Jump to content

Recommended Posts

Posted

Estou com uma placa de uma máquina de costura industrial onde encontrei pifado o CI MR4030. Junto com ele o que parece ser um diodo zener smd de proteção e um varistor.

Anexei a foto do diodo e a foto do verso da placa para que me ajudem a saber qual o diodo deve ser usado. Não encontro esquema dessa placa em lugar algum.

No diodo: "1" "(uma marca)" "B" "0" "3".

Grato

20170323_143801.jpg.d722f5207cdfcf3cd3b048f6228c2878.jpg

20170323_144031.jpg.5c3fa4a183a89ca826a1bda6929b1af5.jpg

• Like 1
Posted

Cara, toda vez que voce pegar um componente que dê para enxergar a identificação voce faz o seguinte: Código+datasheet no google, se tiver voce cai exatamente no datasheet dele.

Exemplo: diodo zener 15803+datasheet.

Posted

Obrigado pelo retorno, Saul.

Como você deduziu qual é o diodo? Eu realmente não consigo enxergar número naquele caractere estranho entre o "1" e o "B" (que seria oito).

Posted

Só que eu busquei e achei o datasheet dele, não tem detalhes que nos ajudem em nada. Portanto vamos ter que contar com o que deu pra entender até agora, sobre o código do diodo, se voce quiser arriscar... Os datasheet que achei são apenas diagramas em bloco, isso aí é uma fonte chaveada classificada como quase ressonante.

Posted

Se voce olhar no datasheet esse diodo fica conetado a um enrrolamento secundário de bem poucas espiras, portanto creio que de tensão relativamente baixa: pinos 1, 2, 4 controlam esse enrrolamento do trafo, me pareceu mais com um feedback para controle de corrente da fonte.

Posted

É este CI do ML que comprei.

Deduzi, pelo circuito (queimado), que se trata de proteção caso feedback alterado.

Será que funciona sem ele?

Eu acredito que pode funcionar sem o diodo, mas nao aconselharia, vai que vem um pico de tensão e o CI queima de novo. Eu acredito que seja um diodo zener de 6V8, voce pode colocar qualquer diod zener normal desde que seja com essa voltagem. Pode ser um daqueles antigos mesmo, apenas coloque um que tenha pelo menos 500mW de potencia de dissipação.
Posted

Isso. É uma Siruba. É a segunda placa que pego. Não é difícil arrumar, mas são da China e não existem referências. Depois de pronto vou colocar alguma coisa sobre isso no fórum.