Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Resolvido] HP CM2320 - fonte ligada em 220V

Avalie este tópico:

neodarkman

Posts em destaque

Meu cunhado ligou a cm2320 por engano em 220v, mas não chegou a ligar efetivamente a impressora (ligar através do botão). Todavia a fonte pifou. Encontrei um mosfet K3797 queimado e um resistor (que está lidado entre o gate e o Source. Troquei o mosfet, mas a saída de 24V está a 0V, mesma a saída de 3,3V está normal. O tal resistor que descobri depois da troca do mosfet, tem uma notação estranha.... verde preto e.... branco, é o R1101!!! Trata-se de um resistor de fio, como está aberto e não tenho o esquema da fonte, não sei com exatidão o valor.

Se alguém puder me informar... essa fonte também é a mesma do modelo cp2020 da HP.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Depois de realizar engenharia reversa (construir o diagrama elétrico a partir das placas das fontes) consegui consertar a impressora.

Foram trocados na placa da fonte de 24 V: o Mosfet (K3797), o resistor de 0,5 Ohms, o micro fusível T 6,3A,  o CI de PWM FAA5510. N placa de 3,3 V: o Mosfet (K3565) - estava com uma pequena "fuga" entre o Dreno e o Source...

Trocados os componente acima a impressora voltou a funcionar perfeitamente.

Fonte24_diagrama_eletrico.jpg.bebfd08c73caa33e07e7609ec53b865c.jpg

Fonte24_diagrama_eletrico3.jpg.599cfdecf0194b1ea1a8c2ee703d06d6.jpg

Fonte24_diagrama_eletrico2.jpg.583d49684e901866c5a1b6124f147707.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente amigo esse resistor ai ta esquisito encontrei o manual de serviço mas não tem o esquema elétrico apenas o diagrama em bloco da fonte se ajudar esta ai o link

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

acho que essa cor branco no resistor deveria ser prata !!!! :)

Link para o comentário

Troquei o resistor, o mosfet... mas ainda não tenho os 24V.... não achei capacitores, varistores, resistores ou mesmo transistores queimados... todavia na outra placa tenho os 3,3V. Descobri que essas placas tem um circuito de proteção. mas ainda não consegui identificar tal circuito.

Link para o comentário

Bom dia.

Se eu não me engano  essa placa precisa ser conectada a impressora pra sair os 24v na saída apertando o botão de ligar e o resistor é de 0,22R  5w metal fio.

Boa sorte.

Sim de fato, mas mesmo assim nada dos 24V.

Li em outro fórum que é possível acionar a fonte de 24V, curto circuitando os terminais dos foto acopladores que vão no FA5541... mas nem assim a fonte sobe.

O circuito original (aos arredores do FA5510 da placa) é bem similar ao que existe no datasheet do FA5510.

Lá temos os PC1 e PC2 na placa PC1102 e PC1103.

E mais tenho apenas 13V no pino 6, nos demais 0V. Já troquei o FA5510 mas nada da fonte subir...

Faa5510_circuito.jpg.d6ba3d8bdd103015195e87178fd48a76.jpg

• Joinha 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...