Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Hp G4-1116BR - Não Entra Energia

Avalie este tópico:


maah_teus1010

Posts em destaque

Bom dia Estou com um Hp G4-1116BR placa mãe DA0R23MB6D1 REV D ela não entra energia

Está placa tá com um curto na linha dos 19v, pois  o PQ48 (P0603BDG) entra os 19v e não sai (já trocado) notei que quando retiro o PR231 (RC2512-R010) a tensão do PQ48 volta ao normal também já troquei este resistor, sem sucesso . Estou meio sem saber o que fazer, já isolei o circuito e nada , alguém pode de ajudar ? Agradeço .

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

começa olhando os mosfet de entrada pois eles podem estar com problema,caso nao esteja com problema vc vai analizando proximo ao conector da bateria e tbm nas bobinas de 3 e 5 volts..pode ate ter algum capcitor em curto nessa regiao que te passei

faz esses testes e posta para nos entendermos melhor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo, como o amigo falou, provavelmte algum mosfet esteja em curto ou até mesmo algum capacitor, normalmente esses problemas fica próximos a entrada do notebook, próximo ao conector da fonte, dá uma geral nessa área e ve se encontra algo em curto. Abraço e boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saquei os seguintes mosfet's da placa :

PQ46 (DMG4812) , 5V

PQ47 (DMG4496) , 5V

PQ23 (DMG4812) , 3.3V

PQ28 (DMG4496) , 3.3V

PQ49 (FDS6679AZ) , Próximo ao conector da bateria

PQ31 (AON7410) , +BATCHG

PQ30 (AON7410) , +BATCHG

 

e a tensão não voltou no PQ48 .

Eu anexei a parte do esquema aonde não esta gerando a tensão

g4-1116br.jpg.4297853f8088cd3c54cfabaadda34876.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo se for curto uma fonte assimétrica resolve fácil, olhe o seguinte esse pq48 e um mosfet canal n o que significa que a base deve estar polarizada para o que mesmo conduza e a base esta ligada a outro mosfet que quando aberto aterra a base do pq48, ( "fechando o pq48")  verifique qual voltagem esta presente na base do pq48, sucesso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, eu faço isto aqui direto. Existe uma grande possibilidade deste mosfet não estar deixando passar corrente por causa de um curto. Alguma proteção da máquina zera a tensão do Gate por causa da sobrecorrente. Neste caso, é claro que o curto está depois do seu mosfet. Na verdade, colocando o resistor da maneira que eu te falei, você vai estar fazendo um by- pass do mosfet que está sendo desligado pela sobrecorrente. Quando você fizer o by-pass, o componente que está em curto irá aquecer. Normalmente é um capacitor. Queima o dedo lá nele e troca que a máquina vai funcionar. Se der certo, me dá um retorno, por favor. Se não der, também me avise para eu continuar tentando te ajudar.

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Página 38

Componente : PR231

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe Mateus,

 

Eu não prestei muita atenção nos posts anteriores. Me fixei no fato de vc ter dito que havia um curto na linha de 19V.  O procedimento que eu te passei é o IDEAL quando vc tem, de fato, um curto na linha de 19V. Não é o seu caso se, de fato, preste atenção, DE FATO, a tensão do PQ48 volta ao normal quando vc retira o PR231. Na verdade, o PR231 não é um resistor, é um fusível. Vc tem um curto é na linha que o PR231 está ligado e não na linha de 19V. Faça o seguinte: Meça resistência do PR231 para a terra, de ambos os lados. Na certa, vc vai encontrar resistência bem baixa em ambos os lados. Aí vc retira o PR231 e meça resistência para a terra nos 2 pontos de solda do PR231 que ficaram na placa após a retirada dele. Um dos lados deverá dar resistência baixa e o outro lado resistência alta. Pronto. Vc isolou o curto e vamos passar para o próximo passo. Não se esqueça de retirar tudo da máquina. Memórias, processador, placas de wireless e fax modem, etc. Tudo mesmo. Devagar a gente chega lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Mateus

0,600 Kohms são 600 Ohms. 600 Ohms não é curto. Não seria 0,6 Ohms? Se for 0,6 Ohms é um curto e vc isolou ele. Vc tem uma fonte de bancada? Se vc tiver fonte de bancada, agora ficou fácil. Alimente o lado que deu resistência baixa com a fonte de bancada com 1,8 Volts e você achará o componente que está em curto. Não se esqueça. Este procedimento tem que ser feito com a máquina totalmente desligada, ou seja, sem carregador e nem bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saquei os seguintes mosfet's da placa :

PQ46 (DMG4812) , 5V

PQ47 (DMG4496) , 5V

PQ23 (DMG4812) , 3.3V

PQ28 (DMG4496) , 3.3V

PQ49 (FDS6679AZ) , Próximo ao conector da bateria

PQ31 (AON7410) , +BATCHG

PQ30 (AON7410) , +BATCHG

 

e a tensão não voltou no PQ48 .

Eu anexei a parte do esquema aonde não esta gerando a tensão

 

Chega tensão no pino 3 do pq48? Se sim, quanto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite!

 

Amigo, você disse que o pq48 está com 0v nos drenos. você já verificou curto na linha dos drenos? injete tensão com a fonte variável e veja se existem consumo. o componente em curto deve aquecer.

creio que o problema esteja aí.

 

Já se certificou que o mosfet em questão está bom?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saquei os seguintes mosfet's da placa :

PQ46 (DMG4812) , 5V

PQ47 (DMG4496) , 5V

PQ23 (DMG4812) , 3.3V

PQ28 (DMG4496) , 3.3V

PQ49 (FDS6679AZ) , Próximo ao conector da bateria

PQ31 (AON7410) , +BATCHG

PQ30 (AON7410) , +BATCHG

 

e a tensão não voltou no PQ48 .

Eu anexei a parte do esquema aonde não esta gerando a tensão

 

Amigo não encontrei o esquema dele na busca.

Me informa uma coisa, depois do PR231 (pino 2) tem o que? um capacitor? Acredito que seja algum curto nessa linha, me passa o esquema para tentarmos entender melhor o defeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...