Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica MTU, segredo pra uma internet afinada e sem quebra de pacotes! :)

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Como melhorar a velocidade da sua internet e diminuir a perca ou quebra de pacotes.

 

 

Simples, encontrando qual é o tamanho ideal da unidade máxima de transmissão pra sua rede, o famoso MTU.

 

 

Vamos entender como funciona e pra que serve o MTU

 

O MTU, ou unidade máxima de transmissão (maximum transmission unit), é o tamanho do maior pacote que uma rede pode transmitir. Qualquer coisa maior que o MTU é quebrada em fragmentos menores, o que essencialmente deixa a transmissão mais lenta. A maioria das redes caseiras é configurada com o MTU padrão do roteador.

 

Então, como descobrir qual é o tamanho ideal do MTU pra nossa rede?

 

Devemos abrir  prompt de comando como administrador e digitar:

ping google.com -f -l 1500  (aqui no exemplo usarei o Google e começarei com o valor padrão da maioria dos roteadores,

o site pode ser qualquer outro com um bom DNS)

 

Teremos a seguinte resposta:

 

1500.png

 

Isso quer dizer que nosso MTU está muito alto ou muito baixo, pra achar o valor aproximado vamos baixando ou aumentando seu valor de 10 em 10, lembrando que esse valor é o tamanho em bytes.

No meu caso encontrei um valor bom aproximado com o MTU em 1450.

 

1450n.png

 

 

Depois de encontrarmos um valor aproximado do MTU, devemos aumentar ou diminuir o valor de 2 em 2 bytes afim de ajustar o valor dentro da melhor media de resposta do ping.

 

1552.png

 

Com o MTU em 1552 a média ficou em  36ms de resposta com perca de 1 pacote.

 

1448.png

 

 

Com o MTU em 1448 a média ficou com 52ms de resposta sem perca de pacotes.

 

Conclusão

A melhor configuração do MTU para o meu caso é em 1450 bytes, onde tive a melhor media e sem percas de pacote.

 

 

1450.png

 

 

Agora vem mais uma dica para o ajuste correto do nosso MTU.

Devemos pegar o melhor valor do MTU, no meu caso 1450 e somar mias 28 bytes a ele, que é utilizado pelo ICMP

(sigla para o inglês Internet Control Message Protocol), que  é um protocolo integrante do Protocolo IP, é utilizado para fornecer relatórios

de erros à fonte original.

 

Pronto, agora acessaremos as configurações do nosso roteador e mudaremos o tamanho do MTU para 1478.

 

:)

 

 

 

Editado: por o__rionTG
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas!

Pode tambem ser usado o software para o fazer, como exemplo o Simple MTU Test

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,

 

Eu fiz a alteração em meu roteador, mas fui efetuar o teste novamente e agora diz que o valor do MTU usado está dando perda de pacote da mesma forma com o valor default.

 

É isso mesmo???  8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,

 

Eu fiz a alteração em meu roteador, mas fui efetuar o teste novamente e agora diz que o valor do MTU usado está dando perda de pacote da mesma forma com o valor default.

 

É isso mesmo???  8)

 

Então, perca de pacote pode ser instabilidade da sua internet, como pode ser um pacote muito grande onde ele está tendo que fragmentar.

Se for apenas perca de um pacote e ela se manter em todos os testes, mais a velocidade media do ping estiver boa é porque o valor do seu MTU está muito alto.

 

Caso contrario, apenas instabilidade da internet.

 

Aconselho que refaça o ajuste do MTU novamente, lembrando que o valor que você já alterou no seu roteador não influenciara em nada no novo ajuste, pode deixar como está até encontrar o valor mais adequado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Só lembre que os 28 bytes devem ser somados e usados apenas na hora de colocarmos no roteador, nos testes ele deve ficar de fora, por que nos testes pelo prompt do DOS ele não usa ICMP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...