Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Curto de um capacitor em relação ao terra.

Avalie este tópico:


cesarmenezes

Posts em destaque

Com o multímetro na escala de diodo, coloque a ponta preta no terra da placa mãe  e a  ponta vermelha alterne entre as 2 polaridade do capacitor, se apitar do 2 lados tem curto na linha do capacitor, não significa que o capacitor esta em curto, mas que tem um curto nessa linha podendo ser qualquer componente ao redor, para ter certeza se um capacitor está em curto você precisa de capacímetro, onde faz a medição do capacitor com precisão .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O jeito correto de testar curto em um capacitor, é removê-lo da placa e testar em escala de continuidade (muitas vezes associadas a escala de diodos, mas depende do multímetro).

E qual seria o motivo?

Simples, nem sempre o capacitor terá um dos polos ligados ao terra isso depende da sua finalidade no circuito.

Mas, se acompanhando um esquema, determinas que um dos pólos do capacitor em questão está mesmo ligado ao terra da placa o teste sugerido pelo

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
está correto, embora eu não concorde que o capacímetro sirva para determinar se o capacitor está bom.

O capacímetro vai lhe informar se a capacitância do capacitor está ok, mas não lhe fornece a ESR do mesmo, nem lhe diz o estado do isolamento entre as placas.

 

Hoje em dia temos fácil acesso a aparelhos que fornecem mais dados sobre o componente, esse por exemplo:

 

Falando já de um capacitor eletrolítico por exemplo, o capacímetro pode informar que a capacitância está correta, e isso não indica que o capacitor está ok, mas qual o motivo?

Simples, colocas em teste no capacímetro  um capacitor de 330uf x 220v x 105° o capacímetro não acusa curto e diz que a capacitância dele esta ok, mas nesta situação hipotética nosso capacitor tem um furo no isolante entre suas placas, como o capacímetro trabalha com uma tensão baixa para ele o capacitor aparentará estar ok, no entanto quando colocado num circuito com 160v acontecerá centelhamento entre as placas do capacitor, que só apresentará este curto quando em uso...

Então qual o teste correto de um eletrolítico?

Carregá-lo até sua tensão de trabalho( a tensão a qual ele será submetido quando em uso, não a tensão marcada nele que é a tensão máxima que o isolamento entre as suas placas tolera), e descarregá-lo até zero, repetir o processo algumas vezes, e não estou falando de fechar um curto entre os contatos dele, cria-se para isso um circuito simples, devem existir vários disponíveis na internet.

Se neste processo ele não apresentar problemas, juntamente com as medidas de ESR e capacitância estando corretas, ai da pra quase afirmar que o capacitor está bom. ;D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Como medir um capacitor SMS para saber se o mesmo está em curto em relação ao terra da placa?

  Acho que voce quiz dizer capacitor SMD. Como a intenção é saber se o curto é do capacitor, seria preciso, como já foi mencionado pelos outros amigos, retira-lo do circuito e medi-lo fora. Na dúvida, sempre que possível, é melhor trocá-lo. Abraços.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...