Jump to content
Paulo Merencio

Estação de retrabalho Hikari HK 939 bomba de ar não funciona

Rate this topic

Recommended Posts

Eu uso uma estação de retrabalho digital hikari hk-939, praticamente nova, parou de funcionar a bomba de ar ,eu percebi que a resistência está aquecendo,quando eu a ligo, a progressão digital funciona normalmente,só que desligo logo para não queimar a resistência.

fiz uma inspeção visual e não encontrei nada suspeito, gostaria de uma dica de como testar a bomba de ar ou o circuito responsável de alimentação dela.

por favor alguém poderia me ajudar, desde já fico muito grato.

• Like 1

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.
,  verificou se tem tensão nos terminais da bomba? Basta seguir os fios até o transistor que alimenta a bomba. Verifica também o potenciômetro de ajuste da vazão de ar, ele pode estar aberto.

,  verificou se tem tensão nos terminais da bomba? Basta seguir os fios até o transistor que alimenta a bomba. Verifica também o potenciômetro de ajuste da vazão de ar, ele pode estar aberto.

Boa tarde,minha estação hikari e 220v, eu medi a alimentação do compressor e ele está sendo alimentado com 220v ac,mas não aciona ,provavelmente o compressor esta danificado,sabe me dizer se tem algum circuito dentro dele, passível de reparo.

Boa tarde,minha estação hikari e 220v, eu medi a alimentação do compressor e ele está sendo alimentado com 220v ac,mas não aciona ,provavelmente o compressor esta danificado,sabe me dizer se tem algum circuito dentro dele, passível de reparo.

Obrigado

Vc tem que medir o enrolamento desse compressor,  acho que vai dar uns 300 ohms,

Se der medida, não está aberto, se não der, abriu,  só outro ou mandando enrolar.

Pode abrir a base do compressor e verificar se o embolo não está agarrado na parede do suporte do enrolamento. Pode medir o potenciômetro para ver se tem medida  em ohms( são  500K). Pode tirar a placa e verificar se tem solda fria.

Esses são os passos iniciais, depois de feito, relate o que encontrou para dar prosseguimento, caso não  tenha encontrado nenhum problema na vistoria já feita.

• Like 1

Bom dia!

Eu segui com os procedimentos e foi o seguinte:

Medi o enrolamento e deu uma resistência de 340 Ohms,medi o potenciômetro e tinha a medida de 500k,então abri a base do compressor e verifiquei  o embolo e realmente esatva agarrado na parede do suporte do enrolamento como se estivesse ficado parado e levando uma forte aquecimento do nucleo do enrolamento, em alguns pontos conforme fotos,aós isso pequei uma lixa bem fina e lixei os pontos aquecidos e deformados limpei tudo e montei, fiquei satisfeitíssimo pois tudo funcionou normalmente.

Valeu muito Obrigado já estou mandando o joinha.

Mas fica uma pergunta porque aconteceu isso com embolo. :-*:D

foto_02.jpg.6828a56deb458be376701058396242c8.jpg

foto_01.jpg.3f1ee056107d4173b70e1b8ca3e83d67.jpg

Bom dia!

Eu segui com os procedimentos e foi o seguinte:

Medi o enrolamento e deu uma resistência de 340 Ohms,medi o potenciômetro e tinha a medida de 500k,então abri a base do compressor e verifiquei  o embolo e realmente esatva agarrado na parede do suporte do enrolamento como se estivesse ficado parado e levando uma forte aquecimento do nucleo do enrolamento, em alguns pontos conforme fotos,aós isso pequei uma lixa bem fina e lixei os pontos aquecidos e deformados limpei tudo e montei, fiquei satisfeitíssimo pois tudo funcionou normalmente.

Valeu muito Obrigado já estou mandando o joinha.

Mas fica uma pergunta porque aconteceu isso com embolo. :-*:D

Folga na carcaça, como esse compressor tem muita pressão, acaba agravando o problema, presumo.

O conjunto do rolamento acaba deslocando para um lado, aí o imã interno atrai o "embolo".

Já é a terceira vejo com esse problema.

Agora  que o conjunto do ralamento esta preso, por favor e se der , balance o compressor para ver se o embolo balança com o solavanco.

bom dia

Eu balancei mas não senti nenhuma folga,eu acredito que o problema é esse mesmo que você mencionou,porque ele não tem um eixo central com buchas,a centralização do embolo é baseada no diafragma,preso com as tampas laterais, portanto se estiver um pouco fora ou mau fixado junto a carcaça pode acontecer isso.

Eu senti que depois do reparo ele passou a funcionar mais macio não trepida tanto,como antes.

Obrigado amigo! bons negócios.

Tenho uma hikari 850 127v. E ela do nada diminuiu a quantidade de ar que saia dela. Testei a entrada de corrente alternada na bomba e esta chegando 130v. Testei o trimpot e o potenciômetro de 500k tudo ok. Ai abri a bomba de ar e testei o enrolamento da bobina deu 80hms mas não sei se a bobina está ok. Alguém sabe o que pode ser esse problema?

@Taiguara Barreto abra um novo tópico, assim você terá mais chances de obter ajuda, ja que esse tópico é antigo e esta finalizado, como informado pelo colega acima.

1 hora atrás, Jakers Binder disse:

@Taiguara Barreto 

Valeu pela dica. No desespero escrevi na resposta. Ja abri um novo tópico! Obrigado

46 minutos atrás, CJ disse:

@Taiguara Barreto abra um novo tópico, assim você terá mais chances de obter ajuda, ja que esse tópico é antigo e esta finalizado, como informado pelo colega acima.

Valeu pela dica. No desespero escrevi na resposta. Ja abri um novo tópico! Obrigado

• Like 1

Bom dia minha estação de retrabalho está assim também,  desmontei , notei que o imã está quebrado