Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Osciloscópio com PIC e Curve Tracer USB

Avalie este tópico:


Posts em destaque

@Paulo Noce 

Boa tarde,

 

Com certeza, mas eu gosto de aparelhos... quanto mais eu colocar em apenas um só, menos aparelhos eu vou ter 8)

Estou projetando ele aqui para ser um Curve tracer bem completinho, tanto para testar componentes onboard quanto para testar componentes offboard, tendo uma maior fidelidade das informações geradas, poder verificar limite de transistores e essas coisas..., a grande dificuldade é com relação a montagem mesmo, no projeto tudo sai perfeito porem quando se coloca na placa é um outro assunto, qualidade do osciloscópio, fiação, conectores... No projeto pretendo colocar uma entrada separada para o gerador de funções, ou seja, poderia utilizar os 60hz da rede ou o gerador... E depois projetar tambem o gerador de funções... Sou da opinião de que quanto mais botões, knobs, alavancas e conectores, melhor.

 

Tenho 3 DM991C da Datacom que pretendo utilizar as carcaças para esses dois projetos, ainda me sobre um, se tiver alguma ideia de instrumento...

 

Assim que eu for finalizando os projetos eu abro um topico aqui com bastante conteúdo, esquemas e testes sobre os mesmos...

 

Att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Daniel Alves Costa disse:

Sou da opinião de que quanto mais botões, knobs, alavancas e conectores, melhor.

kkkk gosto também destas brincadeiras.

 

1 hora atrás, Daniel Alves Costa disse:

Assim que eu for finalizando os projetos eu abro um topico aqui com bastante conteúdo, esquemas e testes sobre os mesmos...

blz...quem sabe possamos colaborar com alguma coisa.

 

j+ 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O projeto do tracer já está pronto, vou precisar da ajuda depois de quem tiver osciloscópio e puder montar para testar, pois ai posso saber se será necessário adicionar alguma configuração de ajuste para calibrar o XY para cada osciloscópio, o meu é um Minipa MO-1250S, o circuito eu projetei pre ajustado ao meu... tenho apenas 5mv até 5V por Div, não adianta eu colocar mais de 10 limitadores de corrente pois chega um ponto que o meu osciloscópio não vai mais nem mostrar o fim ou o começo da curva direito. Por exemplo, a 50mV por Div com uma corrente de 1.7mA já sobe um traço de +- 80mV. Se eu colocar em 20mV por Div com os mesmos 1.7mA de corrente, a ponta do traço já vai na borda da tela.

 

Eu estava com vontade de ir até uns 40V mas o transformador não iria caber na caixa, então a voltagem de rede vai ficar limitada a uns 12V ... porem andei pensando, depois quando o gerador de funções estiver pronto, eu poderia fazer uma fonte chaveada para voltagens maiores, ou um step-up... ai ficaria o trafo para quando ele estiver usando a frequência da rede elétrica e quando quiser uma voltagem maior utiliza o gerador de funções...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, como é sobre o mesmo assunto eu vou utilizar o tópico por momento para ir adicionando informações que posteriormente serão compiladas para um tópico próprio com o projeto. Assim fica mais fácil e conforme eu for adicionando informações alguém pode ir me corrigindo. Vou explicar tudo da forma mais simples possivel sem tentar criar textos gigante explicando sobre eletrônica.

 

Primeiro item a ser discutido: Transformador - Voltagens de saida.

Quando trabalhamos com transformadores temos algumas características a considerar dentre elas a mais importante para o nosso projeto é a voltagem de saída.

Comercialmente os transformadores são classificados através de suas voltagens nominais (VRMS) que é a voltagem que ele consegue manter. Porem como alguns devem saber o transformador possui uma voltagem de pico (Peak Voltage (Vp)) que é a voltagem de saída quando o mesmo está sem carga.

Peguemos então por exemplo um transformador de 12V:

VRMS: 12V

Vp: 16V

 

Ao ligarmos o transformador na tomada sem carga e medirmos a tensão iremos obter uma voltagem de aproximadamente 16V que representa o Vp. Porem ao ligarmos uma lampada de 24V (a carga) a tensão ira cair para aproximadamente 12V que é a tensão que o transformador consegue sustentar e que representa o VRMS.

 

Como nosso projeto sera utilizado para medir componentes delicados devemos nos atentar muito a este fator ainda mais se as medições forem feitas em componentes soldados as placas.

Por isso, a escolha do transformador não pode ser apenas levando em consideração seu valor VRMS, iremos sempre considerar seu Vp. Sendo assim, a seção e a chave seletora de voltagem terá o nome de "Volts +- Peak".

 

Digamos que queremos visualizar a curva de um componente na linha de 1.8V, se considerarmos que a nossa tensão de pico é 1.8 então precisamos de um trafo com uma saída Vp de 1.3V que daria aproximadamente 1,83Vp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...