Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Morre aos 88 anos o inventor do mouse.

Avalie este tópico:


Daniel

Posts em destaque

  • Administrador

O cientista americano Douglas C. Engelbart faleceu nesta terça-feira (3) em sua casa na Califórnia (Estados Unidos) por insuficiência renal. Engelbart morreu aos 88 anos e detém a patente da invenção de uma série projetos. No entanto, ele ficou conhecido por ter sido o criador do mouse.

 

Engelbart teve a ideia de criar o mouse em 1964. Na época, quase toda a interação entre o homem e o computador era feita por meio de cartões. Ele concebeu o conceito da necessidade de haver um "periférico de indicação" de direções em um computador durante uma conferência de computação gráfica realizada nos Estados Unidos.

 

O cientista, então, fez um esboço do que ele havia pensado e mostrou para William English, um engenheiro mecânico que colaborava com ele em projetos de pesquisa. Os primeiros modelos de mouse tinham três botões, pois era o máximo que a estrutura acomodava. Para Engelbart, quanto mais botões disponíveis, mais ele seria útil. A patente do mouse foi registrada em 1967 nos Estados Unidos e oficializada em 1970

 

Contrariando a ideia do criador do mouse, na década de 90, Steve Jobs, cofundador da Apple, adaptou o periférico para a linha de computadores Macintosh da companhia. Para o cofundador e os designers da companhia, um botão era o suficiente para o periférico. Segundo o "New York Times", Jobs argumentava que com apenas um botão fica impossível de a pessoa apertar algo sem querer.

 

image.php?di=F6S1

Imagem do primeiro mouse feito por Douglas Engelbart no fim da década de 60

 

A primeira apresentação do mouse em público foi em 1968 durante uma conferência de cientistas da comunicação realizada em San Francisco, na Califórnia (EUA). Após isso, a Xerox e o Laboratório de Inteligência Artificial de Stanford aprimoraram o periférico e só na década de 80 ele se tornou disponível para uso comercial.

 

Douglas Carl Engelbert nasceu em janeiro de 1925 em Portland, no Estado de Oregon. Ele deixou três filhas, um filho, a esposa do segundo casamento (a primeira faleceu em 1997) e nove netos.

 

Fonte: http://tecnologia.uol.com.br/

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

Lembrei de que vi um mouse pela primeira vez , numa estação CAD-CAM eme meados dos anos 80. Máquina do capeta. Projetava, desenhava e imprimia em uma impressora maluca, que depois vim a saber se chamar Plotter. Na verdade esta máquina foi responsável por mandar um andar e meio de engenheiros projetistas em mecânica automotiva. Era o sinal dos tempos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 3 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • 5 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...