Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido dúvida defeito se display ou TCON ou PlacaPrincipal da TV Samsung UN46B6000VMXZD

Avalie este tópico:


alexbr

Posts em destaque

:)

Peço a permissão aos colegas de fórum pela visita à área de TV e a prestimosa ajuda que darão neste fórum. Venho do setor de notebooks.

 

Bem, tenho dúvidas se a TV está com problema realmente no painel/display, e desconfio (e tenho esperanças também, confesso) que haja problema apenas na placa TCON ou na placa principal.

 

:o

Sintomas.

-Ligo a TV e aparecem linhas brancas horizontais espaçadas quase a uns meio centímetros.

-Se aparece a mensagem sem sinal persistem linhas mas percebe-se verticalmente só onde há as letras do texto uma perturbação no sentido vertical, tipo linhas fracas distorcidas, mas apenas onde tem alguma letra escrita.

-Com o tempo vai começando a aumentar as linhas e cores de fundo, vai borrando e piorando.

-Tem vez testo e que tá melhor, tem vez pior. Se não liguei faz tempo fica melhor por mais tempo, nos primeiros instantes que liguei.

-Colocando antena sai som nos canais melhor sintonizados, mas a imagem devida é impossível ver, fica naquele borrado meio estático.

 

9_9

Como tem essa progressiva piora até ficar borrado; tem a distorção vertical leve embaralhada onde tem letra de mensagem legível dizendo que está sem sinal; como tem certa falta de padrão estático mais típico (suponho), acho que possa vir a ser algum problema de circuito, não sei se memória (pois não fica aqueles quadriculadinhos de BGA ruim de memória de vídeo) ou alguma sincronização antes ou na própria placa T-CON. Enfim, antes de sair fuçando, testando reflow etc. queria perguntar aos colegas mais experientes pra poupar tempo, dinheiro e dor de cabeça.

 

:-*

Não achei esquemático, apenas achei o Service Manual simples em powerpoint, o que não deve ajudar muito. Mas pelo menos indica que há poucas diferenças relevantes pra reparo nos modelos de diferentes polegadas 40" 46" 52" 55"

UNXXB6000VM

UN40B6000VM

UN46B6000VM

UN52B6000VM

UN55B6000VM

 

8)

Vou colocar as imagens em sequência nas mensagens abaixo.

Aguardo as provocações, inspirações e sentenças, sem falar na torcida. Obrigado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não necessariamente na ordem ou na mesma tentativa.

Cada vez é diferente, mas sempre vai tender pra ficar mais acumulado e ficar um branco amarelo fogo variado.

Percebamos algo que me parece ser relativo à sincronicidade, pois onde tem letras ou principalmente várias linhas de texto ocorrerá um certo tipo de embaralhamento vertical, e as vezes duplicidade, triplicidade etc. do texto em local diferente na "desincronia" (certo?) vertical.

Podemos perceber na imagem 05 (destacado num retângulo vermelho) que o texto persiste mas ao redor vai se acumulando

de cor/sinal até ficar bem perto de um tipo de branco, mas não cor pura, plena, como se tivesse alguma textura.

01.jpg.d8b5699e9ea56ec719212cdb490e06ea.jpg

02.jpg.a25d9661fa9f25ab090e49ef8fa1f892.jpg

03_perturbada.jpg.2a9e93f4feb207ff220960713f5ec3ee.jpg

04_perturbada.jpg.c378e520e79896aa83e951614c3c6d0e.jpg

05_sinal_fraco_ou_inexistente.jpg.c15341c98d0b8a2807e27f2e370dc888.jpg

06_duplicado_e_borrado.jpg.ec983b58f5a091c9bb466f840266341b.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

detalhe de uma outra tentativa ocorrendo a "desincronia" vertical onde exibe letras.

 

Qualquer orientação pra fazer algum teste ou fotos e detalhes é só explicar que farei.

 

Ainda não testei muito. Nem inventei teste de colocar cabo flat da placa principal depois de ligada, ou ligar flat da tela com ela ligada, nem fiz reflow etc. pois se houver veredito de ser a tela não farei. Mas a esperança e vontade de dar certo é grande, então tentarei o que for consenso dos técnicos gabaritados daqui do fórum. Vai que é só bater o olho pra dizer que é a T-CON ou o display/tela etc. daí é só ou transformar em peças ou tomara só correr pro abraço, meus caros amigos.

07_dessincronizada.jpg.d19f78a7a4bd1dce1ba89f85933485c7.jpg

08_chelsea_arsenal_P.principal.jpg.3952e382f39b9381ccf855e2477d7d3d.jpg

09_P.principal_ci.jpg.1deca9e00867308cf49a7b3e4caaae02.jpg

10_tcon.jpg.44dd055529ecb28137bb8b2c0cd72228.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TECGESS

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
@FERNANDO TEIXEIRA O que acham desse defeito? Quero saber dos mais experientes, embora eu creia que seja display.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Eu já resolvi uma falha dessa numa Samsung Led de 55pol.

 

O problema pode está num dos clipes pretos que prendem as fitas Flat na TCON, no meu caso foi isso. Com o tempo e o aquecimento, esses clipes deformam e impedem o contato de algumas das linhas da fita Flat. Outras vezes, esses clipes (travas) criam Zinabre e mesmo que você limpe os contatos das Fitas, ele não dá contato.

 

Caso um dos clipes (trava da Fita Flat) deforme, impede que alguma(s) linha(s) da fita faça contato; apresentando esse tipo de falha na imagem. Não dá pra ver a deformação do Clipe a olho nu, talvez com uma Lupa de grande escala der pra perceber algo.

 

Num caso grave de deformação do clipe, o técnico pode se confundir e diagnosticar como sendo problema de Tela, pois a Tela apresenta imagens e cores distorcidas/duplicadas, barras pretas verticais e horizontais... Embora, todas as tensões e sinais da TCON se apresentam normais.

 

 

Procedimento para o reparo:

 

1º Primeiro, desconecte uma das Fitas Flat da TCON e ligue a TV, se a imagem apresentar ruim de um lado; a falha está na Fita que você não desconectou. Se a imagem apresentar boa de um lado, a falha está na Fita que você desconectou.

 

2º Limpe bem, mas com cuidado para não causar problema no lado que vai para a tela, os contatos das Fitas, de preferência com uma borracha escolar. Depois conecte-as novamente para ver se resolveu. Caso o problema persistir, siga o 3º passo.

 

3º Se a limpeza dos contatos não resolveu, provável que um dos clipes pretos que prende uma das fitas está empenado. Para tentar resolver, cole um pedaço pequeno de fita adesiva/isolante em cima e no centro do plástico rígido que é colado no Flat, não no lado dos contatos. Conecte tudo e ligue a Tv para testar. Se não resolveu, cole mais um pedaço pequeno de fita adesiva/isolante em cima do outro pedaço. Não exagere no adesivo, pode empenar ainda mais o Clipe!

 

Observação:

a) Este procedimento é feito no Flat do lado que a imagem se apresenta ruim.

b) O pedaço de F. Adesiva não pode passar do plástico rígido do Flat, tem que ser parelho, fino e centrado no meio da fibra do Flat.

d) A limpeza e o procedimento pode ser necessário em um dos Flats da TCON ou em algum da Régua TCON, quando usa Flat/Clipe entre a Régua e a Tela.

e) Essa dica é uma provável causa, mas pode não ser essa!

 

Boa Sorte!

5957b1161edb3_Fita_no_centro_do_plstico_rigido_do_Flat.JPG.68f91701626360cb362675741f65e78d.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faço das palavras do Tecgess as minhas...

 

A possibilidade de Display ferrado  é grande...

 

Porém deve verificar antes se os sinais LVDS estão perfeitos

 

Já peguei defeito parecido que havia respingado liquido na tela indo ate o flat do Display

 

Observ. Liquido na tela agridem os flats sendo estes na parte de baixo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde rapaziada!

 

Acho que estou rumando pra dar o veredicto como sendo o display.

 

A imagem com textos legíveis tipo Canal Fulano de Tal HD, Sem Sinal etc. apareciam e depois ficavam estáticas (ou piorando, com certeza depois) se eu usasse o controle remoto ou botões pra mudar algo, foi por isso que imaginei algum problema de placa. Eu "inventei" um teste. Retirava e colocava o flat da placa principal pra TCON. Fiz também retirando os flats que saem da TCON para o display. Percebi que a tela mesmo desconectada dos flats, isso reiniciada  TV após retirar da tomada e descarregar energia do botão power etc. sempre feito por padrão, ocorria da imagem continuar no mesmo grau de borrão. Na verdade muto lentamente comprovei que mesmo testando pelos nos dois lados da tela ocorria de vagarosamente "descarregar" o borrão quando desconectada a tela. Demora alguns minutos pra tela ficar esmaecendo até sumirem todas linhas e borrões. Se conectar novamente os FLATs, recarrega o problema.

 

Sou ignorante de telas de TV, achava algo como que a TCON seria a única placa da tela (diferentemente de notebook que tem plaquinha junto), mas imagino que deva ainda haver alguma outra plaquinha por dentro da armadura da tela, ou algo similar interno com defeito.

 

Não tinha visto as bem vindas sugestões que os digníssimos colegas gentilmente indicaram quando fiz este último teste.

 

A não ser que eu encontre um esquemático interno genérico ou um procedimento viável recomendado pra abrir a carcaça do display, estarei crente e dando finalizado este tópico e em uns três dias e agradecendo também.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
Até pode haver um problema de umidade, talvez isso explicaria o aparente curto circuito do black box da tela. Se achar que vale indicar-me algum procedimento para isso farei. Como a tela sozinha tipo que guarda a última energização por alguns minutos não vou verificar sinais LVDS. Acho que como tentativa de despedida vou tentar limpar as fitas flat, como vc e outros colegas indicaram.

 

  As vezes algumas marcas dessas travinhas são infernais de arrumar. Esta parece estar bastante razoável. Não tenho limpa contatos, e já tinha usado wd40 mesmo. Também tinha apertado com dedos e nada de especial. Acho que fita pano é mais legal de calcar o reforço das travinhas as vezes. Vou limpar os flat da tela denovo pra despedir-me da tv como último procedimento, acho.

 

Pode ser possível que tenha também problema nas placas, o que agora acho que não é provável. Retirei com mais paciência, observação e metodicidade os flats e tem algum tipo de acumulação de carga com algum tipo de curto na danada da tela mesmo.

 

  Pelo visto o problema é de ambos os flats da tela pra algo mais dento da tela. Nunca abri uma dessa pras aber a "anatomia", e acho que deve haver plaquinha interna escondida e com problema, possivelmente inacessível para reparos. Só abri completamente as de notebooks mesmo.

 

Achei que você tava na torcida, na geral desorganizada, mas chamou um time inteiro pra jogar. hehe

 

Enfim, vou ver se com calma acho algo da "anatomia" dum LCD desse de TV e talvez vou tentar dar mais uma secadinha com pano, estação ar quente bem levemente, ou sei lá como nesses flat da tela pra ver se muda algo.

 

Desculpem as bestagens e ingonoranças infiéis que posso ter proferido.

 

Muito obrigado!

Bom fim de semana!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
Estamos aqui pra jogar na torcida " a favor". Espero que resolva
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

20190903_184910.jpgBom dia. Gostaria que me desse uma análise desse possível defeito que possa ser na minha TV, nela encontra-se uma lista vertical preta na tela como vc ver na foto.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Editado: por Robyson Soares
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...