Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Positivo/15BFC2-011000 MB40IA1 Rev: 01/Não liga

Avalie este tópico:


Rodrigo Alexandre Pégoli

Posts em destaque

Olá pessoal, estou com um notebook Positivo cuja placa está em curto. Há consumo de corrente quando ligo na fonte, usando os terminais da bateria.

Os componentes que estavam mais esquentando eram os MOSFETS PQ2 e PQ7. Eu os removi e testei e estão funcionando.

Quando uso o carregador e injeto 19V na placa pelo CON1, a tensão também cai para zero, indicando o curto na placa.

O que fazer??

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Você tem fonte assimétrica ou alguma fonte de bancada que você possa variar tensão e corrente?

 

Você tem que alimente a placa no ponto que você tirou estes mosfet com tensão de 5 v e 1 amp e depois vai subindo devagar a tensão e a corrente e observando o que aquece, mais provável algum capacitor cerâmico em curto na linha de 19 v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, conforme sugeriram, eu estou injetando tensão usando fonte assimétrica.

E os componentes que aquecem são justamente os dois MOSFETS que eu citei.

Ambos conectam-se ao VIN, que é a linha que está em curto realmente.

Porém, mesmo extraindo esses dois componentes (que estão funcionando) a linha continua em curto.

Ontem eu mapeei todos os capacitores que estão conectados ao VIN e ao GND e comecei a tirar um deles de cada vez para depois testar a placa e checar se a linha do VIN continua em curto.

Quando o curto se mantém eu recoloco o capacitor e sigo para o próximo.

Talvez essa estratégia não seja boa porque se mais de um capacitor estiver em curto eu não vou pegar...

Tenho receio de aumentar a tensão para além de 11 volts e a corrente além de 1 Ampère e acabar danificando a placa de vez. Alguma sugestão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, quando eu não tinha a assimetrica fazia assim como vc esta fazendo. Só q alem de tomar muito tempo, as vezes e um minusculo q esta com defeito e vc vai tomar uma surra pra achar, pq pode ser em qualquer ponto da placa. O correto é injetar a tensão correta do circuito limitando em cerca de 1A e ir aumentando aos poucos buscando o q esta aquecendo. Se esta na linha de 19v e isso q vc vai injetar la. Se tiver em curto a fonte cai mas vai aquecer alguma coisa.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, obrigado pela sua resposta! Vou fazer isso.

Pelo que estou entendendo, você acredita que outro ponto da placa (além desses 2 MOSFTES que já estão se aquecendo) irá se aquecer também, certo?

Com 11V e 1A esses dois MOSFETS que citei já chegam quase a 50ºC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesses casos de curto no primário (VIN ou VBAT) antes de usar a fonte variável procuro por curto nos capacitores e transistores das fontes como: CPU, 3.3, 5 , 1.5, 1.8, 1,05 etc.

Ja quando preciso usar a fonte variável, injeto sempre de 1 a 2 no maximo 3 volts, com a amperagem na casa dos 5 amperes mesmo. Assim poderei achara o curto com segurança.

CUIDADO NÃO FAÇA ISSO COM ACIMA DOS 3 VOLTS POR QUE SE FOR CURTO EM ALGUMA FONTE E ESTIVER COM O TRANSISTOR DE ALTA TRAVA EM FECHADO PODERÁ ALIMENTAR O MESMO COM A VOLTAGEM MAIOR QUE A SUPORTADA NO PROJETO DANIFICANDO ASSIM OUTROS COMPONENTES.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
favor retirar o caixa alto do texto pois não é permitido aqui no forum.

Sei que quis dar enfase ao mesmo , mas não é de bom tom usar e aqui não pode.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
! Medi a continuidade desse resistor PR15 e realmente constatei que ele está se comportando como um curto.

Inclusive segui a sugestão dos amigos acima, e com a fonte assimétrica fui aplicando tensão a partir dos terminais da bateria. No momento removi os componentes PQ2, PQ7, PQ507.

Depois que removi o PQ507 o consumo de corrente da placa caiu bastante, para aproximadamente 0,1A, quando aplico 7V através da fonte. Apesar de ter caído, o curto ainda existe e agora o componente que está aquecendo mais é o PU1 (8618).

Você acredita que causador de toda esse encrenca pode ser o PR15?? O que sugere eu fazer agora? Em tempo, obrigado a todos por enquanto! Não vejo a hora de resolver essa saga.

Mon_Apr_24_22-17-24.jpg.f60792cba6424cfe948ef9a07ac0fcef.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, o resistor PR15 não tem continuidade para o GND.

Apresenta valor de aproximadamente 1100.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, eu me referi ao valor que o multímetro apresenta na escala de continuidade.

Gostaria de acrescentar que quando alimento a placa através dos pinos da bateria com 11V, sobre o resistor PR15 meço quase 11V e o componente PU1 esquenta bastante.

Notei também que quando alimento a placa utilizando o conector Jack sobre ele não tem tensão nenhuma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...