Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Curve Tracer Analisador de Circuitos Traçar Curva Caracteristica de Componentes

Avalie este tópico:


barcelos32

Posts em destaque

Como já havia postado anteriormente, tenho trabalhado em um Analisador de Circuitos tipo o da Versis e consegui muitos avanços importantes. Em uma de minhas pesquisas encontrei este projeto do Dr George R. Steber PhD., que traça a curva característica de componentes eletrônicos através de um circuito relativamente simples que usa a entrada de áudio do PC como interface. Não montei este projeto que parece ser bastante interessante pois estou desenvolvendo o meu próprio equipamento baseado em ARDUINO e em breve terei novidades. Este curve tracer é bem simples todavia é limitado ao teste de componentes apenas, não sendo possível o teste de componentes no circuito a frio como o da Versis. Mas já é um adianto e vi projetos semelhantes sendo vendidos por até R$1500,00 no mercado livre. Com este equipamento você poderá salvar imagens das curvas características de cada terminal de um transistor ou CI bons, por exemplo, e posteriormente comparar com as curvas dos terminais de um componente suspeito para testa-lo. Abaixo segue o projeto em PDF:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Espero que goste e me mande notícias dos resultados das suas pesquisas e alguns joinhas se possível... kkkk.

 

Dica: Por segurança e praticidade você poderá incorporar ao seu projeto uma placa de som USB e usar a entrada de linha (jack azul claro) que é stereo para ler os dois canais (Corrente e Tensão) ao mesmo tempo. Outra dica legal é tirar o conector USB da placa de som e soldar um cabo USB. Assim você terá um equipamento independente que poderá utilizar em qualquer PC sem o risco de, por acidente, danificar a placa de som do seu note ou PC.

 

Forte abraço a todos.

 

 

  • Joinha 4
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • Moderador Global

Pegando carona no tópico, segue um vídeo com os primeiros testes do curve tracer via placa de som.

 

Utilizei um circuito mais simples para o tracer mas que deu bom resultado até então, ainda estou mexendo nas configurações do osciloscópio virtual para uma melhor visualização de algumas curvas (dos capacitores é a principal, está muito fechada).

 

Também aguardando a chegada de alguns componentes para utilização do tracer via USB.

 

Aproveito para a agradecer a colaboração dos amigos

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, e .

 

Sugestões e críticas construtivas são sempre bem vindas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Boa noite,

 

É isto aí meu amigo...

 

Aos poucos iremos chegar em um bom tracer e disponibilizar aqui no forum...

 

Como já informei em outro tópico, já consertei algumas placas com este equipamento.

 

Já estou trabalhando em um novo tracer com PIC30F2020. Em breve estarei disponibilizando aqui no fórum.

 

j+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns colega

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
pelo trabalho! Fico realmente muito feliz que estejamos avançando neste projeto que trará frutos excelentes para o nosso dia-a-dia de oficina. Forte abraço.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
Boa tarde,

 

Vc falou que o pessoal não conserta placa com este trace e somente para verificar a curva dos componentes. Olha mais um vídeo meu. Mais uma placa mac resolvido.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, eu não falei nada, ouvi dizer!!    Não me comprometa...  kkkkkkkkkkkk

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

barcelo e curtolo que softwares vc usara com a placa de som de pc? eu já testei muitos (assim meio na correria) mas nenhum prestou, era muito bug e nenhum visual bom das formas de onda...) como tem tempo nem nome lembro.. mas  a uns 3 anos fiz um destes curve tracer que tem monte de esquema na net com transformador... e usando um oscilo digital  consegui estas formas de onda na tela (mas muito ruim) os osciloscópios que tinha somente este deu essa forma e ela é horrível,  muito ilegível na real, na foto aqui menor até parece legal heheh, mas não é ela é de pontinhos... nunca usei isso pra nada além destas fotos, nem sie pro onde anda no momento... queria voltar a testar os pelas placas de som, mas problema é um software legal... qual vcs aconselham ou usaram e foi bem...

TEK0004.JPG.5d293cf97b6b94ccde638188ebff43ba.JPG

INICIO.jpg.3184e05e36dc2c57356c265103419170.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, estou com o osciloscópio do Zeitnitz:

 

 

Mas o tracer, a meu ver, também pode provocar isso, eu acertei aqui no 3º tracer q montei.

 

Estou usando esse, mas já montei outro q tb funciona bem.

 

 

O também montou outro modelo q funciona bem, inclusive até disponibilizou o esquema:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, no meu caso eu mesmo desenvolvi o software e a precisão das curvas é incrível usando o arduino. Ainda não conclui o software pois estou na etapa final do meu mestrado e ando com o tempo contado. A minha solução já incorpora a foto da placa e o cadastro dos componentes e suas respectivas curvas por terminal. Tá quase no ponto de cadastrar a placa boa virtual. Foram 3 meses de pesquisas pra conseguir chegar no ponto que estou. Boa sorte aí no projeto!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estes montados com transformador que tem diversos esquemas na net que tudo é quase mesma coisa, usam transformadores saindo uns 6  a 9v outros 15 a 30v... este é o problema que achei, o meu deu essa imagem MEDIOCRE porque fui tentando reduzir esta tensão. ANTES SE FOSSE PARA TESTAR APENAS COMPONENTES EXTERNOS ) sozinhos, podia usar 9v.. 12v etc... mas e for tentar usar numa placa numa linha (trilhas com vários componentes) tem que ser a saída tensão MENOR QUE AS JUNÇÕES, certo era menor que 0,7v... uns 0,3v ou 0,2v  o mais certo assim nenhum componentes enganaria no teste... tbm o risco vc aplica as pontas com 12v em lugar que tem BGA e que a linha é 1,2v ou 1,8v...  consegui não lembro abaixar bem acho que estava abaixo de 3v por isso a falta de amplitude fez as imagens ficarem feias .. nisso os com Placa de SOM... tem mais chance de imagens melhores e tbm a de usar pontas com potencial bem baixinho.... mas ultimamente não ando tentando fazer coisas totalmente eletrônicas a gente gasta meses ou nãos e um CHINES fez uma de 1,99 heheheh.  decido mais em cima de coisas ELETROMECANICAS GRANDE SE PESADAS... mas isso de um Teste desse ainda quero  fazer ou ter  um para uso,, de baixo custo. Parab´nes a todos.. sds silvanoservitec

 

 

.. Há ARDUINO,,, comprei um Uno e um monte de acessórios tem uns 3 anos. só testei gravei umas 2 ou 3 cosinhas básicas e guardei... agora a uns 2 meses meu filho que é programador (mas de sof de empresas) nada de eletrônica pegou ele e disse que vai fazer automação comercial ou residencial.. ele até já trabalhou na eletrônica quando adolescente mas sacar de eletrônica nas teorias nadinha.. anda brincando com ele no momento, tem enorme facilidade com os softwares pro causa da profissão apesar de tudo ser diferente... é um mundo de possibilidades para quem se dedica, ainda mais se for bom em eletrônica.

 

 

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, o objetivo é justamente esse, um tracer de baixo custo e fácil montagem para que todos no Fórum possam ter a oportunidade de ter um desses na bancada.

 

O tracer via placa de som já sabemos q funciona, no meu, especificamente, ainda preciso fazer alguns ajustes.    Agora, é desenvolver o mesmo para comunicação usb, estou aguardando a chegada de alguns componentes da China para os testes.

 

Quanto ao arduino, também estamos testando, e conforme os progressos, vamos atualizando o tópico.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, , Boa tarde,

 

Tem este trace que fiz algumas modificações e ficou muito bom.

 

 

A ideia agora e montar um osciloscópio com PIC e gerar esta imagem via USB e poder gravar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa noite,

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, , ,

 

Hoje terminei de montar este circuito de um osciloscópio com PIC ligado ao notebook via USB. Pretendo melhorar este circuito. Estamos em testes e já se mostra muito bom.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu também vou começar a fazer uns testes, e encontrei este circuito abaixo,mas não testei ainda por falta de tempo.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

e aí pessoal, alguém já conseguiu uma versão que de para trabalhar?  tem um detalhe tbm. a tensão nas pontas de prova, ela deveria ser abaixo do valor de tensão em uma junção, ou seja que nem os esr meter para não ser influenciado pelas junções boa, abaixo de 0,4v... me parece que o Versis é 0,25v nas pontos...  os esquemas de traçadores de curvas na net aplicam tensões altas,,, naquele meu este até consegui um valor bem baixo mas ainda bem acima das junções...

estou para me dedicar a reparar placas repetidas,,, e vou acabar tendo que comprar um Versis ou um DMA V10  mas ainda acho caro. tem um sr que vende um no Mlivre mas é muito artesanal pelo preço que é,  até gostei do funcionamento nos vídeos, mas tbm acho que a versão usb podia ser bem menos,,, se eu cair em cima faço um que me sirva, Mas o tempo gasto em experiências é prejuízo, no meu caso que vai ser para reparos, não compensa muita experiência,,,  por isso vou ter que ir em algo pronto viável...  sds a tds.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@silvano servitec Bom dia,

Uso diariamente este que montei  com pic e já resolvi muitos defeitos com ele. Como tenho muitas placas de mac para reparo, fica mais fácil a comparação. 

O que vc viu no ML, provavelmente foi elaborado com um circuito de placa de áudio.

Como os notebooks e no meu caso mac, a entrada de áudio é mono, estou desenvolvendo um novo circuito de dois canais de áudio com conversão para USB.

Sinceramente, eu não investiria tanto dinheiro nestes produtos pronto. Praticamente faz a mesma coisa que este com pic.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom,,, o trafinho aí é quantos volts, é basicamente quase igual ao que tinha feito... acho que o meu tinha chavinhas e não potenciômetro se eu resolver vou fazer a plaquinha com PIC e montar um deste que vc fez... o mais fiel possível... mas me diga os volts do seu trafinho na saída.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é neste osiclo aí o XY fica legal... eu acho (acho porque faz uns 2 anos ou mais que montei e nem sie por onde anda) para tentar ir abaixando a tensão usei 6+6 ligados de 220v em 110v para ar 3+3... vou remontar do zero somente o traçador de curvas e testar no Tektronics de novo...

Editado: por silvano servitec
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK posto sim, só mais uma pergunta no outro Posto seu tem uma foto sua de uma imagem na direita do visual do soft do pic sub e na esquerda vários FIG juntas de imagens que vc salvou.. foi juntadas naquele formato, digo aparecia..em algum software especial ou pasta no Wind mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@silvano servitec

São pastas que salvo no windows. Este scope com pic é interessante, onde vc tem três opções.

1- vc visualiza a imagem e a mesma fica na tela, até que vc de enter novamente.

2- Mesma coisa sendo que a imagem fica gravada na tela e vc irá sobrepor outra para comparativo.

3- Imagem continua, igual mostrado nos vídeos.

Botão direito do mouse, salva, copy, imprime....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...