Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido TV LED Philips 40pfl5606d/78 sem standby

Avalie este tópico:


boot5548

Posts em destaque

Boa tarde!

Estou com essa tv em minha bancada. Ela não tem a tensão de 3V standby.

A principio pensei que era o LNK362, troquei ele mais o sintoma não mudou.

Tensão do PFC é de 297V

Revisei a linha de 3V a procura de curto mais não encontrei nada.

Testei todos os diodos e mosfets da placa e estão todos bons.

Troquei os fotoaclopadores e os tl431 observando a polaridade inversa dos originais.

Já troquei os capacitores de 68 x 450, sem sucesso também.

 

Gostaria da ajuda dos mais experientes.

 

Esquema da placa fonte:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Desde já agradeço a todos.

Editado: por Gilson Macedo
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, !

Troquei C102 e C121 porem continua sem os 3V standby.

No pino 5 do U101 tenho os 300Vdc

no pino 3 tenho 5,9Vdc

no pino 4 tenho 0,5Vdc

Sinceramente não tenho mais ideia, já troquei os zeners também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, !

Troquei C102 e C121 porem continua sem os 3V standby.

No pino 5 do U101 tenho os 300Vdc

no pino 3 tenho 5,9Vdc

no pino 4 tenho 0,5Vdc

Sinceramente não tenho mais ideia, já troquei os zeners também.

Bom,já que no secundário você já trocou tudo praticamente,vamos focar no primário.Antes de mais nada já trocou o ci U101 por outro novo?Pode ser que este que você colocou esteja com defeito,ci falso etc...

Apenas para teste,remova o c119 e desligue o d106a e o zd101,pode ser que algo na linha entre o dreno do ci e o transformador chopper esteja com uma leve fuga.Diodos podem pregar essa peça também,podem apresentar fugas imperseptíveis,só trocando pra saber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,

O U301 quando eu peguei a placa havia no lugar um as431, substitui pelo az431.

Troquei o U101, testei 3 novos no lugar.

Fiz o teste que você pediu retirei c119 e desliguei os diodos d106a e zd101. Porem os valores não mudaram, apenas o pfc que caiu para 297Vdc.

Desde já te agradeço por estar me ajudando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,

O U301 quando eu peguei a placa havia no lugar um as431, substitui pelo az431.

Troquei o U101, testei 3 novos no lugar.

Fiz o teste que você pediu retirei c119 e desliguei os diodos d106a e zd101. Porem os valores não mudaram, apenas o pfc que caiu para 297Vdc.

Desde já te agradeço por estar me ajudando.

Tem que ter o"L"no final da nomenclatura do AZ,tem que ser AZ431"L",se tiver outra letra não é o correto.Pois tem o TL431"B" que já é diferente pois a tensão de referência muda para 2v5 ao invés de 1.24v.Se tiver outro TL ou AZ com outras nomenclaturas tudo bem,desde que a tensão de referência seja 1.24vdc,veja o datasheet do componente pra ter certeza da tensâo de referência.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,  As tensão de PFC é 297Vdc

A tensão no pino 4 do u101 é 0,5Vdc

a tensão no pino 3 do u101 é de 5,9Vdc

essa são todas as tensões que tenho. Essas leituras são com a main board desconectadas. Com ela conectada da no mesmo.

 

, , Troquei o AS431B por AZ431L obrigado pela dica, mais as tensões continuam as mesmas. Ainda não achei nenhum suspeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, embora TVs não são a minha área, mas como se trata de uma fonte chaveada, já verificou o D107, R105 e o Q101?

 

Qual a tensão vc encontra no catodo do D107?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,  Q101 foi testado e esta ok, a tensão em no catodo de D107 é de 5,9Vdc  e R105 esta boa tambem. Nunca tinha visto um mistério desse em uma fonte chaveada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,  As tensão de PFC é 297Vdc

A tensão no pino 4 do u101 é 0,5Vdc

a tensão no pino 3 do u101 é de 5,9Vdc

essa são todas as tensões que tenho. Essas leituras são com a main board desconectadas. Com ela conectada da no mesmo.

 

, , Troquei o AS431B por AZ431L obrigado pela dica, mais as tensões continuam as mesmas. Ainda não achei nenhum suspeito.

Barbaridade,como uma fonte tão simples pode dar tanta dor de cabeça kk,só quem trabalha com eletrônica sabe...Nem tem o que te dizer mais.Os diodos zeners,fotoacoplador,capacitores,az431l tudo trocado e nada.Os diodos das posições d107 e d301 você já deve ter testado ou trocado.Tem o c107 que você também já deve ter trocado.

Já verificou resistores abertos ou alterados no primário ou no secundário?

Tô pensando até no transformador chopper com defeito.

Revise tudo que você fez até agora,quem sabe algum componente novo com defeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,  Realmente troquei c107, cheguei a testar todos o resistores smd do secundário e ao redor de u101, também estou desconfiando do trafo. Vou dar aquela revisada em tudo e tentar achar outro trafo para testar. Se eu descobrir darei o retorno. Mais se alguém lembrar de alguma coisa estou na escuta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,  Realmente troquei c107, cheguei a testar todos o resistores smd do secundário e ao redor de u101, também estou desconfiando do trafo. Vou dar aquela revisada em tudo e tentar achar outro trafo para testar. Se eu descobrir darei o retorno. Mais se alguém lembrar de alguma coisa estou na escuta.

Na verdade,você disse que testou e não que trocou os diodos d107 e d301 correto?Sou contra a troca de componentes assim,mas no teu caso,tem que trocar mesmo.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, , e quanto ao sinal STANDBY na base do Q301?

 

Pelo que entendi ele funciona como uma habilitação, vindo da principal para ativar esta fonte de 3V. Estou correto?

 

Neste caso, creio que deveria ter um nível lógico alto nele para cortar o Q301, o PC102 e liberar a tensão para o Q101.

 

O motivo que encontrei para isso, é o baixo valor de tensão no catodo de D107, comparado com o valor esperado pelo capacitor C121 (50V).

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, , e quanto ao sinal STANDBY na base do Q301?

 

Pelo que entendi ele funciona como uma habilitação, vindo da principal para ativar esta fonte de 3V. Estou correto?

 

Neste caso, creio que deveria ter um nível lógico alto nele para cortar o Q301, o PC102 e liberar a tensão para o Q101.

 

O motivo que encontrei para isso, é o baixo valor de tensão no catodo de D107, comparado com o valor esperado pelo capacitor C121 (50V).

Sim a tensão no catodo do d107 está baixa,deveria ter uns 15vdc a 20vdc.Já o Q301 e Q101 atuam apenas com a tv em power_on,mas fazem parte apenas das fontes altas de 24vdc e 12vdc.

Essa fonte de 3v3 não precisa de nenhum sinal ou tensão da placa principal pra funcionar,muito pelo contrário,tanto em stanby como em power_on é obrigatório ter os 3v3 porque é apartir dessa fonte que todas as outras fontes entram em funcionamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Ok, Entendi.

 

Está correta sua lógica. j+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Agora pensando um pouco,será que não tem nada com defeito na linha do catodo do d107,essa linha que me refiro recebe o nome de STVCC,que vai até o coletor do q110.Seria interessante isolar essa linha para ver o que acontece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,  Entendi, vou fazer o teste aqui. Não tinha me ocorrido essa ideia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,  Retirei JW7 STVCC, houve mudança nas tensões de antes, começo a suspeitar desse trafo.

PFC subiu de 297Vdc para 316Vdc.

Pino 3 do U101 subiu para 6,2Vdc

Pino 4 continua em 0,5

Catodo de D107 caiu para 0,17Vdc.

Lembrando que foi trocado por novos os diodos D107 e D103.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,  Retirei JW7 STVCC, houve mudança nas tensões de antes, começo a suspeitar desse trafo.

PFC subiu de 297Vdc para 316Vdc.

Pino 3 do U101 subiu para 6,2Vdc

Pino 4 continua em 0,5

Catodo de D107 caiu para 0,17Vdc.

Lembrando que foi trocado por novos os diodos D107 e D103.

D103? Ou ZD103?E o D307 e o ZD104 tambem foram trocados?Se revisar tudo e não achar nada só resta o chopper mesmo.

Tem outro jeito,gasolina e fósforo,vai dar uma bela fogueira,capacitores explodindo etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quero agradecer meus caros

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,  e os demais por terem me ajudado. Infelizmente o cliente não quis esperar. Foi feito o pedido de uma fonte nova.

Acredito que o chopper esta com defeito, coisa rara de acontecer. Cheguei a testar 4 CIs novos nessa placa. Fiz o teste desligando os componentes para ficar só a configuração básica do CI com o fotoacoplador. Mais não deu.

Agradeço a cada um pelo tempo e paciência de me ajudar. :-*

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Boa tarde, estou esta tv philips 40pfl5606d/78  -  Placa fonte....GL-BLPSL40-2-Med  -  (PLDE-P016A)  -  MPR1.0  -  PCB P/N : 3PAGC10059A-R

Defeito apresentado não liga....encontrei o Q602 em curto - fusivel 5a queimado - troquei más queimaram de novo. Agora tambem D603 aberto - U601 (2A10D55-9591) pinos 6 e 7 em curto e com pino 8 medindo 20 ohms, fiz procura pelo datasheet e não encontrei...alguém sabe de algum equivalente? ou a referencia que consta no esquema...

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...