Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Adega Cadence placa fonte DQ04-008 liga mas não gela

Avalie este tópico:

Reuel_info

Posts em destaque

Olá! Tenho uma placa de adega que está apresentando um curto ou uma descarga elétrica entre um resistor especial e um capacitor mostrado na foto. Sempre que energiza a placa em 110V ele apresenta um estalo com faísca entre esses dois componentes característico de uma descarga elétrica/fuga de corrente. É possível ver inclusive as manchas pretas na parede do capacitor (componente amarelo na foto). Alguém já viu sintoma semelhante? Qual dos dois componentes eu devo trocar?

IMG_0905.JPG.eb6a9e795ee97619adfbbc121e2f9e0c.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
não tem como dizer qual componente você deve trocar, tem que medir com multímetro e achar os componentes com defeito. Teste todo primário fusistor, ponte retificadora, fuzivel, resistores etc..

De preferencia abra outro tópico para que os colegas possam de ajudar melhor.

Link para o comentário

, , , O pwm chegou fiz a troca e voltou ao estado inicial deste tópico, em umas das fontes tenho 12v na outra nada, achei no secundário somente somente o EC3 2200uf com baixa capacitância, troquei e continua a mesma coisa, quando injeto tensão na saída onde alimenta as pastilhas peltier ou as fans dá um alto consumo e aquece de leve o diodo duplo D6, troquei o diodo apesar de não apresentar curto no multímetro mas não resolveu, injetei tensão direto nas pastilhas e elas estão ok, se alguém tiver alguma dica agradeço.
Link para o comentário

, Desconectei as peltier continuou do mesmo jeito, agora quando desconecto NTC o painel onde aparece de 12 a 18 fica piscando, mas os fans não funcionam, agora o resistor o RJ1 coloquei dois resistores até chegar 1.688k, valor próximo do que eu acredito que seja o valor original mediante as cores que conseguir identificar 1.88k.
Link para o comentário

• 2 semanas depois...
Em 07/04/2017 às 12:22, Reuel_info disse:

, segue a imagem.

Olá,pode até ser que eu esteja falando alguma besteira,mas isso não é um resistor,ta parecendo um eletrochoque(Indutor),uma boa parte das fontes chaveadas usa ele,seu valor usa a mesma tabela de cores,vou ver se encontro algum documento sobre isso e posto aqui.

Editado: por Pravato
Link para o comentário

PessoALL,segue uma tabelinha de identificação de indutores(Eletrochoque) comerciais,notem que é bem fácil de se confundir com ele.Espero que ajude a resolver o problema dessa placa.(Informações tiradas do Blog Foxlux)Indutores são muito utilizador em reatores de lâmpadas fluorescentes e leds

indutores-capa.png

tabela-cores-indutor.jpg

Editado: por Pravato
Link para o comentário

Em 25/06/2017 às 10:48, Sérgio Rau disse:

Olá! Tenho uma placa de adega que está apresentando um curto ou uma descarga elétrica entre um resistor especial e um capacitor mostrado na foto. Sempre que energiza a placa em 110V ele apresenta um estalo com faísca entre esses dois componentes característico de uma descarga elétrica/fuga de corrente. É possível ver inclusive as manchas pretas na parede do capacitor (componente amarelo na foto). Alguém já viu sintoma semelhante? Qual dos dois componentes eu devo trocar?

IMG_0905.JPG.eb6a9e795ee97619adfbbc121e2f9e0c.JPG

Olhando bem essa foto,notei que o indutor ao pé do transistor ao fundo parece trincado,queria pegar uma placa dessa pra estudar ela e fazer o diagrama....

Link para o comentário

A função de um indutor não tem nada a ver com o uso no primário de uma fonte chaveada. Na posição que esse resistor fica deve circular em torno de 3A (levando em consideração que essa fonte alimenta duas Peltier de 60w cada). 

Para suportar uma corrente desse valor o indutor tem de ser enorme, aliás na foto acima tem um indutor... É essa bobina de fio de cobre com núcleo de ferrite bem ao centro da foto.

Link para o comentário

Em 06/04/2017 às 22:55, Reuel_info disse:

Bom colegas, estou com essa adega que chegou para  mim sem ligar, troquei o q1 8n60s os quatros diodos retificadores d1 á d4, original in5399 coloquei  rl204, fusível f1 e o fusistor rt1 e o resistor de presição rj1 que pelas cores o valor e de 1.88k, mas não encontrei esse resistor, coloquei um resistor comum com o valor próximo ao original. segue abaixo uma foto da fonte pois não tenho esquema.

placa-da-fonte-adega-cadence-ade-160-080-dq04-004-dq04-008-D_NQ_NP_502811-MLB20651478506_032016-F.jpg

Resultado tem 12v na saída e onde esta escrito PWM tenho também 12v, só que as ventoinhas internas e externas não funcionam e também não tenho tensão onde ligo a pastilha de peltier, alguém que tenha experiência nesta fonte para me ajudar, será que e por causa do resistor alterado que está dando está falha?

Testei todo secundário e encontrei o ec3 de 2200uf com baixa capacitância, fiz a troca mas continuou a mesma coisa, agradeço a todos que puderem opinar.

Tenho apenas esquema de ligação das saídas

quando ligo na tomada acende o visor frontal com o número 12 e vai até 18 e lâmpada acende e apaga normal, só as ventoinhas sem tensão e a pastilha peltier também e sendo assim não gela.

IMG_20170406_084441027.jpg

amigo as cores do rj1 são: preto, marrom, laranja, prata e marrom. pela internte esse valor é 0,13 ohms.

Link para o comentário

@

, já cheguei a colocar vários resistores para teste, mas quando coloquei um de 0,65 ohms queimou o Q1 e PWM IC2 (smd) lado de baixo da placa.

Editado: por Reuel_info
Link para o comentário

• 1 mês depois...
Em 18/08/2017 às 21:02, HPneves disse:

Boa Noite. Amigo, qual valor desse resistor, pois estou com essa placa, com dificuldade de identificação. valeu.

@

infelizmente não sei o valor correto deste resistor, o meu está danificado.

Link para o comentário

Amigos,

Boa tarde, acompanhei o fórum  a respeito da adega cadence, pois estava com uma na bancada.

Chegou com o mosfet 8n60 queimado, o resistor 1,8 ohms do terminal fonte do mosfet queimado, troquei e a fonte de potência  não partiu.

Extrai o diagrama da fonte, e verifiquei que quando o mosfet queima, queima o oscilador ic2, troquei, ainda não funcionou, porém tinha sinal de oscilador no gate do mosfet, gerando 2,5 volts no secundário da fonte de potência, por final o regulador de tensão que alimenta o opto acoplado estava em curto.

Em fim adega funcionando, assim que eu passar a limpo o diagram e posto para vcs

Abraços   

• Joinha 2
  • Legal 1
Link para o comentário

O problema que percebi, quando o mosfet entra em curto, danifica o gerador pwm ap 8264, mas cuidado ao comprar o ci para substituição pois há gerador de pwm rt 8264 e ap 8264, fazem a mesma coisa mad pinagem é diferente. 

Outra coisa era o regulador de tensão estava em curto.

• Legal 1
Link para o comentário

O esquema que postei foi da adega cadence ade160, chegou na oficina com Mosfet queimado e resistor de polarização aberto, capacitor de 2200 micro faraday estufado e oscilador pwm ap8269 , troquei-os , o mosfet é um 8n60 o resistor de 1,9 ohms.

A fonte de controle voltou a funcionar, o painel, o display de temperatura tudo normal, mas os cooler(fans) nem a placa de peltier não partia.

Desenhei o circuito para analise e descobri o regulador htl 431 que é ligado ao diodo do opto acoplador em curto, troque e fonte de potencia voltou a funcionar, pois o opto acoplador faz o chaveamento do enable do ap 8269.

Pela minha análise, ao queimar o mosfet deve ter proporcionado um pico de tensão no secundário da fonte, danificando o regulador, outro indicio é o capacitor de 2200 micro faraday estufado.

deixei a adega funcionando com termômetro o termopar do meu multimetro dentro para monitorar a temperatura que se manteve conforme indicada no painel, ao atingir a temperatura a fonte reduz a tensão gradativamente atá parar os fans

No meu caso resolvi o problema, se precisarem de dicas estou a disposição para ajudar.    

• Joinha 3
Link para o comentário

• 1 mês depois...
5 horas atrás, reginaldotiobaya disse:

bl pia to com placa funciona os cooler, mais quando conecto o peltier os cooler  para .

cai a tensao 12v

Já testou as pastilhas peltier com multímetro? Tem que dá uma resistência baixa.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...