Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Notebooks com Processador Intel BGA Envergam ao Soldar / Dessoldar

Avalie este tópico:


agardim

Posts em destaque

Boa tarde!

Alguém no fórum com experiencia em soldar esses processadores Intel Core i3, i5 e i7 (BGA)? Em especial estes mais novos mais compridos que já tem o PCH (north bridge) integrado no próprio processador.

Até então nunca tinha me atrevido a fazer reball ou troca destes processadores, mas depois de pegar 3 defeitos seguidos onde o problema está no processador, resolvi tentar.

Já tinham me alertado que estes processadores envergam ao soldar e dessoldar, e infelizmente comprovei isso na prática.

Estou anexando uma foto que tirei do processador já removido para que se tenha uma idéia do que estou falando.

É uma envergadura bem significativa, o suficiente para fazer as esferas mais externas em um processo de reball não consigam nem encostar na placa.

Como estes processadores custam mais de 400 reais no mercado livre e mais de 100 dólares importado, estou testando em placas sucateadas por enquanto.

Agradeço quem tenha prática de fazer reball ou troca destes processadores com sucesso e postem algumas dicas.

Aqui fazemos o processo em uma Scotle R590.

Obrigado!

SR170.jpg.ec4ffc27bc3140d6db9232788b73f9d1.jpg

Editado: por CJ
Adicionado prefixo e tags.
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá NandoZimba. Obrigado pela resposta.

Falei hoje com um fornecedor de componente eletronico em HK e ele me disse que essa série de processadores da Intel já vem envergado "de fábrica", o problema não é no processo de soldagem.

Ele inclusive pegou um pacote de processadores SR1E8 vindo direto da Intel, lacrado, novo, original, retirou um CPU de dentro e tirou uma foto pra eu ver. Zeradinho e já vem envergado mesmo.

Porém como não vejo ninguém reclamando disso, acredito que o processo de solda seja normal. Talvez umas esferas fiquem mais amassadas, outras mais esticadas, mas que acaba funcionando mesmo assim. Vou comprar o CPU e arriscar pra ver o que acontece.

Em anexo a foto que recebi do SR1E8 novinho. Note que o centro dele é mais alto em relação às bordas.

SR1E83.jpg.db0db5afce30c190cae1b1e51aaab60c.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,

 

Boas

 

Eu vi a foto, mas.... Isso de ja vir envergado nao me parece correcto...

 

Provavelmente não é novo e sim usado e por isto vem assim... sei la ...

 

Normalmente vejo empenar os gpu da serie 216-080 e outros que vem nesses pcs novos intel core i ... mas nao e nada grave... apos limpeza de esferas, antes de colocar novas, eu coloco o em superficie plana, observo as zonas empenadas e dou um ligeiro calor ... faço pressao e corrijo o com as maos mesmo ... até que ele fique plano com a superficie... depois coloco esferas novas normlamente e analiso de novo ... apartir daí corre tudo bem dentro do normal.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Os processadores não são usados não. Este fornecedor eu trabalho com eles faz 6 anos. É de extrema confiança. Quando é usado, mesmo que pareça novo e passe como novo, eles avisam. E quando é item suspeito, de qualidade duvidosa, eles nem me vendem mesmo que eu insista.

Acho que essa envergadura tem a ver com a tecnologia 3DL da Intel. Veja esta ilustração que eu peguei no próprio site da Intel mostrando esta tecnologia. Me chamou a atenção nesta ilustração o fato das esferas do centro estarem ilustradas mais "esticadas" do que as dos cantos.

Vou pegar algumas placas com esse processador originais de fábrica e verificar alguns detalhes ver se consigo concluir algo.

3dl-module.jpg.e17d376b0e0d6cb8280697595c857c40.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Olá Jojazo.

Eu particularmente já tentei algumas vezes mas não obtive sucesso em nenhum ainda.

Existem vídeos no youtube onde as pessoas acabam conseguindo, mas eles mesmo admitem que nem sempre dá certo.

Outra coisa, esses processadores da linha Haswell dão MUITO problema de queimar. Neste caso apenas um reball não vai resolver. O que resolve é a troca do processador.

O problema é que esses processadores custam MUITO caro, não vale a pena correr o risco de comprar um pra tentar trocar.

E se for tirar de placa sucateada, corre o risco do processador da placa sucateada estar com o mesmo problema e acabar no final sendo só perda de tempo.

Infelizmente essas placas com esses processadores tem sido uma grande encrenca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...