Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Adega Cadence placa fonte DQ04-008 liga mas não gela

Avalie este tópico:


Reuel_info

Posts em destaque

Analisando as fotos anteriores com a sua eu creio  que o conector azul da placa fica fora da jogada, assim resta o conector do sensor de temperatura no conector NTC da placa, o conector da iluminação no conector LED da placa e os fios P+ e P- da célula de peltier.  Assim foi meu entendimento com base nas fotos e esquema de ligação aqui postadas. Pois, eu não um desses qui comigo para te dizer com toda a certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, jackfider disse:

Analisando as fotos anteriores com a sua eu creio  que o conector azul da placa fica fora da jogada, assim resta o conector do sensor de temperatura no conector NTC da placa, o conector da iluminação no conector LED da placa e os fios P+ e P- da célula de peltier.  Assim foi meu entendimento com base nas fotos e esquema de ligação aqui postadas. Pois, eu não um desses qui comigo para te dizer com toda a certeza.

Rsrs... Pois é. Eu não queria ter que desmontar ela pra ver quem é quem. Mas acho que vou ter que fazer isso. Valeu pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Bom pessoal. Ainda to com uma adega ade160 parada aqui (tava esperando os integrados da china). Ambos os CIs estavam estourados, fusível queimado, RJ1 trincado e R21, R22 e R34 danificados. To querendo fazer um conserto "força bruta" (trocar todos os semicondutores que eu não puder testar e os queimados). Troquei o MOSFET, os dois CIs do lado não isolado e o opto porém to com dificuldade com os valores dos Rs. Vi que teve gente que falou que o R22 é de 100 ou 1k ohm. A final alguém poderia confirmar o valor de fato? O R34 me parece ser de 24k apesar de estar "riscado". O RJ1 depois de um "investigação" no google e dos comentários aqui, cheguei a conclusão que o mais provável é ser de 0.18 ohm +-1% (

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
). Confere isso aí?

 

Antes de conectar a placa no equipamento quero me certificar que o peltier não está em curto (se é que isto é possível), alguém sabe qual o part number do peltier? são mais de 1 na ade160? Vou testar em uma fonte DC controlada e não queria dar sobretensão.

 

Desculpa tantas perguntas mas desde já agradeço pelas respostas

 

Abraço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Estou com uma placa "DQ 04-008" onde confirmei: RT1 tem realmente as cores: PT- MR- CZ- Prata,  ela tem duas fontes, uma para controlles e outra de potencia, essa é que dá problema!.

ela queima: diodos, fet, rt1, IC2 PWM, Resistor do Gate, e resistor do Cs (Sensor de corrente do IC2), pois quando queima os retificadores vai AC pra esses componentes. Troquei tudo , mas quando funciona, o FET esquenta muito atá entrar em curto, aí queima tudo novamente, talvez seja porque esses componentes, principalmente o FET, não seja original e não suporte a corrente indicada?

 

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/05/2018 às 02:41, btondin disse:

Bom pessoal. Ainda to com uma adega ade160 parada aqui (tava esperando os integrados da china). Ambos os CIs estavam estourados, fusível queimado, RJ1 trincado e R21, R22 e R34 danificados. To querendo fazer um conserto "força bruta" (trocar todos os semicondutores que eu não puder testar e os queimados). Troquei o MOSFET, os dois CIs do lado não isolado e o opto porém to com dificuldade com os valores dos Rs. Vi que teve gente que falou que o R22 é de 100 ou 1k ohm. A final alguém poderia confirmar o valor de fato? O R34 me parece ser de 24k apesar de estar "riscado". O RJ1 depois de um "investigação" no google e dos comentários aqui, cheguei a conclusão que o mais provável é ser de 0.18 ohm +-1% (

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
). Confere isso aí?

 

Antes de conectar a placa no equipamento quero me certificar que o peltier não está em curto (se é que isto é possível), alguém sabe qual o part number do peltier? são mais de 1 na ade160? Vou testar em uma fonte DC controlada e não queria dar sobretensão.

 

Desculpa tantas perguntas mas desde já agradeço pelas respostas

 

Abraço!!!

 

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/05/2017 às 09:53, flaviotorrers disse:

Realmente tb nunca vi resistor começando com preto.. E pra ajudar mais, achei um foto de uma placa dessas no ml, ampliei, clareei e realmente parece q a resistência começa com  preto ! Esse esquema da raspagem não funcionou... No multímetro ele so da leitura a partir de 200k... E Cristo nenhum tem esse esquema ! :P

Esse resistor realmente é preto, marrom, cinza e prata. Também nunca tinha visto mas é isso mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
Em 07/04/2017 às 12:26, El Prem disse:

Por mim isso aí não é cinza, deve ser prata. Esse resistor geralmente é de menos de 1 Ohm

Boa noite. estou com uma placa dessa tambem com defeito e o meu resistor RJ1 levou super aquecimento e as cores não são o que aparentam. Perguntei a um técnico do ML que conserta essas placas e ele me disse que esse resistor é de 0,27R

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/05/2017 às 21:58, flaviotorrers disse:

Amigo, estou com uma fonte de modelo com o mesmo problema, mas me parece pela foto, que esse resistor é de 2,8 ohms ! parece que as cores nele são, preto, vermelho, prata, dourado e vermelho, olhando da direita pra esquerda.

Perguntei a um cara que conserta essas placas no ML e ele me informou que RJ1 é de 0,27R

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 08/05/2017 às 10:28, rodvice disse:

Bom dia amigo, já consertei algumas dessas placas, e na maioria dos casos o problema esta naquele circuito onde tem 2 transistores que fazem o lood da fonte, na verdade eles fazem o loop da fonte, tipo circuitos com foto acoplador. Entra em contato que tento te ajudar com isso.

 

Olá @rodvice talvez você saiba de algum detalhe que possa me ajudar no concerto desta placa. O painel da adega acende e tenho 12 V no conector branco. Gostaria de saber se é necessário ter o sinal de PWM vindo do painel para a fonte funcionar na bancada. Pois esta placa não esta apresentando a tensão nas saídas do Peltier. (O POWERMOS Fet , acoplador optico, o TL431 e o CI AP8269 são todos novos  novos. Também troquei o resistor de 1,2 Ohms do PowerFET.  Gostaria de saber se  funcionaria normalmente sem o painel ou se é necessário estar conectado no painel. Estou fazendo a manutenção somente com a placa da fonte sem o painel, que está longe. Se puder me dar esta dica agradeço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/09/2017 às 13:10, otavinho.castro disse:

Olá @otavinho.castro. Estou com o mesmo problema que você teve. Talvez você possa me dar um dica desta fonte.  Já troquei os POWER-MOSFET 10N60,  IC2, o resistor de 100 Ohms do gate,  o Acomplador ótico e o Vref U1 que estavam danificados.  Já tenho 12V no regulador e nos conectores mas a parte de alta não parte. Não vejo oscilação no Gate. Gostaria de saber se o sinal PWM e o RTD externo no conector são realmente necessário para testar a placa pois estou sem o painel. Será que sem  o painel conectado a fonte de alta funciona ? Ou tenho que ter os pulso no pino PWM do painel no conector.

 

Obrigado.

 

Em 08/09/2017 às 13:10, otavinho.castro disse:

aadega cadence ade160.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 07/04/2017 às 10:00, El Prem disse:

Pelo que dá pra ver aí essa placa tem duas fontes independentes, uma pra controle e outra pra potencia. Confere o termostato (NTC).

 

Depois pode verificar com mais calma que vai achar mais problema aí nessa parte da fonte de potencia (fonte da peltier). Dê uma atenção maior à RJ1, eu não creio que seja resistor de precisão, me parece resistor de baixa, que vai junto ao fet.

Resistor de proteção do POWER FET. Está em torno de 1.5 Ohms

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/12/2018 às 10:51, cabuch disse:

 

Olá

Não tem como testar facilmente. Verifica se tem pulso saindo no pino do resistor de 100 Ohms que vai ao gate do 8N60

Dá um olhada no ML.  Tem vários vendendo.

Sim. Tem os pulsos no gate do  POWERFET e agora consigo 12V na saída do Peltier mas quando ligo a carga dos peltier a tensão cai e a fonte desliga. O Peltier parece estar funcionando normal. Só consigo alimentar uma carga máxima de 300mA na saída de 12V para o peltier. Acho que deveria suportar pelo menos uns 3A. Para a fonte funcionar sem o painel é necessário ligar o sinal PWM ao pino GND do conector. Tudo funciona quando não tem  o peltier instalado. Parece que a fonte não está aguentando a corrente inicial do peltier.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...