Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts em destaque

Postado

Estou com uma placa de uma máquina de costura industrial onde encontrei pifado o CI MR4030. Junto com ele o que parece ser um diodo zener smd de proteção e um varistor.

Anexei a foto do diodo e a foto do verso da placa para que me ajudem a saber qual o diodo deve ser usado. Não encontro esquema dessa placa em lugar algum.

No diodo: "1" "(uma marca)" "B" "0" "3".

Grato

20170323_143801.jpg.d722f5207cdfcf3cd3b048f6228c2878.jpg

20170323_144031.jpg.5c3fa4a183a89ca826a1bda6929b1af5.jpg

• Joinha 1
Postado

Só que eu busquei e achei o datasheet dele, não tem detalhes que nos ajudem em nada. Portanto vamos ter que contar com o que deu pra entender até agora, sobre o código do diodo, se voce quiser arriscar... Os datasheet que achei são apenas diagramas em bloco, isso aí é uma fonte chaveada classificada como quase ressonante.

Postado

Se voce olhar no datasheet esse diodo fica conetado a um enrrolamento secundário de bem poucas espiras, portanto creio que de tensão relativamente baixa: pinos 1, 2, 4 controlam esse enrrolamento do trafo, me pareceu mais com um feedback para controle de corrente da fonte.

Postado

É este CI do ML que comprei.

Deduzi, pelo circuito (queimado), que se trata de proteção caso feedback alterado.

Será que funciona sem ele?

Eu acredito que pode funcionar sem o diodo, mas nao aconselharia, vai que vem um pico de tensão e o CI queima de novo. Eu acredito que seja um diodo zener de 6V8, voce pode colocar qualquer diod zener normal desde que seja com essa voltagem. Pode ser um daqueles antigos mesmo, apenas coloque um que tenha pelo menos 500mW de potencia de dissipação.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...