Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Windows 8.1 lento para ligar com ssd e 12GB Ram c/ Inicialização Rápida Ativada

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá a todos.

 

Configuração do PC:

 

Asus P7P55D-LE, Intel Core i5 750, 12GB Ram, SSD 120GB Kingston, Windows 8.1 SL

 

Esta acontecendo um caso estranho, coloquei um SSD de 120GB para rodar. Instalei o windows 8.1 e tenho 12GB Ram.

O estranho é que quando desligo o PC e ligo novamente demora quase 20 minutos para ligar. Aquele "circulo com bolinhas" na inicialização do windows fica travadas girando bem lentas.

 

Quando desabilito a função de "Inicialização rápida" do windows 8 o computador liga em 1 minuto +-, mas não liga tão rápido quando a função esta ativada, que deveria ligar em poucos segundos. Como se fosse uma hibernação e não desligamento total do Windows.

 

Reparei que quando deixo o PC somente com 4GB de Ram e a "Incialização rápida" ativada, o PC liga em poucos segundos e quando volto a colocar os 12GB volta a dar problema e demorar muito para ligar.

 

Alguém saberia o que pode estar acontecendo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Placa mãe - Asus  P7P55D-LE, processador i5 750 2,66MHz @3,2MHz

Memórias:

2 x 2GB Corsair XMS3 CM3X2G1600C9 @1600MHz 1,65V

2 x 4GB Kingston HyperX KHX1866C10D3/4G @1600MHz 1,5V

 

Estranho que quando deixo, por exemplo apenas 8GB 2x4GB ou 4GB 2x2GB funciona normal o função "Inicialização Rápida", quando coloco os 12GB todas memórias juntas dá o problema relatado de demorar uma eternidade.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Amigo!

 

O Sistema Operacional que você instalou é de 64 bits??

O que pode estar acontecendo é o seguinte incompartibilidade de memorias de marcas diferentes!

Por exemplo quando a gente monta uma maquina, levamos como regra uma das a seguintes configurações! Por Exemplo Memoria: como você tem 4 Slot e sua placa mãe suporta até 16 GB RAM, você deveria comprar só Corsair ou só Kingston nunca misturar as duas marcas, por mais que sejam de excelente qualidade você acabara perdendo performance misturando as duas ou até mesmo causando incombatibilidade. O certo seria você colocar 1,2 ou 4 pentes do mesmo tamanho em GB (Tipo 4 Memorias de 4GB), da mesma marca (Kingston ou Corsair) e mesma frequência ai sim você não estaria tendo risco de incompatibilidade ou perdendo performance!

 

Mais antes de condenar sua configuração de memoria RAM, sugiro que você faça um teste com o Software Memtest86 em todos os pentes de uma vez só e depois pente por pente e poste o resultado aqui!   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim os sistema é 64bits.

 

Então, o problema é que eu já tinha 4GB da Corsair e para trocar todas eu não teria R$ e acrescentar apenas + 4GB seria pouco, por isso optei por acrescentar + 8GB. Mas se fosse incompatibilidade, o windows não funcionaria e daria erros etc, correto? Rodo VMs e chega a utilizar uns 9GB~10GB da RAM e não percebo lentidões e nem erros.

 

O que esta me deixando curioso é que ao iniciar o Windows com função "Inicialização Rápida" ativada, a máquina parece um Pentium 100 rodando windows 8.  :D Uma observação, essa lentidão é somente para inicializar o windows, depois que ele liga roda normal.

 

Já rodei alguns Benchmarks e não percebi perca de desempenho em relação utilizar as memórias individuais ou juntas. Tudo bem que fiz com o Aida64, vou fazer com o MemTest e posto os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah entendi! Mais eu no seu caso tetaria vender as da Corsair ou compraria 8GB da Corsair. Acredite, já peguei maquinas Gamer para conserto com defeito de travamentos na inicialização e em jogos e descobri que era incompatibilidade de memoria pois o outro técnico que montou misturou marcas de memoria, colocando uma Corsair e uma marca genéria bem ruim, acredito eu, que é para enganar o cliente dizendo que estava ali instalado memorias de ótima qualidade. Sim a Corsair é de ótima qualidade mais a genéria que ele colocou acabou atrapalhando o desempenho do PC. Não é o seu caso pois você misturou marcas de ótima qualidade, mais pode ter incompatibilidade. se você tiver um amigo que tenha dois pentes de 4 GB da Corsair peça para ele emprestado e instale na sua maquina e faça o teste!

 

Mais uma pergunta, nos slots preto da sua placa mãe está instalado quais memorias ?     

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O suporte a Hyper DIMM é sujeito as características de cada CPU. Alguns hyper DIMMs só suportam um DIMM por canal.

 

Essas memórias hiper não funcionam bem com outras memórias.

 

Acessa o site da asus e baixa a bios versão 2003 para atualizar, ela melhora a compatibilidade com memórias e pode ser que resolva.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde.

 

Sobre a Bios, já estava atualizada para a última versão. 2101.

 

Deve ser incompatibilidade entre as memórias mesmo. Retirei as Corsair deixando somente com as HiperX. Formatei o PC novamente e ele esta iniciando rápido.

 

Depois vou fazer os testes de memórias.

 

Agradeço a todos pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa dia a todos,

 

Existe um problema similar no Windows 10, demoramos uma semana para descobrir.

 

Mas depois de um tempo de uso o mesmo fica lento, a solução para isso é você ir lá nas propriedades configurações avançadas do sistema e adicionar o método máximo desempenho, ativa este modo e depois volte para ele e ative as caixas que vc deseja ativar.

 

Issa lentidão no windows 10 é o mesmo que acontece no 8.1, não sei porque mas se deixar marcado para o windows gerenciar configurações de desempenho a máquina fica lenta.

 

Um grande abraço, e se a dica foi útil de um joinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Aqui percebi que usando o SSD como cache para a HD( aqui uso RAID0) melhorou o desempenho, e ficou mais rápido que o SO rodando direto do SSD, da uma olhada em como usar o SSD para caching.

Se não quiser usar o ssd como cache instala o intel rapid storage por ele verifica o desempenho e vai testando as configurações, algumas placa mães que usa aquele sistema de iniciar em 6 segundos necessita de uma partição ssd como cache ou uma partição especial para poder fazer o instant boot

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...