Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte ATX com defeito na linha de -12v

Avalie este tópico:


Oseiasgs22

Posts em destaque

Boa tarde, meus amigos. Estou com essa fonte na bancada, é uma fonte usada em servidor. Ela apresenta defeito na linha de -12v, ela liga "normalmente". Mas no testador de fonte, acusa erro apenas na linha de -12v, o testador fica bipando de forma intermitente, as outras linhas de voltagem não mostram erro. Como não sou muito experiente em fontes, gostaria de saber onde testar pra resolver o defeito nessa linha. Não tenho o modelo da fonte pois o cliente não trouxe a tampa superior, mas como acredito que todos os circuitos equivalentes tem funcionamento semelhante, já é o suficiente pros amigos me indicarem em qual lugar procurar. Muito obrigado! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Um que fica acoplado no dissipador de alumínio com três pinos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fora o -12v há algum outro problema com a fonte? Pergunto isso porque se só for isso nem vale a pena mexer nessa fonte, pois essa tensão negativa não é usada.

 

Amigo, boa noite. A fonte liga "normalmente" e no testador de fonte onde apresenta as voltagens das saídas, a única que fica piscando de forma intermitente é a de -12v, por isso digo que só essa saída está com defeito. Mas acontece que apenas essa falha faz a fonte ficar sem serventia, pois o stand-by acusa defeito então se ligar ela ao PC, o mesmo não vai gerar imagem. Queria saber por isso onde posso verificar pra tentar resolver, se é no CI, ou algum capacitor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Como ja foi dito pelos meus colegas, a fonte de -12V tem muito pouco componentes.  Geralmente um diodo, uma bobina, um capacitor eletrolitico e um resistor de carga.

 

Comece trocando o capacitor eletrolitico por um com um pouco maior em sua capacitância, caso tenha espaço.

 

Troque o diodo por um do tipo Shottky, ex.: SR106, SB260,....  Esse diodo fica sozinho na placa de PCB.

PC_Power_Supply_Principle_Circuit.jpg.9ce5d90bcaa3186f1e78a8b88704b0ca.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...