Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Adega Cadence placa fonte DQ04-008 liga mas não gela

Avalie este tópico:


Reuel_info

Posts em destaque

Em 20/12/2018 às 10:38, cabuch disse:

Olá @otavinho.castro. Estou com o mesmo problema que você teve. Talvez você possa me dar um dica desta fonte.  Já troquei os POWER-MOSFET 10N60,  IC2, o resistor de 100 Ohms do gate,  o Acomplador ótico e o Vref U1 que estavam danificados.  Já tenho 12V no regulador e nos conectores mas a parte de alta não parte. Não vejo oscilação no Gate. Gostaria de saber se o sinal PWM e o RTD externo no conector são realmente necessário para testar a placa pois estou sem o painel. Será que sem  o painel conectado a fonte de alta funciona ? Ou tenho que ter os pulso no pino PWM do painel no conector.

 

Obrigado.

 

 

Tenho os pulsos no gate do  POWERFET e agora consigo 12V na saída do Peltier mas quando ligo a carga dos peltier a tensão cai e a fonte desliga. O Peltier parece estar funcionando normal. Só consigo alimentar uma carga máxima de 300mA na saída de 12V para o peltier. Acho que deveria suportar pelo menos uns 3A. Para a fonte funcionar sem o painel é necessário ligar o sinal PWM ao pino GND do conector. Tudo funciona quando não tem  o peltier instalado. Parece que a fonte não está aguentando a corrente inicial do peltier.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 20/05/2018 às 02:41, btondin disse:

Bom pessoal. Ainda to com uma adega ade160 parada aqui (tava esperando os integrados da china). Ambos os CIs estavam estourados, fusível queimado, RJ1 trincado e R21, R22 e R34 danificados. To querendo fazer um conserto "força bruta" (trocar todos os semicondutores que eu não puder testar e os queimados). Troquei o MOSFET, os dois CIs do lado não isolado e o opto porém to com dificuldade com os valores dos Rs. Vi que teve gente que falou que o R22 é de 100 ou 1k ohm. A final alguém poderia confirmar o valor de fato? O R34 me parece ser de 24k apesar de estar "riscado". O RJ1 depois de um "investigação" no google e dos comentários aqui, cheguei a conclusão que o mais provável é ser de 0.18 ohm +-1% (

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
). Confere isso aí?

 

Antes de conectar a placa no equipamento quero me certificar que o peltier não está em curto (se é que isto é possível), alguém sabe qual o part number do peltier? são mais de 1 na ade160? Vou testar em uma fonte DC controlada e não queria dar sobretensão.

 

Desculpa tantas perguntas mas desde já agradeço pelas respostas

 

Abraço!!!

O resisto RJ1 pelas cores na placa parece ser de 0,18 Ohms mas tenho colocado 0,3 Ohms e a fonte funciona até 2.5A. Quando coloco 0.2 Ohms ( não sei a precisão do resistor) a fonte queima novamente. Esse resistor vai definir a corrente de saida e é de precisão. Tudo funciona na fonte só o peltier é que quando conecto ele a fonte cai por que a coorrente é baixa. Colocando uma fonte externa de PC a corrente de operação do peltier está em 4A.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 4 meses depois...

 

O esquema apresentado anteriormente não é igual ao da minha placa. A versão que estou aqui é a DQ04-008 - CW-(110-220)-R-V01 - GDRD121011-OBG 2012-10-11 VER1.4 94V-0. O diagrama está respresentando somente a parte de alta. Estou fazendo a parte de baixa....

Estou enviando o diagrama, que fiz aqui...peço para que dêem uma olhada... O trafo maior EC28-033mH-FB(12V) tem uma particularidade, que está no diagrama... Gostaria de saber se alguém tem um ai para verificar isso para mim (ver desenho). Ainda tenho dívidas quanto ao valor do resistor de polarização do MOSFET , RJ1. Um vendedor do ML disse ser de 5R 2W.

 

adega001.jpg

adega002.jpg

Editado: por Flavio Tonello Tavares
  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Tavares,

 

O resistor RJ1 esta em torno de 0.2 ohms  para permitir corrente suficiente ao chaveamento do transistor. Esse resistor é importantíssimo para a operação da fonte porque a tensão gerada nele serve de referência para o CI AP8269 pino 6 cortar a tensão do transistor quando a corrente aumenta demasiadamente. Um valor muito baixo dele pode queimar o transistor e um valor muito alto faz com que a fonte não tenha corrente suficiente para ( 4A) ativar o peltier. O vendedor deve ter informado errado o valor pra você. Confere isso no manual do AP8269. Outra dica é que os POWER MOSFET vendidos aqui no Brasil estão com possível características alteradas e queimam sempre (falsos). O melhor é retirar um de uma fonte que esteja operando e substituir. Ou comprar um componente mais confiável. O meu só funcionou quando passei a usar a linha IRF43X importada. Hoje a fonte funciona perfeitamente. 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 4 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...