Jump to content
Sign in to follow this  
Daniel abreu junior

Eletronica Analogica - montagem de um circuito Retifcador

Rate this topic

Recommended Posts

Olá Amigos do fórum!

Sou aluno do curso de eletrotécnica e estou curtindo muito o curso principalmente na matéria de eletrônica.

Estou precisando de auxilio de vocês hoje professor nos pediu uma exercício que pede para criar um retificador na seguinte informação:

Construa um retificador que possa alimentar uma carga de 50 OHMS com uma Tensão Vm de 12 v alimentando a carga sem oscilação.

Gostaria que vocês me orienta-se para elaborar esse retificador.

Att,

Daniel

Bom dia, Daniel,

Não sei se ainda tem interesse, mas aqui estão algumas dicas.

1. Escolha o tipo de retificador: meia-onda ou onda completa. Vou usar o de onda completa em ponte como exemplo.
  2. Você quer alimentar uma carga com 12V. Essa deverá ser a tensão na saída da ponte. 
  3. Para saber a tensão na entrada, basta calcular as quedas de tensão nos diodos. Lembrando que a corrente sempre passará por dois diodos (no retificador em ponte). Para o diodo de silício, teremos 1,4V. Assim:
    • Ve - 1,4 = 12
    • Ve = 13,4
  4. Agora você deve ver a tensão de entrada do retificador para avaliar a necessidade de um transformador. Se for pra ligar na tomada, teremos:
    • Vp = 127V
    • Vs = Ve = 13,4v
    • relação de tranformação = 13,4 / 127 = 0,105
  5. Como a saída do retificador ainda é oscilatória, é necessário colocar uma capacitor em paralelo para diminuir a oscilação. Quanto maior o valor da capacitor, melhor. Eu utilizaria um de 470uF, que deve ser sulficiente. Se for apenas teoria, pode colocar 1F mesmo.
  6. Agora que você já tem o circuito pronto, calcule a corrente na carga e veja qual deve ser o potência dos demais componentes:
    • I = 12/50 = 0,24mA = 240mA
    • Pcarga = 12 * 0,24 = 2,88W
    • Pdiodo = 0,7*0,24 = 0,168W = 168mW ou maior
    • Ptrafo = Pcarga = 2,88W ou maior

Qualquer dúvida e/ou correção, estou a disposição.

• Nice 1