Jump to content
Sign in to follow this  
ab64

Tensão do VCORE - como o processador é reconhecido pelo circuito

Rate this topic

Recommended Posts

Vou tomar por base a placa mãe Quanta ZO3, do notebook Acer Aspire 3050 ou 5050.

Para quem quiser, o esquema se encontra no diretório.

Sabemos que as placas apresentam tensões diferentes para cada modelo de processador que elas suportam, isto é feito através de sinais enviados pelo processador para o circuito PWM que vai gerar o VCORE.

Vejam na imagem abaixo os sinais VID0 até VID5, que saem do soquete do processador:

AT6m0ClEmLxDQ7GIW8eLLTBge1fkYQ-kUJI4c3rSs2U-HeJCjZEPgB4f3hg_7ivoBjJqMl_JswjAQYPY0T27YghxlkktD5BsL5eEE8p0Vix8C4Ta1VY.jpg

O CI PWM recebe estes sinais nos pinos 19 até o 24:

6mbwSdn4NizjHWcde5IKamhch4f4yPA2Jr6S18RsnsJWjK8ZUuUsmXymOcxfMDwA6akYeUnujIqBTNPX5u8sCF6NU3smn1JdefnbCeHlZ2o3nvQM04Q.jpg

O CI vai configurar a saída de alimentação da CPU de acordo com a tabela abaixo, disponível também no esquema:

V_V7PRtJfiZg8yC7gZlwfCrEDFcQXBzjRhD4goyloE4GW5RbzMTSrW7D1IVVhU6Fet8KyGldZBodoboFe25m42bc1buKvvwHX4B75p5NDyA0wDhEWGs.jpg

Ou seja, neste caso em particular, se houver sinal VID0 e não houver VID1, a tensão gerada será de 1.0v, e assim por diante.

A falta de um destes sinais pode fazer com que o circuito "se engane" de modelo de processador e libere a tensão de trabalho errada, podendo ocorrer diversos problemas, entre eles:

- Superaquecimento do processador e em alguns casos até a sua queima  (tensão mais alta)

- O aparelho liga, energiza todo, mas não apresenta vídeo sinal de vídeo (tensão mais baixa, o processador não trabalha)

Algumas vezes o problema é de solda fria no soquete mas a maioria dos casos a simples desmontagem e limpeza do soquete resolve o problema.

Você pode testar estes sinais com a placa ligada, diretamente nos pinos do CI, só tome cuidado para não fechar nenhum curto pois as trilhas são muito pequenas, se houver a possibilidade prefira medir na trilha ou em algum componente no caminho, se houver.

OBS.  façam este teste com o processador no soquete, por favor!

• Like 10
  • Nice 1

Complementando, em alguns esquemas não vem a tabela para verificação da tensão de saída, nestes casos a tabela pode ser encontrada no datasheet do componente (o próprio pwm).

• Like 1

Muito bom, explicação simples e direta...basta conhecer um pouco de esquema e consegue facilmente intender como funciona o Tensão do Vcore!!!

Aplaudido ... informação muito importante e útil até porque julgava que o VCORE era definido de outro modo , muito obrigado pela informação.

Boas Ablacon, parabens pela iniciativa e por partilhar os conhecimento com os que estão a entrar na area.

Não querendo ofender o seu conhecimento, gostaria de acrescentar mais um pouco.

O PWM que vai gerar a tensão Vcore vai receber a tensão de alimentação nos pinos 27, 18 e 12, ao receber a alimentação o PWM vai ficar a espera do tensão no pino 7.

Quando o PWM receber a tensão no pino7 o PWM vai libertar a tensão para os gates dos fets Alta e baixa (este PWM usa duas fases) que depois será criada a tensão Vcore que será levada para o Socket do CPU.

O socket do CPU vai enviar os respectivos sinais VID para o PWM (os sinais VID são flutuadores ou seja, a tensão vai flutuar entre 0.7v e a tensão Vcore), os sinais VID aqui neste ponto poderão ser comparados ao sinal FB dos PWM´s (atenção que eu disse "PODERÃO" e "COMPARADOS").

O PWM ao receber o respectivo VID vai libertar o PWRGD para o ICH.

Uma nota importante que os técnicos deverão saber é que as VID estarão sempre presentes ou seja, sem o CPU a tensão VID será de 3.3v, com o CPU inserido as VID serão as tensões flutuadoras de Vcore.

Um pouco semelhante ao sinal PSI = Power Supply Identification.

Abraço a todos e bons estudos

• Like 2

Estou comum probleminha eestava procurando esse esquema de testar o vcore. Aplauso pelo seu artigo.

Amigos, então antes de ser gerado as tensões do VCore o processador recebe um sinal do PWM e este mesmo sinal é retornado para o PWM ? Se eu estiver errado me corrijam, pois fique na dúvida em saber como o processador vai dar retorno para o gerador de PWM se ele ainda não foi alimentado pelo VCore ?!

agora sim estou entendendo melhor sobre o VCORE e suas tençoes ..............la onde o almoço e bom nao entendir bem  :-X

Ficou bem didático, até mesmo para quem não conhece eletrônica a fundo. Parabens!

Ablacon64,  preciso de umas dicas ,  estou com uma placa  positivo v25 6-1-m55vo-003  na pag. 31  , quando fecho o processador o +vcore  entra em curto com o terra,  quando abro ele , o curto sai  ,  e todos  os componente na linha do +core entra em curto com GND,  que pode ser isso hein ???    Voce já pegou coisa igual  ?

abraço

japa eletronica,

informe qual o defeito do note, o que foi feito de manutenção e o que significa "quando fecho o processador".

Se medir a resistência do VCore para o GND vai dar valor baixo mesmo.

Evite inserir ou citar um post muito grande, fica confuso e se colocar sua mensagem junto aí é que ninguém vai entender mesmo.

Sem o processador a resistência com o terra é alta, quando coloca cai entre 1 e 3 ohms, não é curto, é normal. Se seu multímetro está marcando curto ele pode estar com a escala ruim, teste com outro para confirmar.

Sem o processador a resistência com o terra é alta, quando coloca cai entre 1 e 3 ohms, não é curto, é normal. Se seu multímetro está marcando curto ele pode estar com a escala ruim, teste com outro para confirmar.

o

Quando  coloca o processador  a impedancia cai para uns 5 ohms,  em alguns multimetros  parece curto,  mas aqui  no meu  da 1 ohm, não é normal é curto  circuito com o terra  mesmo.  meu multimetro  é  Fluke de precisão....  e os capacitores  que  estão nessa linha  tambem entram em curto,  mesmo com a  placa desligada...sem  ligar na fonte  ...já troquei  varios processadores...

Quando  coloca o processador  a impedancia cai para uns 5 ohms,  em alguns multimetros  parece curto,  mas aqui  no meu  da 1 ohm, não é normal é curto  circuito com o terra  mesmo.  meu multimetro  é  Fluke de precisão....  e os capacitores  que  estão nessa linha  tambem entram em curto,  mesmo com a  placa desligada...sem  ligar na fonte  ...já troquei  varios processadores...

Amigo estas a fazer uma confusão enorme e não estas a prestar atenção ao que o Ablacon te disse, ele ja te respondeu a duvida.

É o seguinte, quando colocas o multimetro na escala de continuidade ele vai apitar, mas isso não significa curto mas sim baixa impedência.

Nessa area para ser considerado curto tens de ter:

Curto com e sem CPU

Impedência na casa dos 0 ohm

Falta de Vcore

Ao medires se tiveres impedência na casa dos 3 ohms, não é curto (falando desta area em especifico) mas sim baixa impedência.

Para aprenderes como funciona o circuito do CPU terás de estudar o circuito VRM, e principalmente o circuito de Darlington, sabendo estes dois circuitos o CPU não terá segredos para ti.

Espero que agora tenhas compreendido.

O Claudio falou tudo! ;)

Japa, curto é 0 ohms (zero), 5 ohms está até alto, normalmente dá menos, mas não é curto, é normal. Se parece curto em algum multímetro você precisa verificar a escala que pode estar ruim.

Muito bom topico sanou minhas duvidas a respeito dom assunto agradeço aqui por algo que vai mudar minha maneira de analizar o assunto