... o sinal "SUSP" significa que a placa está suspensa, ou seja, não habilita o referido local em que está presente.

Quando o sinal "susp#" estiver baixo (active low), é porque nesse ponto está suspenso fazendo jus ao nome.

Quando o sinal "susp" estiver alto (active hight), é porque nesse ponto está suspenso fazendo jus ao nome.

Essa é a minha interpretação.... mas eu não sou o dono da razão... rsrsrsrs...

Vamos ver o que acham os nossos amigos , , .

Concordo com essa interpretação  , pelo esquema fica por conta do Q29 chavear o Sinal SUSP

 

Mas por experiencia nessa placa especificamente , todas que pequei tinham apenas o U11 que substitui todos os outros circuitos q envolvem o sinal SUSP  , inclusive o q29 e todos os outros componentes que são suspensos pelo sinal SUSP  não existem nessa placa quando se tem o U11

 

Entao baseando nessa placa , se tem U11 , devemos esquecer o sinal SUSP e focar no sinal SUSP# que nesse caso precisa esta em nivel alto ou seja modo de suspensao desativado , caso o sinal SUSP# esteja em nivel baixo significa que o modo suspensao esta ativado , concluímos então q se trata  um sinal "ACTIVE LOW"

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,

No meu entender.... o sinal "SUSP" significa que a placa está suspensa, ou seja, não habilita o referido local em que está presente.

Quando o sinal "susp#" estiver baixo (active low), é porque nesse ponto está suspenso fazendo jus ao nome.

Quando o sinal "susp" estiver alto (active hight), é porque nesse ponto está suspenso fazendo jus ao nome.

Essa é a minha interpretação.... mas eu não sou o dono da razão... rsrsrsrs...

Vamos ver o que acham os nossos amigos , , .

 

 

É isso mesmo. É dessa forma que funciona. É preciso interpretar o sinal para que a gente possa entender corretamente. Susp# é suspender .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...